Literalmente definido, um "aplicativo matador", também conhecido como "aplicativo matador", é um software revolucionário e popular (deve ser ambos).
Nos termos leigos, um aplicativo matador é o software que fornece o motivo para usar um computador (ou possivelmente um computador específico) em primeiro lugar.
A história dos aplicativos matadores basicamente tem duas gerações, sendo pré-internet e pós-internet.
Pré-internet
Nos dias em que os computadores pessoais não se conectavam a nenhuma rede externa (exceto os BBSes), havia dois aplicativos principais usados em casa. O processador de texto e o aplicativo de planilha .
Quando a maioria das pessoas pensa em processamento de texto, pensa no Microsoft Word. No entanto, esse não era o "grande" aplicativo de processamento de texto da época. A maioria das pessoas em casa usava o WordPerfect. E sendo que isso estava no DOS, parecia um pouco terrível porque não havia WYSIWYG. Mas funcionou e funcionou bem. Caso contrário, o WordPerfect usou um aplicativo chamado Text no DeskMate.
A Apple Lisa (antecessora do Macintosh) tinha de fato um processador de texto com o WYSIWYG chamado LisaWrite. No entanto, poucas pessoas possuíam a máquina Lisa porque ela era voltada para clientes corporativos e custava US $ 10.000 para o sistema.
Na palavra das planilhas, a maioria das pessoas pensa no Microsoft Excel, mas o aplicativo matador nos dias anteriores à Internet era o Lotus 1-2-3. Nos sistemas Apple e em outros sistemas de 8 bits, o popular aplicativo de planilha era o VisiCalc.
Um esforço principal foi dedicado à publicação e aos negócios domésticos nos tempos anteriores à Internet, porque, honestamente, não havia muito mais que você poderia fazer com um computador pessoal, a menos que fosse um programador.
Pós-internet
O aplicativo principal, que é o aplicativo matador, nos tempos pós-Internet é algo que você provavelmente está usando no momento - o navegador da web.
O navegador da web por si só não faz nada. É literalmente uma versão de software do terminal burro do passado. Sem conectividade à Internet, é inútil. Mas com conectividade, é o seu gateway para a Internet - assim como um terminal idiota é inútil sem sua conectividade.
Nada foi apresentado aos computadores desde o navegador da Web que se qualifica como o aplicativo que as pessoas mais usam em seus computadores desde o momento em que são ativados. Ele até substituiu os aplicativos de processamento de texto e planilha como os mais usados.
Quando você pensa sobre isso, existe um aplicativo que você usa mais que um navegador da web? Provavelmente não.
Além disso, toda a planilha e processamento de texto que você faz podem ser feitos pelo navegador da web. Este software "burro" é a única ferramenta que você não pode ficar sem usar um computador.
O futuro
Qual será o próximo aplicativo matador? Difícil de dizer.
Mas o que está sendo dito agora - e já foi dito há algum tempo - é que os navegadores da web ainda são terríveis e precisam desesperadamente de mudar.
O Google Chrome é um exemplo de qual direção a Internet pode estar seguindo. A direção que indica é ao mesmo tempo fria e assustadora.
A parte interessante: é um navegador que funciona quase perfeitamente com os serviços fornecidos pelo site número 1 do mundo.
A parte assustadora: ele se inclina fortemente para uma Internet proprietária que fecha outros sites de uma só vez. É verdade que nada funciona melhor do que software proprietário - mas não é disso que se trata a Internet.
Vai ser interessante, sem dúvida.