Quatro anos após a disponibilidade comercial do Thunderbolt, consumidores e fabricantes têm certeza de uma coisa: o Thunderbolt é difícil. A empolgante tecnologia que a Apple e a Intel lançaram sobre o mundo em fevereiro de 2011 viu sua parcela de obstáculos, e os fabricantes continuam tendo dificuldades em produzir produtos estáveis, especialmente quando se trata de docking stations multifuncionais. Muitas das estações de acoplamento que chegaram ao mercado nos primeiros anos foram assombrosas e atormentadas por insetos. Outros foram adiados repetidamente depois de fazer grandes promessas sobre suas capacidades. Mas uma empresa até agora provou que pode dominar o Thunderbolt: CalDigit.
A empresa com sede na Califórnia é especializada em dispositivos e acessórios de armazenamento de última geração, e analisamos vários de seus produtos baseados em Thunderbolt nos últimos anos. A primeira doca Thunderbolt da CalDigit, a CalDigit Thunderbolt Station, surgiu como a doca favorita da primeira geração de produtos. Ofereceu um design compacto e atraente, com uma seleção decente de portas de expansão. O mais importante de tudo, no entanto, o dock era estável e não apresentava desconexões aleatórias ou congelamentos do sistema que vimos com praticamente todos os outros dock Thunderbolt disponíveis no momento.
Mas isso foi há mais de um ano, e a introdução do Thunderbolt 2 exigiu uma atualização de produto em todo o setor. Para atender a essa chamada, a CalDigit lançou recentemente o Thunderbolt Station 2, um dock com um design totalmente novo, mais portas e suporte para monitores 4K, graças à maior largura de banda oferecida pelo Thunderbolt 2.
Apesar de nossas experiências positivas com o CalDigit no passado, desconfiamos das docas Thunderbolt em geral e, por isso, testamos cuidadosamente o CalDigit Thunderbolt Station 2 em várias configurações nas últimas semanas. Estamos felizes em informar que, assim como seu antecessor, o CalDigit Thunderbolt Station 2 teve o desempenho esperado. Continue lendo para obter detalhes.
Design e especificações
O CalDigit Thunderbolt Station 2 vem embalado em uma pequena caixa de encaixe. Como se tornou uma prática padrão no mercado Thunderbolt, o dispositivo é embalado sem um cabo Thunderbolt. Tudo o que você encontrará lá dentro é o próprio dock e um adaptador de energia. Felizmente, é tudo o que você precisa se tiver um cabo Thunderbolt sobressalente; não há drivers ou utilitários para instalar para a funcionalidade básica. Testamos o Thunderbolt Station 2 no OS X 10.10.2 e ele funcionou imediatamente.
O Thunderbolt Station 2 é pequeno - com apenas 5, 2 polegadas de altura, 3, 8 polegadas de profundidade e 1, 7 polegadas de largura - mas pesa cerca de 1, 3 libras, proporcionando uma sensação enganosamente sólida e de alta qualidade. Todo o chassi é projetado em alumínio polido que parece e é ótimo. Sua cor "Titanium Grey" colide um pouco com a tonalidade mais clara dos iMacs e MacBooks, mas se compara muito bem ao revestimento preto refletivo do Mac Pro 2013.
As laterais e a parte superior do Thunderbolt Station 2 são projetadas como dissipadores de calor para o chassi sem ventilador e fazem um trabalho sólido de manter o dispositivo dentro de uma faixa de temperatura confortável. A parte inferior do dock possui uma almofada de borracha para mantê-lo posicionado firmemente em sua mesa, mas o Thunderbolt Station 2 também pode ser usado de lado para uma configuração de perfil mais baixo. Para essa configuração, o CalDigit inclui tiras de pés de borracha removíveis que se encaixam nas cristas do dissipador de calor
Embora não tenha todas as portas da nossa lista de desejos, o CalDigit Thunderbolt Station 2 oferece uma boa seleção que aprimora seu antecessor e deve atender às necessidades da maioria dos usuários. As portas incluem:
3 x USB 3.0 (5 Gb / s, 1 frontal e 2 traseiro)
2 x eSATA (6 Gb / s)
2 x Thunderbolt 2
1 x Ethernet Gigabit
1 x HDMI (1.4b)
1 x microfone
1 x saída de fone de ouvido
Não há interruptor ou outros controles; quando conectado a um computador via Thunderbolt, uma luz azul será ativada na frente do dock e a energia e os dados começarão a fluir para as várias portas. Uma exceção a isso é a porta USB 3.0 frontal. Desde que o dock esteja conectado ao seu adaptador de energia, a porta USB frontal sempre fornecerá energia para um dispositivo conectado, permitindo que você mantenha seus iPhones, iPads, eReaders e outros dispositivos alimentados por UBS totalmente carregados, mesmo quando o Mac não estiver '' t conectado à estação.
Avançar na página 2: Usando a estação Thunderbolt 2