Anonim

Analisamos anteriormente o storage array CalDigit T3 Thunderbolt e a segunda revisão da empresa sobre o produto que introduziu suporte para o Thunderbolt 2. Em um mercado repleto de matrizes Thunderbolt com vários discos, o CalDigit T3 destacou-se como um dos únicos três matrizes de disco, oferecendo aos usuários uma opção interessante de velocidade (RAID 0), segurança (RAID 1) ou flexibilidade (RAID 0 ou 1 de 2 discos, mais disco extra de reserva ou de dados). Além disso, o CalDigit T3 foi construído de maneira sólida, teve um bom desempenho e foi um companheiro atraente para desktops e laptops Mac.

Agora, a CalDigit está buscando expandir a série T de matrizes Thunderbolt e lançou recentemente o CalDigit T4, uma matriz de quatro discos que oferece um novo recurso importante em relação ao seu homólogo T3: suporte a RAID 5. Passamos algum tempo testando o CalDigit T4; leia para ver como ele se comporta em termos de desempenho com o T3 e veja quais benefícios um disco extra pode trazer para um storage array Thunderbolt.

desenhar

Aqueles familiarizados com o CalDigit T3 reconhecerão instantaneamente o T4. Os modelos parecem praticamente idênticos, exceto a altura (1, 3 polegadas) e o peso (2, 5 libras) adicionados ao CalDigit T4 pelo seu quarto compartimento de disco rígido.

O CalDigit T4 (à direita) é quase idêntico ao CalDigit T3, exceto pela altura adicionada pelo quarto compartimento do disco rígido.

O CalDigit T4 apresenta o mesmo design do compartimento de unidade com travamento opcional, com chave e pino incluídos, LEDs de atividade azuis na frente, pés grossos de borracha para manter a matriz estável e proteger sua mesa de arranhões, trava Kensington na parte traseira, exaustor de 80 mm e duas portas Thunderbolt 2. Além da altura e do peso, a única distinção entre o T3 e o T4 é que o T4 utiliza um plugue de energia com chave DIN, comparado ao conector DC encontrado no T3.

Aqueles que olham para a linha de produtos da CalDigit não devem confundir um design semelhante como negativo. A CalDigit tem um verdadeiro vencedor com o design T3 / T4 - construção em alumínio sólido, linhas limpas, suportes e dobradiças duráveis ​​e operação silenciosa - e estamos felizes em ver a mesma qualidade confirmada à medida que a empresa expande suas ofertas de produtos.

Especificações e configuração

O CalDigit T4 é oferecido em modelos baseados em HDD e SSD, com capacidades que variam de 4 TB a 20 TB. Ele utiliza o Thunderbolt 2, que nossa análise anterior revelou oferecer um aumento de desempenho mesmo com configurações baseadas em HDD, e suporta volumes RAID 0, RAID 1, RAID 5 e JBOD (disco individual).

O RAID 5 é o grande novo recurso habilitado pelo quarto disco do T4 e oferece aos usuários uma combinação de espaço de armazenamento expandido e redundância de dados. O RAID 5 não é mais recomendado para grandes matrizes de disco, mas matrizes menores como a T4 são o ponto ideal onde o RAID 5 ainda faz sentido para muitos usuários.

O CalDigit T3 confiou no OS X Disk Utility para criar e gerenciar sua configuração RAID, mas a introdução do suporte a RAID 5 requer software mais robusto, pois o OS X não suporta originalmente configurações de RAID 5 baseadas em software. Portanto, o CalDigit agora oferece o CalDigit Drive Utility, um aplicativo de barra de menus do OS X que permite aos usuários monitorar uma ou mais matrizes Thunderbolt da série T, criar, excluir ou reparar matrizes RAID, configurar notificações automáticas de falha da unidade e até executar benchmarks rápidos.

O CalDigit Drive Utility não é a ferramenta de barra de menus mais atraente que já vimos, mas realiza o trabalho e fez as muitas alterações de RAID necessárias para esta revisão de maneira rápida e fácil. Os novos proprietários do CalDigit T4 encontrarão o CalDigit Drive Utility armazenado em um DVD incluído na caixa, mas considerando o fato de que a Apple não vende mais um Mac com uma unidade óptica embutida (o MacBook Pro de 13 polegadas praticamente sem Retina, antigo conte!), você pode fazer o download da ferramenta no site de suporte da CalDigit.

O CalDigit T4 chega com as unidades já instaladas; portanto, tudo o que você precisa fazer para iniciar é instalar o CalDigit Drive Utility, conectar o cabo de alimentação e Thunderbolt (infelizmente não incluído) e, em seguida, reiniciar o Mac (a reinicialização é necessária para ativar o driver RAID). Após a reinicialização, você verá sua matriz - que, por padrão, está configurada no RAID 5 - montada no Finder.

Benchmarks

Já discutimos como o disco extra disponível no CalDigit T4 oferece maior capacidade geral ou a opção de uma configuração RAID 5, mas a grande questão se resume à velocidade.

Para esses benchmarks, estamos testando um CalDigit T4 de 12 TB preenchido com quatro HDDs de 3 TB. Nossa plataforma de teste é um Mac Pro de 6 núcleos 2013 executando o OS X Yosemite 10.10.1, permitindo a utilização de toda a largura de banda do Thunderbolt 2. O T4 foi conectado diretamente a um barramento Thunderbolt não utilizado no Mac Pro, a fim de evitar qualquer interferência de outros dispositivos ou monitores Thunderbolt.

Saiba mais sobre como o Mac Pro 2013 lida com o Thunderbolt e a importância do gerenciamento adequado de barramento ao conectar dispositivos de alto desempenho.

Nosso software de teste é o Intech QuickBench, que nos permitiu testar o desempenho aleatório e seqüencial de leitura e gravação em uma ampla variedade de tamanhos de transferência. Nos benchmarks abaixo, testamos o CalDigit T4 nas configurações RAID 0, RAID 5 e JBOD. Os resultados são medidos em megabytes por segundo em tamanhos de transferência cada vez maiores, com números mais altos representando melhor desempenho.

Começando com leituras sequenciais, vemos perfeitamente a troca entre proteção de dados (RAID 5) e desempenho (RAID 0). O desempenho do RAID 0 é excelente, chegando a mais de 1.100 MB / se chegando a 720 MB / s em tamanhos de transferência maiores. O RAID 5 é mais lento, mas não muito, alcançando quase 580 MB / s de forma consistente ao longo da transferência. Os interessados ​​em usar uma configuração JBOD devem observar que os discos rígidos de 3 TB - o Toshiba DT01ACA300 em nossa unidade de teste - têm um desempenho muito bom, com leituras sustentadas de cerca de 200 MB / s.

As gravações seqüenciais estão muito mais próximas entre o RAID 5 e o RAID 0, com um pico em torno de 1.100 MB / se o RAID 0 superando o RAID 5 em 100 MB / s em tamanhos de transferência maiores. Este é um ótimo sinal de que a implementação RAID 5 do CalDigit está bem otimizada. O desempenho em disco único é novamente relativamente impressionante, com cerca de 200 MB / s.

As operações aleatórias são difíceis para dispositivos baseados em disco rígido, mas o CalDigit T4 oferece bom desempenho para transferências acima de 64 KB. O RAID 0 surpreende sem surpresa, com o RAID 5 e o JBOD ainda divulgando números impressionantes em tamanhos de transferência maiores. Pequenas operações aleatórias ainda serão a desgraça da existência de um disco rígido mecânico, mas o T4 tem um bom desempenho, dadas as circunstâncias.

A mesma história acima se aplica a gravações aleatórias. O RAID 0 supera facilmente o RAID 5 e o JBOD, com os dois últimos notavelmente próximos no desempenho ao longo do teste.

Portanto, fica claro que o CalDigit T4 não é desleixado, mas como ele se compara ao T3? Usamos as mesmas condições de referência e teste para nossa revisão T3 anterior, portanto comparamos os resultados da referência para ver o que o disco extra do T4 traz para a mesa.

O T3 não pode ser configurado para RAID 5, mas estávamos curiosos sobre como o RAID 5 do T4 se compara ao RAID 0. do T3. Essa comparação colocaria 9 TB de armazenamento redundante (RAID 5) contra 9 TB de armazenamento orientado para o desempenho (RAID 0) Também comparamos o RAID 0 de 4 discos com o T4 e o RAID 0 de 3 discos com o T3.

Curiosamente, em tamanhos de transferência grandes (20 MB ou mais), o CalDigit T4 em uma configuração RAID 5 executa quase de forma idêntica ao RAID 0. do T3. O T3 RAID 0 vence facilmente o RAID 5 em transferências de tamanho médio (até superando o desempenho de quatro discos RAID 0 em determinados tamanhos), mas a maioria dos usuários provavelmente trocaria o desempenho aprimorado em circunstâncias limitadas pela proteção oferecida pelo RAID 5.

As gravações seqüenciais estão ainda mais próximas, com apenas o T4 RAID 0 oferecendo uma melhoria discernível no desempenho em tamanhos de transferência muito grandes. A partir desses resultados, fica claro que o CalDigit T4 oferece um ótimo compromisso entre capacidade e desempenho de armazenamento quando comparado ao T3, embora você precise pagar um pouco mais para aproveitar esse compromisso, que discutiremos a seguir.

Valor

O CalDigit T3 foi único graças à sua configuração de três unidades, mas o T4 enfrenta uma forte concorrência no segmento de conjuntos Thunderbolt de quatro unidades. Então, como o CalDigit T4 se compara ao T3 e seus concorrentes? Relativamente bem, embora não seja a opção mais barata com base puramente no preço.

Olhando primeiro para uma comparação T3 vs. T4, vamos supor que você queira 9 TB de capacidade. Você pode ter isso desprotegido em uma matriz RAID 0 com um T3 de US $ 899 ou uma matriz RAID 5 protegida com uma T4 de US $ 1399, uma diferença de US $ 500 para os 3 TB extras que podem ser usados ​​para proteção ou armazenamento adicional. Uma diferença de preço semelhante persiste em toda a linha T3 vs. T4. Não estão incluídos na tabela acima os dois modelos de SSD, 3 TB para o T3 e 4 TB para o T4, que custam US $ 2799 e US $ 3299, respectivamente. Os modelos de SSD têm um desempenho muito bom, mas a proposta de valor para essas configurações não é encontrada em nenhum lugar, considerando os preços atuais de SSDs independentes.

Mudando para matrizes Thunderbolt de 4 compartimentos dos concorrentes, o CalDigit T3 vence o Promise Pegasus2 R4 e o G-Tech G-SPEED Studio por uma ampla margem em capacidades semelhantes, mas cai no OWC Thunderbay 4 RAID 5 Edition em todas as categorias, entre $ 80 e $ 400, dependendo da capacidade.

Um recurso que o T4 desfruta sobre as matrizes Promise e G-Tech é que você pode combinar volumes RAID e JBOD na mesma matriz, algo que tornou o T3 tão único. No entanto, devido ao uso do SoftRAID pelo OWC Thunderbay, você também pode definir uma configuração semelhante manualmente.

Ainda não testamos o Thunderbay internamente, mas os números de desempenho anunciados semelhantes deixam apenas a qualidade de construção, operação silenciosa, estética e garantia do CalDigit T4 como os principais fatores que o diferenciam do OWC Thunderbay mais barato (o CalDigit oferece uma garantia de cinco anos garantia no chassi T4, mas três anos para as unidades, em comparação com uma garantia total de três anos da OWC para o Thunderbay). Os usuários existentes dos produtos CalDigit também podem achar o T4 mais atraente do que seus concorrentes, graças ao uso da empresa de módulos de acionamento intercambiáveis.

Conclusão

A estética é subjetiva, mas achamos que o CalDigit T4 e T3 é facilmente o array Thunderbolt mais bonito disponível para usuários de Mac. O desempenho no RAID 0 e, mais importante, no RAID 5 é impressionante, e o conjunto funcionou bem e silenciosamente durante todo o período de testes.

Mas você pagará um pouco mais pelo desempenho aprimorado e suporte a RAID 5, e comparado aos seus concorrentes, em particular o OWC Thunderbay 4, o CalDigit T4 parece muito caro nas configurações de 12 TB e acima. O T3 pode ser desculpado por seu preço mais alto, graças à sua configuração exclusiva e flexibilidade de acionamento, mas o T4 é mais diretamente comparável aos seus concorrentes, e a diferença de preço - que é significativa em capacidades mais altas - realmente se destaca.

As advertências de nossas duas primeiras revisões também se aplicam aqui: O CalDigit não permite que os usuários substituam as unidades incluídas sem anular a garantia, e não há cabo Thunderbolt na caixa, oferecendo um extra de US $ 30 a US $ 40 ao preço se você não já não tem um cabo.

Mas também não há dúvida de que o CalDigit T4 é um dispositivo incrivelmente bem fabricado, que atende a um mercado profissional e de prosumer. O T4 apresentado nesta revisão é o quarto array da série T CalDigit que examinamos no ano passado, e todos eles tiveram um desempenho impecável. Embora não seja a matriz mais cara, você pagará um prêmio pelo CalDigit T4, mas também terá a garantia do alto nível de qualidade e confiabilidade exigido pelos usuários profissionais de Mac.

O CalDigit T4 está disponível agora em várias capacidades diretamente da CalDigit ou através de revendedores externos como a Amazon. Requer um Mac com pelo menos uma porta Thunderbolt de primeira geração executando o OS X 10.8 Mountain Lion ou posterior.

Caldigit t4 thunderbolt raid 5 array: mais espaço, mais velocidade, mais dinheiro