Quando o Thunderbolt foi lançado, ele prometeu muito mais do que apenas um método mais rápido de conectar discos rígidos externos. A integração com o DisplayPort e a capacidade de lidar com redes e áudio, além de transferências de dados, deixaram muitos entusiastas entusiasmados com as possibilidades de novas estações de acoplamento poderosas e outras aplicações robustas.
Infelizmente, o Thunderbolt se mostrou mais difícil de dominar do que os fabricantes pensavam, e muitos produtos baseados no Thunderbolt foram adiados, perderam os principais recursos ou foram completamente cancelados. Uma das primeiras docas Thunderbolt, a Belkin Thunderbolt Express Dock, passou por várias revisões após sua inauguração, perdendo recursos como suporte a eSATA e USB 3.0 de alta velocidade. Em nossa análise do produto no início deste ano, descobrimos que o dock era sólido em geral, mas tivemos alguns problemas técnicos que exigiram a substituição de nossa unidade de análise.
A CalDigit Thunderbolt Station é a estação Thunderbolt mais estável que testamos, e essa é uma importante vitória por si só
Outro dock inicial, o Matrox DS1, também recebeu críticas positivas, mas faltam recursos importantes, como o suporte FireWire 800 e o Thunderbolt Passthrough. Talvez o dock mais interessante seja o Sonnet Echo 15, que incorpora discos rígidos internos e um aparelho de Blu-ray, mas esse produto está atrasado há meses, sem data de lançamento definitiva à vista.
É nessa atmosfera de decepção e atrasos que a empresa de armazenamento CalDigit decidiu entrar na briga. A empresa lançou recentemente a CalDigit Thunderbolt Station e passamos as últimas semanas integrando-a ao nosso fluxo de trabalho. Embora não seja o encaixe perfeito para nossas necessidades, temos o prazer de informar que ele executa exatamente como prometido e é o encaixe Thunderbolt mais estável que testamos até o momento.
O bom
Vamos começar com uma observação positiva e discutir todas as coisas que gostamos nesta nova estação CalDigit Thunderbolt.
USB 3.0: Não existe um USB 2.0 modesto. Como o dock Belkin, mas diferente do dock Matrox, o CalDigit Thunderbolt Station possui três portas USB 3.0. Uma característica exclusiva do CalDigit, no entanto, é que todas as três portas fornecem acesso USB de alta velocidade. As portas USB 3.0 da Belkin eram limitadas a 2, 5 Gbps, enquanto o CalDigit possui 5 Gbps completos com suporte a UASP (SCSI anexado a USB). Testamos cada porta individualmente com um SSD USB 3.0 (um Samsung 840 EVO de 120 GB dentro de um gabinete Anker USB 3.0) e cada porta forneceu o mesmo desempenho impressionante, fornecendo uma média de 350 MB / s de leitura e 320 MB / s de gravação, as mesmas velocidades que atingimos quando a unidade foi conectada a uma porta USB 3.0 nativa.
Passagem Thunderbolt: A CalDigit Thunderbolt Station fornece duas portas Thunderbolt, permitindo a passagem para um monitor ou outro dispositivo Thunderbolt. Melhor ainda, ambas as portas estão na parte traseira do dispositivo, permitindo uma mesa limpa com todos os fios roteados para a parte traseira do Dock. A passagem Thunderbolt funciona de maneira semelhante à de outros dispositivos de passagem. Os dispositivos mais abaixo da cadeia Thunderbolt funcionam muito bem, mas terão uma redução de desempenho se os dispositivos mais altos da cadeia estiverem envolvidos em tarefas que exigem muita largura de banda, como usar as portas USB 3.0 do Dock para realizar grandes transferências de arquivos.
Suporte HDMI: Os usuários sempre podem conectar um monitor usando o segundo suporte Thunderbolt, mas o dock CalDigit também inclui uma porta HDMI dedicada. Se o seu monitor suportar HDMI, isso poderá liberar a segunda porta para dispositivos Thunderbolt adicionais. Como alternativa, você pode utilizar o Thunderbolt e o HDMI para fornecer uma configuração de tela dupla. Testamos isso conectando uma TV de plasma Panasonic 1080p à porta HDMI e um Apple Thunderbolt Display à segunda porta Thunderbolt. Ambos os monitores foram vistos pelo nosso teste MacBook Pro e ambos funcionaram sem problemas.
Ethernet Gigabit: Todos os Thunderbolt Dock que vimos têm suporte a Ethernet gigabit, por isso é bom ver o CalDigit continuar a tradição, especialmente considerando a falta de portas Ethernet nos MacBooks modernos. Nossos testes não revelaram problemas e conseguimos atingir velocidades de gigabit totais de cerca de 110 MB / s em nossa rede local.
O design: todos os recursos técnicos acima são ótimos, mas a estação CalDigit Thunderbolt também parece ótima. É relativamente pequeno e leve, pesando cerca de 1, 5 kg, mas parece muito resistente e bem montado. O corpo é feito de alumínio bonito que combina com a cor e a textura dos Macs modernos, e o dock parece ótimo sentado em uma mesa ao lado de um MacBook ou iMac. Além da aparência, a doca permaneceu fria e silenciosa durante todos os nossos testes.
O preço: Felizmente, a dock do CalDigit é relativamente fácil na carteira. Embora muitos argumentem que todos os produtos Thunderbolt são muito caros, o preço sugerido de US $ 199 da doca é razoável em comparação com opções semelhantes.
O mal
Nem tudo é perfeito, no entanto. Enquanto a Estação CalDigit Thunderbolt executa muito bem suas funções anunciadas, descobrimos que o dispositivo não atende a todos os nossos itens essenciais para uma doca Thunderbolt. O FireWire 800, por exemplo, é uma grande parte do ecossistema da Apple há muitos anos, e temos toneladas de unidades e dispositivos FireWire que gostaríamos de poder usar nativamente com o dock. Claro, sempre poderíamos conectar um adaptador Thunderbolt a FireWire à segunda porta Thunderbolt do dock, mas seria muito mais limpo ter a capacidade incorporada ao produto.
Lembre-se de pegar um cabo Thunderbolt extra se precisar de um
O mesmo pode ser dito do eSATA. Embora o eSATA não seja tão onipresente quanto o FireWire, o CalDigit é conhecido principalmente por suas soluções de armazenamento de nível profissional, e os profissionais de mídia em particular certamente poderiam ter aproveitado a compatibilidade com o eSATA.
Finalmente, e esta é uma das nossas preocupações, a base de dados CalDigit não inclui um cabo Thunderbolt, uma tendência que observamos nas docas Thunderbolt. Certamente entendemos a economia por trás da decisão, especialmente à luz de quanto os cabos Thunderbolt custam em comparação com os cabos de outras tecnologias, mas é lamentável que os produtos ainda estejam sendo entregues hoje sem os cabos necessários na caixa. Com isso em mente, você terá que levar em consideração o custo de um cabo Thunderbolt com o preço do dock, a menos que você já tenha um sobressalente disponível.
Atualização: como apontado nos comentários, o CalDigit oferece uma versão em “pacote” da Estação Thunderbolt com um cabo Thunderbolt de 0, 5 metro por US $ 218. Isso representa uma economia de aproximadamente US $ 10 com a compra de um cabo Apple Thunderbolt de 0, 5 metros separadamente. No entanto, é importante esclarecer que este é um "complemento" de varejo; não há cabo Thunderbolt na caixa e nenhum está incluído no preço sugerido de US $ 199 do dispositivo.
O veredito
Independentemente de qualquer recurso que esteja faltando, a CalDigit Thunderbolt Station é a estação Thunderbolt mais estável que testamos, e essa é uma vitória importante por si só. Durante o período de testes de várias semanas, conectamos uma variedade de monitores, discos rígidos externos, pen drives e adaptadores à base de dados CalDigit, e tudo funcionou conforme o esperado. Sem congelamentos, sem necessidade de ligar e desligar, apenas funcionou.
Dito isto, desejamos que o produto incorpore uma variedade maior de portas. A maioria dos consumidores ficará bem com a seleção de portas na estação CalDigit Thunderbolt, mas o mercado Thunderbolt ainda é principalmente um prosumer e profissional, e a falta de FireWire e eSATA significa que passaríamos o dispositivo se comprássemos para nós mesmos.
Mas não deixe que essa avaliação o impeça. Se você está procurando principalmente por USB 3.0 e suporte de rede, o CalDigit é o único dock Thunderbolt que podemos claramente recomendar neste momento. Os outros produtos no mercado não possuem muitos recursos ou sofrem de problemas de funcionalidade. Portanto, se você deseja adicionar mais algumas portas a um novo MacBook Air ou, mais interessante, se deseja adicionar suporte a USB 3.0 nos Macs da era de 2011, a CalDigit Thunderbolt Station pode ser exatamente o que você procura .
Você pode comprar a CalDigit Thunderbolt Station por US $ 199 agora na loja on-line da CalDigit ou através de revendedores externos como a Amazon, embora muitos varejistas estejam atualmente esgotados com mais estoque a caminho. O CalDigit faz referência a um pedido em atraso de uma semana em sua própria loja online. Se você decidir comprar um, lembre-se de pegar um cabo Thunderbolt extra.