Sair de férias sem o seu iPhone está se tornando impossível. Você precisa do telefone para tirar fotos, navegar por lugares desconhecidos e manter contato com amigos e familiares. Com isso dito, você terá que fazer alguns preparativos para garantir que sua conta de celular não ultrapasse o limite.
Você pode usar seu iPhone em outro país, mas precisa ter muito cuidado quando e como usá-lo. Aqui estão algumas dicas que vão lhe poupar muitos problemas em sua jornada.
O seu telefone está bloqueado?
Se você adquiriu seu iPhone do seu provedor, é provável que ele esteja bloqueado. Isso significa que ele funciona apenas com o provedor do qual você o adquiriu. Por exemplo, se você o adquiriu da AT&T, poderá usar apenas um cartão SIM da AT&T para poder se conectar à Internet e fazer chamadas. Nesse caso, você precisará desbloquear o telefone para usar outro SIM.
As tarifas de roaming são caras. Você pode acabar com uma conta de celular massiva se usar o iPhone no exterior, por isso é melhor verificar primeiro os fatos.
Se você desbloquear o telefone, poderá comprar um cartão SIM local no país que está visitando. Dessa forma, você pode manter contato com seus amigos on-line sem se preocupar com a conta. Embora o desbloqueio não seja gratuito, geralmente é mais barato do que usar o telefone em roaming.
Como desbloquear o iPhone
Existem duas maneiras de desbloquear o iPhone. Um é levá-lo ao serviço de iPhone mais próximo e deixá-lo fazer, e o outro está fazendo você mesmo. A Apple montou um guia prático que lhe dirá como desbloquear o iPhone, independentemente do fornecedor que você estiver usando.
Abra o documento e navegue até as instruções corretas de desbloqueio. Em seguida, ligue para o seu provedor e peça para desbloquear o telefone. O processo geralmente leva apenas alguns minutos para ser concluído. Se você estiver usando um iPhone mais antigo, o provedor precisará desbloqueá-lo para você, portanto, não deixe que eles digam o contrário. Insista para que eles façam isso, não importa o que eles digam.
Os telefones usam tecnologias CDMA e GSM. A maioria dos provedores de celular nos EUA usa apenas CDMA, exceto a Sprint e a Verizon. Se o seu provedor é a Verizon, você pode simplesmente inserir outro cartão SIM no slot GSM e usá-lo normalmente, sem desbloquear o telefone. No entanto, se você possui um iPhone da Sprint, a maneira mais fácil de evitar uma fatura enorme é comprar outro smartphone para a viagem.
E se o provedor não quiser desbloquear o telefone?
Dependendo do tipo de contrato que você assinou, seu provedor pode se recusar a desbloquear o iPhone por um determinado período. Se isso acontecer, ainda há algo que você pode tentar. Basta levar o seu iPhone a qualquer loja ou serviço telefônico independente, e eles farão isso por você. O processo leva apenas alguns minutos e vem com uma pequena taxa, mas isso não é nada comparado ao que você gastaria em contas de roaming.
O que fazer com um iPhone desbloqueado?
Quando você finalmente desbloqueou o iPhone, chegou à zona segura. Substitua seu cartão SIM por um cartão local que você pode comprar ao pousar, garantindo que você não receba despesas não planejadas. Vá para a loja mais próxima e peça a eles o melhor pacote de dados que o dure por toda a viagem. Além disso, verifique se ele se encaixa no slot do cartão SIM antes de comprá-lo.
Os cartões SIM locais são muito mais acessíveis e você não precisará pagar por nenhum acréscimo. Quando você ficar sem dados, não poderá mais fazer chamadas ou navegar na Internet.
Soluções alternativas
Se o seu telefone não puder ser desbloqueado, você deve fazer tudo o que puder para minimizar os dados de roaming. Aqui estão algumas dicas rápidas:
- Desligue os dados móveis no momento em que você sair do país.
- Fique on-line apenas quando houver um local Wi-Fi gratuito disponível.
- Compre um telefone barato que aceite cartões SIM locais.
- Alugue um ponto de acesso portátil para ficar online.
- Use seu tablet para se comunicar, pois ele não possui um cartão SIM.
Estas são apenas algumas dicas rápidas que devem ajudá-lo a manter contato com as pessoas em casa sem causar despesas extras.
Faça os preparativos necessários em casa
Não há dúvida de que você pode usar o seu iPhone quando viajar para outro país, mas você deve prepará-lo para a viagem primeiro. Desbloqueie-o se puder. Caso contrário, obtenha um smartphone mais barato que possa usar cartões SIM locais ou tente uma das outras dicas listadas acima. Faça o que fizer, não ative seus dados móveis até chegar de volta em segurança aos Estados Unidos.
Qual método você prefere quando viaja com seu iPhone? Compartilhe sua experiência conosco na seção de comentários abaixo.