Anonim

Existem muitas opções de bloqueio de anúncios por aí, mas muitas delas estão longe de serem perfeitas. Para tornar as coisas mais complicadas, os sites começaram a detectar e bloquear os bloqueadores de anúncios do navegador. Então, que opções você tem para se proteger de anúncios e rastreadores indesejados on-line?

Na verdade, existe uma solução simples e universal que coleta todas as solicitações de anúncios na sua rede e as joga fora antes mesmo de chegarem ao seu navegador. Além disso, ele lida com eles no nível DNS, então não há como o bloqueador de anúncios … bloqueadores detectá-lo.

Pi Hole é um script que você pode instalar na maioria dos sistemas Linux, mas recebeu o nome do Raspberry Pi. O Pi é um pequeno dispositivo perfeito no qual você pode instalar o Pi Hole, conectá-lo à sua rede e basicamente esquecê-lo. Se você está se perguntando, a parte "Buraco" do nome está se referindo a um buraco negro, porque é essencialmente o que ele faz para os anúncios.

Planejando sua configuração

Links Rápidos

  • Planejando sua configuração
    • Escolha seu dispositivo
    • Opções comuns
      • DNS do roteador simples
      • Segundo cache de DNS
      • Cliente OpenVPN Pi
  • Instalar furo Pi
    • A interface da Web
    • Servidores a montante Pi Hole
  • Configure o DNS do seu cliente
    • Roteador
    • Computadores individuais
      • Windows 10
      • Linux
  • Pensamentos finais

Pi Hole é ridiculamente versátil. Você pode colocá-lo em praticamente qualquer lugar ao longo do caminho da sua rede até a Internet. Ele só precisa de entrada DNS e um servidor para enviar o tráfego limpo. O tráfego pode vir de um único dispositivo, vários dispositivos ou o próprio roteador, e pode ir diretamente para um servidor DNS externo, seu roteador, um proxy local como DNSCrypt ou praticamente qualquer coisa que possa lidar com o tráfego DNS.

Escolha seu dispositivo

Apesar do nome, você pode instalar o Pi Hole na maioria dos sistemas Linux, independentemente do tipo de dispositivo em que está. A execução do Pi Hole em um PC Linux normal, em um roteador personalizado ou mesmo em uma máquina virtual não está fora de questão. A escolha é inteiramente sua.

Escolha um dispositivo que melhor se adapte ao fluxo de tráfego que você deseja projetar. Lembre-se de que você pode executar um Raspberry Pi com vários serviços. Se desejar, você pode configurar um Pi como um roteador com o Pi Hole para manipular o DNS e um cliente OpenVPN para manipular o tráfego de vários dispositivos.

Opções comuns

Existem várias maneiras de configurar sua rede. A menos que você queira fazer algo realmente criativo, existem alguns bem comuns.

DNS do roteador simples

Essa é facilmente a configuração mais simples que você pode usar. Tudo que você precisa fazer é instalar o Pi Hole em um dispositivo na sua rede. Em seguida, configure seu roteador para usar o endereço IP desse dispositivo para DNS. Todo o resto da sua rede fluirá como de costume. A única desvantagem aqui é que você não pode usar uma VPN, a menos que ela não use o Pi Hole ou use o roteador para conectar-se à VPN.

Segundo cache de DNS

Se você já possui um servidor de cache DNS, como um integrado no seu roteador através do pfSense ou outro sistema operacional de roteador mais avançado, ainda pode tirar proveito dessa funcionalidade DNS com o Pi Hole. A maneira mais fácil de fazer isso é configurando os dispositivos na sua rede para usar o Pi Hole for DNS diretamente. Em seguida, defina o Pi Hole para exportar suas solicitações de DNS upstream para o seu roteador. O roteador pode continuar funcionando normalmente e usando o mesmo DNS externo de antes. Mais uma vez, se você tiver dispositivos individuais usando conexões VPN, precisará usar seu roteador para conectar-se ou renunciar ao furo do Pi nesses dispositivos.

Cliente OpenVPN Pi

Finalmente, esta é a solução para usuários de VPN. Se você possui uma rede mista com alguns dispositivos usando uma VPN e outros não, sua melhor aposta é usar o Pi como um roteador com um cliente VPN e o Pi Hole. Na verdade, você precisaria de dois furos Pi, um para a VPN e outro para o tráfego normal. Não é o ideal, mas vai funcionar.

A rede não VPN parecerá quase idêntica à primeira configuração simples. Para a VPN, você precisa configurar um Pi como roteador. Esse roteador também executará um cliente OpenVPN e um Pi Hole. Configure os computadores que você deseja que a VPN conecte ao roteador. Configure o Pi para rotear todo o tráfego através do OpenVPN para o seu provedor de VPN. Em seguida, configure o Pi para usar o Pi Hole como seu DNS e o DNS upstream do Pi Hole para ser o servidor do seu provedor de VPN.

Instalar furo Pi

Ok, agora que a teoria e o planejamento estão fora do caminho, é hora de realmente instalar o Pi Hole. Na verdade, é muito simples. Primeiro, verifique se você tem o enrolamento instalado no Raspberry Pi ou onde quer que planeje instalar o Pi Hole. Também ajuda a ter sudo. Como você provavelmente estará usando o Debian ou o Ubuntu (é uma boa ideia), certifique-se de instalar o curl.

$ sudo apt install curl

Em seguida, cole a seguinte linha no terminal e execute-a. Ele fará o download e iniciará o script do instalador do Pi Hole.

$ curl -sSL https://install.pi-hole.net | bater

Para começar, o script de instalação do Pi Hole será iniciado, garantindo que você tenha acesso root, através do sudo, ou que esteja executando o script como root. De qualquer maneira funciona.

O script de instalação do Pi Hole será iniciado e solicitará que você inicie a instalação.

Em seguida, ele perguntará para qual servidor DNS você deseja exportar. Escolha qualquer um que você gosta.

Em seguida, ele perguntará se você deseja usar o IP atual para definir um endereço IP estático. A menos que você tenha um bom motivo para não fazê-lo, deixe-o exatamente como está.

Configure a interface da web Pi Hole para monitoramento. É muito bom, então definitivamente use-o.

Por fim, o script informará que a instalação está concluída e fornecerá a você e a senha de administrador. Tome nota disso. Você não pode alterá-lo e precisará dele para acessar a interface da web administrativa completa.

A interface da Web

A interface da web que acompanha o Pi Hole é realmente muito boa. O layout é simples e é uma ótima maneira de ver exatamente o que o furo do Pi está bloqueando. Você ficará surpreso com a quantidade de tráfego de lixo entupindo sua rede. Use a guia "Login" ao lado para fazer login com sua senha.

Dê uma olhada ao redor. A guia principal "Painel" mostra quantas solicitações totais passaram pelo furo do Pi, bem como quantas foram bloqueadas. Ele também inclui bons gráficos da sua solicitação e uma lista dos domínios que estão sendo contatados. Conforme você o executa, o Pi Hole preenche os gráficos e fornece dados visualizados sobre o que está acontecendo com sua rede.

Servidores a montante Pi Hole

Na guia "Configurações", você encontrará um conjunto de outras guias na parte superior. Clique no "DNS". Nessa guia, você encontrará a lista de servidores DNS no script de instalação. Existem também algumas opções para adicionar servidores DNS personalizados. Configure da maneira que desejar. No futuro, esse é o lugar para onde você vai mudar as coisas.

Configure o DNS do seu cliente

Agora que seu Pi Hole está em execução, você precisa configurar os dispositivos em sua rede para se conectar através dele. As circunstâncias exatas serão exclusivas da sua rede, mas algumas coisas são universais.

Roteador

Todos os roteadores são diferentes. Encontre as opções de DHCP para o seu roteador e localize os campos "DNS estático". Defina o endereço IP do seu Pi Hole como a primeira entrada e aplique a alteração. Seu roteador começará a desviar todas as solicitações de DNS pelo orifício do Pi.

Computadores individuais

Se você optou por se conectar por computadores individuais, precisará configurar cada um para usar o Pi Hole em vez do seu roteador para DNS.

Windows 10

Alterar o servidor DNS no Windows 10 é desnecessariamente complicado, mas ainda é totalmente factível. Clique na opção "Configurações" ou "Painel de controle" no menu principal. Clique em "Rede e Internet" e vá para o "Centro de Rede e Compartilhamento".

Clique em "Alterar configurações do adaptador". Em seguida, clique com o botão direito do mouse no seu adaptador e selecione "Propriedades". Na janela "Propriedades", selecione "Protocolo da Internet 4", toque no botão "Propriedades" abaixo. Na próxima janela, selecione o botão de opção para usar servidores específicos. Digite o endereço IP do seu Pi Hole e salve.

Linux

As distribuições Linux têm maneiras diferentes de lidar com a configuração de rede, mas a maioria usa o NetworkManager de alguma forma para fornecer uma interface gráfica para gerenciar a rede.

Abra o aplicativo Configurações do seu ambiente de área de trabalho. Procure as configurações de rede. No GNOME, é chamado de "Rede". Selecione a interface de rede que você está usando para conectar e abrir suas configurações. No GNOME, é o ícone de engrenagem no canto inferior direito. Selecione IPv4. De qualquer forma, as configurações do servidor DNS estarão localizadas no cabeçalho IPv4. Digite o IP do seu Pi Hole. Salve e aplique.

Pensamentos finais

Pi Hole é incrível. Provavelmente bloqueará milhares (literalmente, milhares) de solicitações na sua rede dentro de algumas horas na sua rede. Isso é estranhamente especialmente verdadeiro quando você usa serviços e dispositivos de streaming. Embora tenha sido difícil cobrir todo o processo do começo ao fim aqui, você deve ter uma idéia geral de como configurar o Pi Hole, o que ele pode fazer e como integrá-lo à sua rede.

Como o Pi Hole é extremamente leve e flexível, você pode instalá-lo em qualquer lugar da sua rede e até executar várias instâncias em locais diferentes. A escolha é inteiramente sua. De qualquer maneira, você perceberá alguns resultados surpreendentes, e sua rede provavelmente será mais rápida.

Bloqueie todos os anúncios na sua rede com furo pi