O Snapchat é um aplicativo de mídia social lançado pela primeira vez em 2011 que rapidamente se tornou um player dominante no espaço de compartilhamento de imagens e vídeos. Sua combinação única de imagens filtradas e mensagens de bate-papo efêmeras, e sua enorme variedade de recursos (às vezes com aparência aleatória) impulsionaram o crescimento meteórico do aplicativo. No início de 2018, mais de 190 milhões de usuários diários estavam compartilhando imagens e trocando mensagens usando o aplicativo. Uma das características fundamentais do Snapchat desde o início foi a ideia de que o conteúdo e as mensagens compartilhadas desapareceriam 24 horas após serem lidos pelo destinatário. Embora a plataforma não seja mais puramente fiel a esse conceito, com algumas formas de conteúdo sendo arquiváveis, a privacidade das mensagens ainda é uma promessa essencial do aplicativo. Uma pergunta comum dos usuários do Snapchat é se o aplicativo pode ou não detectar o uso do software de captura de tela por qualquer participante de um bate-papo. Explorarei essa questão, bem como discutirei as várias maneiras pelas quais os usuários tentaram violar o sistema de privacidade do Snapchat.
Como funciona?
O aplicativo Snapchat tenta detectar o uso de programas de captura de tela por pessoas que o usam. Se o programa Snapchat detectar uma captura de tela (de uma imagem compartilhada ou de uma sessão de bate-papo), ele colocará um ícone de notificação no log de bate-papo na página Amigos para alertar os outros membros da conversa que alguém fez uma conversa. captura de tela das mensagens exibidas do aplicativo. Existem três ícones que o Snapchat usa para exibir essas informações.
A notificação na lista de amigos terá um desses ícones mais a palavra "Screenshotted".
Aqui está o problema: a detecção de capturas de tela do Snapchat é irregular, na melhor das hipóteses. Vamos dar uma olhada nas duas plataformas em que o Snapchat roda.
Captura de tela com Android
Costumamos falar de "smartphones Android" como se esse fosse apenas um tipo de máquina executando um sistema operacional, mas, de fato, existem muitas versões e lançamentos do próprio sistema operacional Android, juntamente com literalmente milhares de diferentes smartphones e tablets físicos capazes de executando o sistema operacional Android. Além da grande variedade de configurações possíveis do Android, o sistema operacional Android é bastante aberto; qualquer fabricante de telefone pode iniciar seu próprio fork do Android e modificar fortemente o código que desejar (e muitas fabricantes de telefones fizeram exatamente isso).
Além disso, o sistema operacional Android é extremamente fácil de criar aplicativos poderosos, e esses aplicativos geralmente têm permissão para fazer o que quiserem no dispositivo. Isso significa que os esforços do Snapchat para detectar capturas de tela feitas em telefones Android estão basicamente condenados desde o início. O aplicativo é capaz de detectar se a combinação de controle normal usada para acionar uma captura de tela (volume baixo + botão liga / desliga) foi usada e pode detectar se o software de captura de tela do sistema operacional interno está sendo usado, mas existem literalmente centenas de outras maneiras pelas quais um aplicativo pode fazer uma captura de tela e o Snapchat não pode começar a detectar nem mesmo uma pequena porcentagem deles.
A conclusão é que é fácil tirar uma captura de tela não detectada em um telefone Android, com um investimento mínimo de tempo ou esforço.
Captura de tela com iPhone
O iPhone é uma chaleira ligeiramente diferente de peixe. Há apenas um designer de iPhones, Apple Computer, e a Apple também tem controle total sobre o sistema operacional iOS. O iOS em si é muito mais controlado do que o Android. Isso tem o benefício de oferecer aos desenvolvedores uma plataforma confiável e estável para o lançamento de aplicativos, mas tem a desvantagem de que muitas funções que qualquer usuário do Android pode executar trivialmente facilmente são difíceis ou até impossíveis com um iPhone. Entre essas tarefas: tirar uma captura de tela que não seja usando o programa oficial de captura de tela da Apple. (Que, naturalmente, o Snapchat pode detectar.)
Os modelos mais antigos do iPhone podem ser retirados da prisão de software que a Apple projeta com tanto cuidado para seus produtos, um processo conhecido como jailbreak. Um iPhone que foi liberado pode instalar aplicativos de fora do ecossistema oficial da Apple, incluindo alguns aplicativos que podem fazer capturas de tela sem serem detectados pelo aplicativo Snapchat. No entanto, os modelos mais novos do iPhone não podem ser desbloqueados e, portanto, não existe um método de software fácil para ignorar a segurança do Snapchat em um iPhone de modelo final.
Como roubar uma captura de tela
Se você deseja capturar uma captura de tela de uma conversa / vídeo do Snapchat sem ser detectado, existem algumas maneiras de fazê-lo.
- Use outro telefone. A maneira mais simples e segura é usar outro telefone para gravar a tela do seu telefone principal. Isso funciona para Android e iOS. A qualidade não será perfeita, mas você pode obter uma imagem utilizável tirando uma foto da tela do telefone.
- Desconecte. Abra o aplicativo Snapchat e encontre a postagem da qual você gostaria de tirar uma captura de tela. Aguarde até o carregamento completo e desligue os dados móveis e Wi-Fi. Além disso, mude o telefone para o modo avião para impedir que ele se reconecte automaticamente. Tire a captura de tela e vá para Configurações do sistema e encontre o Snapchat na pasta Aplicativos. Vá para o armazenamento do Snapchat e limpe o cache e os dados. Ligue o Wifi novamente e faça login novamente no Snapchat. Isso funciona apenas no Android.
- Quicktime . Este é para usuários do iPhone. Instale o Quicktime no computador e conecte seu iPhone a ele. Abra o Quicktime e escolha “Arquivo”, depois “Nova gravação de filme”. Passe o mouse sobre o botão de gravação e um menu com opções adicionais de gravação será exibido. Escolha o seu iPhone como entrada de gravação de filme.
- Assistente do Google . Este é para usuários do Android. Abra o Snapchat e encontre a mensagem ou foto que deseja salvar. Depois disso, ative o Assistente do Google e peça para tirar uma captura de tela (você pode digitar ou dizer). Em seguida, salve a captura de tela na nuvem ou faça o upload para o Google Fotos. Você não pode salvar a captura de tela na galeria do seu telefone.
- Use um aplicativo. No Android ou em um iPhone com jailbreak, existem muitos aplicativos gratuitos de captura de tela ou gravador de tela de terceiros. Você pode encontrar facilmente um que ignora a detecção do Snapchat; basta instalar um aplicativo, fazer uma captura de tela em uma conversa com um amigo que você também explicou a situação e ver se o Snapchat detecta a captura de tela.
Conclusão
Existe um conflito permanente aqui entre o desejo do Snapchat de fazer com que seu aplicativo funcione em um determinado ambiente social e o desejo de muitos usuários do Snapchat de capturar capturas de tela de bom conteúdo, independentemente de quais sejam as políticas. Você encontrou outra maneira de tirar uma captura de tela do Snapchat sem ser detectada? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Temos muitos recursos do Snapchat para ajudá-lo a aproveitar melhor seus snaps.
Aqui está o nosso guia para editar texto em um Snap após ser publicado.
Temos mais informações sobre o que significam os vários emoticons no Snapchat.
Aqui está uma explicação passo a passo sobre o significado dos números no Snapchat.
Se você está preocupado com a privacidade, confira nosso guia para criar uma história particular no Snapchat.
Adesivos demais? Temos um tutorial sobre como se livrar de adesivos no Snapchat.