A Apple finalmente lançou uma tão esperada atualização para o iMac esta semana, anunciando novos modelos baseados na mais recente plataforma "Kaby Lake" da Intel. Essa mudança para o CPU e chipset mais novos significa que os iMacs de 2017 agora exigem RAM DDR4, o que é importante saber para quem planeja atualizar a memória de seu Mac após a compra.
Aqui estão as informações que os atualizadores de RAM precisam saber para o iMac 2017 e o próximo iMac Pro.
Atualização de RAM do iMac 2017
Primeiro, como os modelos mais antigos, quem compra o iMac de 21, 5 polegadas fica sem sorte quando se trata de atualizações de RAM do usuário. A partir da atualização de 2015 do iMac, a Apple solda a RAM na placa lógica dos modelos de 21, 5 polegadas, tornando praticamente impossíveis as atualizações de RAM do usuário ( atualização: o iFixit descobriu que a RAM e a CPU do iMac de 21, 5 polegadas de 2017 estão novamente encaixadas no soquete, tornando possíveis as atualizações de RAM, mas difíceis e anulam a garantia). Isso significa que, se você acha que precisará de mais RAM do que o estoque de 8 GB, agora ou no futuro, precisará desembolsar dinheiro antecipadamente para garantir que seu novo iMac permaneça viável nos próximos anos.
Os iMacs de 27 polegadas são uma história diferente. Embora todos os anos tenhamos medo de que a Apple diminua a capacidade de atualização de usuários, os iMacs de 2017 mantêm felizmente os quatro slots de RAM acessíveis ao usuário.
Os novos iMacs são fornecidos com 8 GB de memória DDR4 de 2400 MHz (2x4 GB) na configuração padrão. Para quem deseja atualizar, o iMac básico de i5 suporta até 32 GB de SO-DIMMs de 260 pinos DDR4 (PC4-19200) de 260 pinos (4x8 GB), enquanto os i5 de gama média i5 e i7 suportam até 64 GB da mesma classe de memória (4x16GB).
Como o novo iMac tem o mesmo design externo que seu antecessor, o processo real de atualização da RAM permanece rápido e fácil. Os usuários podem simplesmente abrir uma pequena porta sob as aberturas traseiras na parte traseira do iMac para revelar os quatro slots de RAM. Se você estiver atualizando para o máximo de 64 GB, remova os módulos de 4 GB e substitua pelos novos.
Desde que sua nova RAM tenha as especificações corretas, o seu iMac será inicializado imediatamente após a troca e você terá acesso instantâneo ao aumento da memória.
Quanto ao motivo pelo qual você deseja atualizar a RAM do seu novo iMac, a resposta é fácil: preço. Atualmente, a Apple cobra US $ 200 para atualizar a RAM do seu iMac de 8 GB para 16 GB na compra. Você pode obter o mesmo resultado adicionando 8 GB (2x4 GB) após a compra por apenas US $ 65.
No outro extremo, a Apple cobra US $ 1.400 para atualizar para o máximo de 64 GB na compra. Você pode comprar a mesma atualização (4x16GB) por cerca de US $ 580. Portanto, se você está pensando em um novo iMac de 27 polegadas e deseja mais do que o estoque de 8 GB de RAM, considere executar essa atualização fácil antes de optar pelos preços de memória altamente inflados da Apple.
iMac Pro
Infelizmente, todos os pontos mencionados na seção anterior são eliminados quando se trata do próximo iMac Pro. Esta nova potência iMac contará com processadores Xeon de 18 núcleos, gráficos Radeon Vega, enormes quantidades de armazenamento flash NVMe … mas aparentemente não terá RAM atualizável pelo usuário.
Sem mais esclarecimentos da Apple, o motivo da alteração provavelmente se deve ao fato de que, diferentemente do iMac "padrão", o iMac Pro utiliza memória ECC. E, embora as especificações técnicas detalhadas do sistema ainda não tenham sido divulgadas, os materiais promocionais da Apple para o design parecem mostrar DIMMs de tamanho completo, em oposição aos SO-DIMMs "móveis" menores usados no iMac padrão.
As imagens promocionais da Apple parecem mostrar DIMMs de tamanho padrão em soquete.
Isso exigia que a Apple movesse a localização dos módulos de memória e, como o iMac Pro compartilha o mesmo design básico de chassi que o iMac padrão, essa pequena porta na parte traseira do gabinete não é mais útil.
A boa notícia, no entanto, é que, com base na imagem acima, esses módulos de memória ECC ainda parecem estar encaixados e não soldados. Isso significa que, embora a atualização de RAM para o iMac Pro certamente não seja tão fácil quanto o iMac padrão, ainda pode ser atualizável pelo usuário para usuários dispostos a gastar tempo e risco para abrir seu caro sistema. Obviamente, isso se baseia apenas nas imagens promocionais iniciais, que podem não representar o design final do iMac Pro. Precisamos aguardar a confirmação da Apple, ou para que esses sistemas cheguem ao mercado em dezembro, para ter certeza.