Situação: você atualiza um componente do seu PC, seja o processador, a placa gráfica ou o que você tem.
Após a atualização, você começa a obter BSODs aleatórios e não sabe absolutamente por quê. Você acha que pode ser o novo componente que você instalou, mas isso funciona bem e nada mais parece estar exibindo problemas.
Nesse ponto, você decide testar sua RAM usando o Memtest86 e, se você não souber, obtém erros de memória, por isso está convencido de que um dos cartões de memória RAM está ruim.
Como um bom construtor de PCs, você testa cada stick de RAM individualmente (como retira todos, exceto um stick de RAM, e testa cada um com o Memtest86). Para sua surpresa, todas as varas passam no teste . A RAM não está ruim. Isso faz você feliz, mas confuso.
Depois disso, você coloca todos os bastões na placa-mãe e executa o Memtest86 novamente, e ele informa novamente o erro de memória.
Mais uma vez, você coloca todos os bastões na placa-mãe, executa o Memtest86 novamente e novamente diz que parte da RAM está com defeito.
Oque esta acontecendo aqui?
O que está acontecendo é que a RAM não é ruim, provavelmente é a sua fonte de alimentação. Mais especificamente, o PSU não está fornecendo energia suficiente para executar todas as coisas no seu computador.
Esse novo componente que você adicionou, seja uma CPU, placa gráfica ou qualquer coisa que consuma mais energia, está consumindo apenas o suficiente para ir além do que o PSU pode suportar, e é por isso que você encontrará BSODs completamente aleatoriamente. Sempre que o empate é alto demais, a RAM momentaneamente não tem energia suficiente para ser acessada e o Windows (ou Linux) se engasga porque está tentando chegar a um endereço que não é acessível.
A razão pela qual todos os sticks de RAM passam nos testes individualmente, mas nem todos juntos de uma só vez, é porque um stick não usa tanto consumo de energia; portanto, um stick sempre passa nos testes de memória. Se você tem 4 sticks, por exemplo, ter 2 ou 3 instalados provavelmente passará, mas quando todos os 4 estiverem instalados, não. Consumo excessivo de energia para o PSU.
O resultado final é que, por causa de uma PSU não boa o suficiente, você estava obtendo falsos positivos por falta de RAM .
Soluções alternativas até obter uma PSU melhor
Você ainda precisa usar o computador até obter o novo PSU, e essas soluções alternativas geralmente irão mancar no seu PC até que ele chegue.
Desconectando dispositivos de carregamento USB, você pode ficar temporariamente
Dispositivos USB como unidades flash não consomem tanta energia, mas se estiver usando o PC para carregar algo via USB, tente evitar isso até obter uma nova PSU instalada.
Propositalmente executando menos RAM
Essa é a opção mais fácil. Tudo o que você precisa fazer é remover um pedaço de RAM e reservar até que o novo PSU seja instalado. Normalmente, tudo o que é necessário é a remoção de um bastão. Por exemplo, se você tiver quatro sticks de 1 GB para 4 GB de RAM, remova um stick e execute 3 GB.
Qual é a classificação de watt para o seu próximo PSU?
A classificação de potência máxima em watts absolutamente não deve determinar qual PSU você compra, pelo fato de que apenas porque as especificações da PSU indicam que produz uma quantidade específica de watts máximos, não significa que possa realmente fazê-lo.
As PSUs baratas geralmente não podem fornecer mais de 350 watts, independentemente do estado das especificações como sua potência máxima - mesmo para as classificadas em 500 watts.
A regra geral é não comprar PSUs baratas. É a par do curso que você terá que gastar pelo menos 40 dólares no mínimo, apenas para ter uma fonte de alimentação que possa fazer o que as especificações indicam.