Anonim

A CPU é um dos componentes mais importantes do seu computador - afinal, é a unidade central de processamento que lida com a grande maioria das equações envolvidas na execução do computador e do software em primeiro lugar. Você pode não estar ciente, no entanto, de que uma CPU pode ser baseada em várias arquiteturas diferentes.

Primeiro, você pode estar se perguntando o que é uma arquitetura de CPU em primeiro lugar. Em termos simples, uma CPU é capaz de entender apenas alguns comandos básicos de baixo nível por conta própria. Para que uma CPU possa entender linguagens de computador mais avançadas, como C ++ ou Visual Basic, essas linguagens de programação precisam ser compiladas em comandos de baixo nível que a CPU possa entender. A arquitetura da CPU deve ser a mais compacta e eficiente possível - dessa forma, as CPUs podem processar comandos com mais rapidez e facilidade e, portanto, seu computador pode funcionar mais rápido.

Atualmente, existem duas arquiteturas principais de computadores usadas em dispositivos de consumo - ARM e x86. Mas qual é a diferença entre essas arquiteturas?

BRAÇO (RISC)

As arquiteturas ARM vêm em duas formas diferentes - ARM, de 32 bits, e ARM64, de 64 bits. Os chips ARM usam a arquitetura RISC, também chamada de Computador com Conjunto de Instruções Reduzidas. O que isso significa é que o conjunto de instruções do ARM é relativamente simples e a maioria das instruções pode ser executada em um único ciclo de clock.

Não apenas isso, mas os chips ARM usam o modelo de carregamento e armazenamento, o que significa que as operações entre objetos de dados precisam ser carregadas da memória do computador para os registros do processador, após o que a operação é executada e depois armazenada de volta na memória. Isso é diferente dos processadores x86, porque as informações de carga e armazenamento são incorporadas diretamente às instruções do chip - portanto, são necessárias menos instruções.

Como os chips ARM são mais simples, há uma quantidade menor de silício usada e uma quantidade menor de energia usada - portanto, os chips ARM são ótimos para eficiência de energia.

x86 (CISC)

Os processadores x86 usam uma arquitetura diferente, chamada CISC, ou Computação de Conjunto de Instruções Complexa. As instruções CISC são geralmente mais complexas e geralmente levam vários ciclos de clock para executar uma única instrução. Como mencionado, diferentemente dos processadores baseados em RISC, os chips CISC possuem instruções internas de carregamento e armazenamento, portanto, em última análise, as instruções para carregar dados e armazená-los na memória são mais curtas. O que isso também significa é que os processadores CISC exigem um pouco mais de hardware para decodificar e executar instruções, o que, por sua vez, significa menos esforço no compilador.

Os chips x86 não são tão bons quando se trata de consumo de energia, mas, em geral, apresentam um desempenho um pouco melhor que os chips ARM.

Outra coisa importante a ser observada é que os processadores x86 têm instruções para trabalhar diretamente com entrada e saída - no entanto, o ARM não possui essas instruções, portanto é necessário hardware extra.

Encerramento

Ambas as arquiteturas têm suas vantagens e desvantagens, e muitas vezes pode ser difícil dizer qual é de melhor desempenho, no entanto, em geral, o x86 supera o ARM e possui instruções para executar com IO. O ARM, no entanto, é melhor quando se trata de consumo de energia - por isso também tem suas vantagens.

Uma breve visão geral dos processadores arm versus x86