Analisamos pela primeira vez o array CalDigit T3 Thunderbolt no início deste ano e descobrimos que era uma solução bem projetada para um segmento então não endereçado do mercado de armazenamento Thunderbolt, com boa aparência e desempenho sólido. Agora, a empresa está de volta com um T3 atualizado com suporte ao Thunderbolt 2. O CalDigit nos enviou dois modelos: um modelo de 9 TB com três discos rígidos de 3 TB e um modelo de 3 TB com três unidades de estado sólido de 1 TB. Passamos algum tempo testando o CalDigit T3 atualizado e temos alguns resultados de referência e pensamentos sobre outras alterações na linha de produtos.
Em termos de design, o CalDigit T3 baseado em Thunderbolt 2 é idêntico ao modelo de primeira geração; portanto, não abordaremos o design e os recursos básicos aqui. Se você é novo no T3, verifique as partes aplicáveis de nossa primeira revisão. Em termos de especificações, o principal fator de diferenciação entre o T3 de primeira e segunda geração é o suporte ao Thunderbolt 2, fornecendo ao array uma largura de banda teórica máxima de 20 Gb / s (ou 2, 5 GB / s). Como resultado desse aumento da largura de banda, o novo T3 agora também suporta passagem de vídeo 4K em uma cadeia Thunderbolt, algo proibido pela largura de banda máxima de 10 Gb / s da primeira geração.
Em termos de hardware específico, nossa unidade de análise baseada em disco rígido foi fornecida com três HDDs Toshiba DT01ACA300, enquanto a unidade baseada em estado sólido continha três SSDs Cruciais CT1024M550SSD1. É justo dizer que os SSDs cruciais são mais conceituados do que os HDDs da Toshiba, mas, como mencionado mais adiante nesta análise, o CalDigit T3 vem com uma garantia relativamente boa, que inclui cobertura para as unidades.
Além dessas melhorias ocultas, os modelos CalDigit T3 de primeira e segunda geração são indistinguíveis. E isso é bom, porque o T3 é um dispositivo bonito, legal e silencioso e achamos que o CalDigit acertou em cheio o design na primeira tentativa.
Benchmarks
Para fins de comparação, estamos trazendo de volta nossos resultados de referência do T3 de primeira geração. Embora a comparação do desempenho entre as duas gerações seja útil para ilustrar as vantagens do Thunderbolt 2, uma comparação completa de maçãs para maçãs não é possível, pois o modelo em nossa primeira análise foi um modelo baseado em disco rígido de 6 TB (3x2 TB) e prato densidades produzirão resultados diferentes entre os discos rígidos de 2 TB e 3 TB.
Para o nosso software de benchmarking, recorremos ao Intech QuickBench, que testa o desempenho em vários tamanhos de transferência e relata resultados em megabytes por segundo. Todos os testes foram realizados cinco vezes e a média dos resultados. Nosso hardware de teste é um Mac Pro 2013, com uma CPU de 3, 5 GHz e 6 núcleos, 64 GB de memória e um SSD PCIe de 256 GB. O sistema operacional de teste é o OS X 10.10 Yosemite. O CalDigit T3 foi conectado diretamente a uma das portas Thunderbolt 2 do Mac Pro em um barramento não utilizado.
Vamos começar com o desempenho de leitura RAID 0. O T3 de primeira geração com Thunderbolt 1 tem uma média de 560 MB / s, o que parecia ótimo em nossa primeira análise, mas empalidece em comparação com os modelos Thunderbolt 2. O T3 baseado em SSD apresenta um desempenho surpreendente, especialmente em grandes tamanhos de transferência, chegando a 1150 MB / s. O T3 baseado em HDD também se sai bem, mas é interessante ter um grande impacto no desempenho, com tamanhos de transferência acima de 20 MB. Achamos que isso era uma anomalia ou algum problema com o teste, mas a desistência persistiu com vários testes. Supomos que algo no chipset ou no cache das unidades esteja limitando o desempenho em grandes tamanhos de transferência.
O desempenho de gravação do RAID 0 revelou a mesma tendência básica do desempenho de leitura. O T3 baseado em SSD leva a coroa com velocidade acima de 1 GB / s, enquanto o modelo baseado em HDD novamente vê uma queda com grandes tamanhos de transferência, mas ainda aparece logo acima do T3 de primeira geração.
Voltando ao desempenho de leitura RAID 1, o SSD T3 supera facilmente os modelos baseados em disco rígido, que são compreensivelmente limitados em uma configuração espelhada.
Com as gravações RAID 1, todas as unidades são significativamente limitadas, pois o sistema deve gravar todos os dados três vezes, uma vez em cada unidade. Embora isso produza um desempenho notavelmente menor que os testes anteriores, os resultados ainda são respeitáveis, com velocidades de SSD atingindo cerca de 375MB / se velocidades de HDD pairando logo abaixo de 200MB / s.
Como uma análise final do desempenho, examinaremos a velocidade máxima do drive RAID 0, medida pelo teste do sistema AJA. Configuramos um teste de leitura e gravação de um arquivo de vídeo de 16 GB, 10 bits, 1920 × 1080, e os resultados são relatados em termos de megabytes por segundo. Não realizamos esse teste durante nossa primeira revisão, portanto o Thunderbolt 1 T3 é omitido dos resultados, e a seguir é uma comparação direta entre os T3s baseados em HDD e SSD Thunderbolt 2.
Aqui, a diferença de desempenho entre discos rígidos e unidades de estado sólido é clara. Para grandes transferências de vídeo, o HDD CalDigit T3 atinge cerca de 540MB / s gravações e 557MB / s leituras, enquanto o modelo SSD quase dobra o desempenho para atingir 949MB / s gravações e 1044MB / s leituras.
Outras alterações no CalDigit T3 atualizado
É claro, pelos benchmarks, que o desempenho é bom com a passagem do Thunderbolt 1 para o Thunderbolt 2, mas o CalDigit também fez alguns outros ajustes na linha de produtos T3: alguns bons, outros ruins.
O primeiro é o preço. Conforme explicado em nossa primeira revisão, o CalDigit ofereceu originalmente o T3 em 11 configurações diferentes. Com o lançamento do modelo Thunderbolt 2 atualizado, a empresa simplificou sua linha de produtos para sete modelos, introduzindo novas capacidades nos modelos low e high-end. Enquanto vários modelos mantiveram o mesmo preço, outros aumentaram. A seguir, veja a linha de produtos atual, com uma comparação de preços com a linha de produtos de primeira geração, se disponível.
Capacidade | TB1 | TB2 |
---|---|---|
1.5TB (3x500GB) | N / D | $ 499 |
3 TB (3x1 TB) | $ 449 | $ 599 |
6 TB (3x2 TB) | $ 749 | $ 749 |
9TB (3x3TB) | $ 899 | $ 899 |
12 TB (3x4 TB) | $ 1199 | $ 1199 |
15 TB (3x5 TB) | N / D | $ 1399 |
3 TB (3x1 TB SSD) | $ 2799 | $ 2799 |
É agradável ver a nova opção de 15 TB, e os preços permaneceram estáveis nas configurações mais populares, mas o custo de entrada para o CalDigit T3 subiu US $ 50, e a capacidade a esse preço foi reduzida pela metade. Para obter o modelo básico de 3 TB, que anteriormente era a opção básica, você precisará gastar US $ 150 adicionais em comparação com a linha de primeira geração.
Então, o que você ganha pelo dinheiro extra? Há uma nova garantia de 5 anos, superior a 1 ano para o modelo de primeira geração e, claro, o Thunderbolt 2 e o desempenho adicional que ele traz. Mas não há muito mais, e isso torna os modelos de 1, 5 TB e 3 TB de nível de entrada relativamente ruins. Em capacidades maiores, o CalDigit T3 tem um preço alinhado à concorrência, mas os preços mais altos nos modelos de menor capacidade não farão muito sentido para a maioria dos fluxos de trabalho e orçamentos.
Conclusões
O desempenho mais alto permitido pelo Thunderbolt 2, sem mencionar a capacidade de encaixar uma unidade em uma cadeia Thunderbolt 2 sem degradar o desempenho da cadeia, faz do CalDigit T3 atualizado um dispositivo atraente. Todos os elogios e advertências mencionados em nossa primeira revisão ainda são verdadeiros, no entanto, e isso significa que o T3 não é para todos. Apesar da introdução do novo modelo de 15 TB, aqueles que precisam de maior capacidade ou opções de armazenamento redundantes precisarão procurar em outro lugar.
Mas quem procura armazenamento Thunderbolt 2 flexível e de alto desempenho não ficará desapontado. O T3 é um dispositivo sólido e, em nossa opinião, de ótima aparência que se encaixa perfeitamente com qualquer configuração moderna de Mac. A estabilidade nas três unidades dos dois testes foi sólida, e até os modelos baseados em discos rígidos operavam em baixas temperaturas e níveis de ruído quase inaudíveis. Este é um produto de nível profissional, com certeza; contanto que a configuração de três unidades atenda às suas necessidades, recomendamos que verifique.
Agora você pode adquirir o CalDigit T3 baseado em Thunderbolt 2 na loja online CalDigit e em revendedores externos como a Amazon.