Anonim

Lembro-me de montar meu primeiro computador como se fosse ontem: o ano era 1999 - o processador mais rápido da Intel era o Pentium III (com apenas um núcleo!) E a AMD havia acabado de realizar o Athlon (o primeiro candidato real à linha de processadores Pentium da Intel em muitos anos). Minha família estava em seu segundo PC (um Gateway baseado no Pentium II 350MHz), mas quando adolescente de 15 anos, fiquei curioso para saber se era possível construir um computador por conta própria. Foi então que me deparei com o PC Mechanic e o Build Your Own PC Guide pela primeira vez. Devorei rapidamente o guia e, pouco tempo depois, pedi peças (usando principalmente dinheiro economizado no corte de grama e na minha mesada). Naquela época, um CPU Athlon de 550 MHz custa cerca de US $ 300 e 128 MB (!) De RAM PC-133 (133 MHz) custam bem mais de US $ 200. Montei tudo e tudo começou sem problemas - o que deixou esse adolescente muito orgulhoso. Mais algumas compilações se seguiram ao longo dos anos (usando configurações de hardware cada vez mais sofisticadas, como CPU dupla ou sistema de E / S de disco SCSI), até que comecei a faculdade em 2002. Restringida pelas finanças como estudante universitária, minha última compilação ocorreu por volta de 2003, culminando com um sistema baseado no Intel Pentium 4.

Na década seguinte, meus PCs acabaram sendo vendidos em favor de laptops mais convenientes para levar às aulas. Agora, vamos avançar para o outono de 2014: Tendo comprado o PC Mechanic da David Risley e me encontrando com vários novos projetos de desenvolvimento de software, percebi que um laptop não seria mais suficiente - eu precisava de mais potência computacional. Surgiu então a grande questão, comprar ou construir? Certamente, eu poderia ter ido à Dell (ou a um fornecedor OEM similar), configurar um sistema e encomendá-lo. Teria sido totalmente montado, potencialmente economizando tempo e aborrecimentos. Mas eu também sabia que tinha necessidades personalizadas para o meu sistema e havia uma curiosidade persistente se eu ainda tinha as habilidades para criar um PC e se alguma coisa importante no processo de construção havia mudado nos últimos 10 anos. Então, acabei optando por construir meu próprio sistema. No início de janeiro de 2015, pedi novas peças on-line e montei o sistema cerca de uma semana depois. Fico feliz em dizer que nada mudou desde a última versão em 2003 - o processo ainda é basicamente o mesmo e, talvez, tenha se tornado um pouco mais fácil. Certamente, existem novas tecnologias (por exemplo, unidades de estado sólido), mas elas não aumentaram a complexidade da construção de um PC.

Embora pareça que, no meu caso, construir um PC fazia sentido - ainda faz sentido em geral? A pessoa comum, ou aqueles interessados ​​em eletrônicos e tecnologia, ainda deve se preocupar nessa era de crescente penetração de dispositivos móveis? Pessoalmente, acho que a resposta é um retumbante "sim" e vou tentar convencê-lo abaixo com algumas razões do porquê (que ainda hoje é verdade):

  1. Você aprende como funcionam os eletrônicos e os computadores. Para os interessados ​​em tecnologia, essa é uma ótima maneira de levar o hobby à próxima etapa e aprofundar sua compreensão. Não é realmente possível criar seu próprio laptop, tablet ou telefone (inteligente ou não) - mas é definitivamente possível criar seu próprio PC a partir do zero.
  2. Personalização detalhada do seu computador. Certamente, é possível acessar a Dell e configurar um sistema, mas suas opções são limitadas no final às opções fornecidas pela Dell. Ao construir seu próprio computador, você praticamente tem opções ilimitadas sobre quais partes escolher. Embora isso possa parecer esmagador, também permite que você construa "o sistema perfeito" apenas para você.
  3. Promova ciência e engenharia dentro de sua família. Muitos pais compram conjuntos de Lego para seus filhos, construindo para aumentar sua imaginação e criatividade, mas por que não sentar e começar a construir um PC junto com seus filhos? Os benefícios podem ser imensos - um interesse em ciência e tecnologia e a capacidade de se tornar um solucionador de problemas analíticos em uma idade jovem. Este país certamente precisa de mais cientistas e engenheiros (e você viu os salários iniciais deles ultimamente?) No final, isso não é melhor do que apenas jogar videogame?
  4. A satisfação de ter feito você mesmo. Sim, eu sei que isso é um pouco delicado, mas no final do dia há uma imensa satisfação em ter concluído um projeto e ter construído tudo sozinho. Você nunca sabe, pode até ganhar alguns pontos de brownie com seu parceiro ;-).

Neste ponto, provavelmente ainda existem poucos que estão dispostos a discutir comigo: “Mas e se algo quebrar? E o suporte? E se não funcionar? ”Além das garantias do fabricante, nós da PC Mechanic temos um dos melhores fóruns de ajuda de computador GRATUITOS na rede há quase duas décadas e estaremos lá por muitos anos ainda . Nossos membros amigáveis ​​são especialistas em diagnosticar e solucionar problemas do computador em todas as etapas do ciclo de propriedade do computador. Portanto, se você estiver em dúvida se ainda vale a pena construir um PC em 2015 - digo, vá em frente - você ficará feliz por ter feito isso e estaremos aqui para fornecer suporte.

Construindo um PC após 10 anos: ainda vale a pena?