Anonim

Construir um PC é uma coisa, mas empregar o gerenciamento adequado de cabos é outra. Ter cabos desarrumados dentro e fora do gabinete não necessariamente prejudicará nada, mas se você arrumar as coisas, verá apenas benefícios. O gerenciamento de cabos não apenas faz com que seu sistema pareça muito melhor, mas também geralmente melhora as coisas. Ao empregar um gerenciamento adequado de cabos, você acumulará poeira mais lentamente e facilitará a atualização de componentes específicos no futuro.

Siga o exemplo abaixo e mostraremos algumas técnicas adequadas a serem empregadas ao gerenciar seus cabos.

Dentro do estojo

Primeiro, você precisa de material para agrupar todos os seus fios. Se você tem tirolesa em casa, tudo bem. Geralmente, não é recomendado, pois é necessário cortar as extremidades após o aperto e pode arriscar cortar um fio. Mas, se você estiver com um orçamento apertado ou não quiser gastar muito com o gerenciamento de cabos, os tirantes padrão serão ótimos - apenas tome cuidado. No entanto, sua melhor aposta é gastar algum dinheiro em algum material de gerenciamento de cabos. Existem muitas opções por aí, de gravatas de velcro, gravatas adesivas e muito mais. Se você tiver dinheiro para gastar, obter algumas abraçadeiras reutilizáveis ​​é sempre bom, especialmente no caso de você decidir mudar alguma coisa ou atualizar um componente posteriormente.

O primeiro passo para um bom gerenciamento de cabos é o planejamento - planejando como tudo será encaminhado antes mesmo de você construir seu PC. Você deseja que seus cabos sejam agrupados não apenas da maneira mais organizada possível, mas também de maneira que não atrapalhem os ventiladores ou outros componentes.

A maioria dos fabricantes de gabinetes agora cria gabinetes de computador com o gerenciamento de cabos em mente. Dito isto, em muitos casos modernos, você encontrará orifícios em todo o caso em que os cabos devem ser direcionados (mas lembre-se de que nem todos os cabos devem ser direcionados através desses orifícios). Você também encontrará áreas de amarração específicas e muito mais espaço atrás da bandeja da placa-mãe, para que os cabos possam ser cuidadosamente enfiados. Se puder, você definitivamente vai querer ter certeza de que está comprando um estojo como esse - isso facilitará muito a vida, pois tudo o que você realmente precisa se preocupar é amarrar os cabos nos locais designados. pontos.

O principal é a colocação de componentes aqui. Sua placa-mãe e fonte de alimentação só cabem no local, mas discos rígidos, placas de vídeo e outros componentes podem ser “movimentados”. É sugerido que você comece adicionando um componente por vez (em oposição a todos os eles e depois se preocupar com o gerenciamento de cabos depois). Isso adiciona um pouco mais de tempo à sua compilação, mas permite ver onde tudo se encaixa e a melhor maneira possível de rotear cabos.

Agora, não há uma maneira “verdadeira” de gerenciar seu cabo. Varia de acordo com a construção, pois nenhum caso é o mesmo e nenhum componente é o mesmo. Os orifícios dos cabos serão diferentes de caso para caso, assim como pontos para outros componentes, como os discos rígidos. Dito isso, sua melhor aposta é levar o seu tempo e pensar na maneira mais eficiente de rotear seus cabos (novamente, adicionando um componente por vez).

Portanto, quando você estiver gerenciando cabos, não amarre nada imediatamente. Você deseja rotear todos eles da maneira que deseja (idealmente atrás da bandeja da placa-mãe) e conectar tudo primeiro. Se você gosta da aparência e está feliz com a rota que você tomou (ou seja, nada é excessivamente esticado e assim por diante), você pode amarrá-los. Ao não amarrá-los da maneira correta, você torna muito mais fácil redirecionar algo que você não gosta ou não gosta.

Escusado será dizer, mas ao rotear seus cabos, verifique se eles não estão bloqueando os ventiladores do gabinete. Você não deseja bloquear o fluxo de ar do PC.

Agora, nas versões mais modernas, a grande maioria dos cabos deve ficar atrás da bandeja da placa-mãe. Se você não tem um caso com essa opção, sua próxima melhor aposta é executá-los em uma extremidade do caso. Novamente, não existe uma maneira "verdadeira" de fazer isso - faça o que achar melhor na sua situação, desde que não esteja bloqueando os ventiladores do gabinete ou esticando os fios.

E, se você quiser ver o gerenciamento de cabos de PC de outras pessoas para obter algumas idéias, há uma grande comunidade de gerenciamento de cabos no Reddit. Também é um ótimo lugar para fazer perguntas ou obter feedback. Como alternativa, se você tiver dúvidas, poderá visitar nossa própria comunidade nos Fóruns da PCMech.

Fora do caso

Fora do gabinete é muito mais fácil do que dentro do gabinete. Sua melhor aposta aqui é desconectar tudo, desembaraçar tudo e encaminhá-lo da maneira que desejar. É claro que você vai querer usar algum tipo de cola adesiva, suportes para cabos ou outros utilitários para que eles fiquem na posição em que você deseja que eles estejam. Mas, como dissemos, apenas ter uma idéia de como você deseja encaminhar seus cabos é o primeiro passo.

Também é importante notar que algumas pessoas recomendam que você agrupe seus cabos de energia e cabos A / V separadamente. Ajuda a minimizar a interferência eletromagnética que os cabos de energia emitem. Isso pode negar o desempenho do seu áudio e vídeo, mas é muito provável que você nem perceba uma diferença.

Encerramento

Algumas pessoas dizem que o gerenciamento de cabos pode melhorar a vida do seu sistema, mas qual é o seu objetivo aqui é limpar a bagunça. Com todos os componentes diferentes, existem muitos fios e, quando não estão agrupados corretamente, o sistema parece uma bagunça. A junção de cabos é principalmente para a estética, o que é definitivamente algo a ter em mente se você comprou uma boa caixa com uma janela de vidro para exibir seu PC. No entanto, também facilita a movimentação de peças e a adição ou remoção de componentes, caso você queira atualizar alguma coisa.

Alguns benefícios práticos reais que o gerenciamento de cabos traz é um melhor fluxo de ar (embora a diferença possa não ser tão perceptível). Você também descobrirá que seus cabos ficam endurecidos com menos poeira, o que é sempre bom.

E quanto a você? Quais são as suas técnicas de gerenciamento de cabos? Ou talvez você tenha uma construção com ótimo gerenciamento de cabos que deseja mostrar. De qualquer forma, não deixe de nos informar na seção de comentários abaixo ou nos fóruns da PCMech!

Técnicas de gerenciamento de cabos que você precisa seguir ao criar um PC