A pasta térmica é usada entre o processador do computador e o dissipador de calor para ajudar na transferência de calor. Os novos fabricantes de computadores tendem a gastar muito tempo escolhendo uma CPU e escolhendo um dissipador de calor e um ventilador, mas não muito tempo selecionando sua pasta térmica. Dado o quão importante esse modesto componente desempenha na refrigeração do seu PC, isso é um erro. É por isso que reunimos esta lista das melhores pastas térmicas existentes em 2019.
A pasta térmica é aplicada diretamente na matriz da CPU e deve cobrir toda a superfície superior uniformemente. Seu trabalho é manter os dois metais da CPU e do dissipador de calor separados, preencher as lacunas de ar entre eles e ajudar na transferência de calor entre os dois. Quanto mais eficiente a transferência de calor, mais frio será o funcionamento da sua CPU.
Você também pode usá-lo na sua GPU, mas modificar o resfriamento da placa de vídeo não é para os fracos de coração!
As melhores pastas térmicas que você pode comprar
Sua escolha de pasta térmica pode influenciar drasticamente o quão quente sua CPU será executada. É assim que é importante!
Aqui estão cinco dos melhores.
Arctic MX-4
Arctic MX-4 é a pasta térmica que eu escolho na maioria das vezes. É fácil de usar, barato e possui excelentes propriedades térmicas. A seringa facilita a aplicação de maneira uniforme e ordenada e a tampa impede a secagem. Além de overclock, esta pasta oferece um bom resfriamento e não é eletricamente condutora, graças à sua base de carbono.
Prata do Ártico 5
Arctic Silver 5 é outra pasta térmica que eu uso para overclock. É feito de 99, 9% de prata micronizada e é uma pasta de alto desempenho. Um pouco mais cara que o MX-4, esta pasta tem um design de seringa semelhante e oferece excelente desempenho e facilidade de uso.
O Arctic Silver 5 tem um desempenho melhor, mas requer um pouco mais de cuidado. Devido à composição, ele precisa de algumas roupas de cama a tempo antes de realizar overclocking sério. Aplique a pasta, construa o seu equipamento e deixe em repouso por algumas horas sem fazer overclock. Instalar o sistema operacional e configurar tudo deve ser suficiente antes de você testá-lo.
Composto térmico Noctua NT-H1
O composto térmico Noctua NT-H1 é outro excelente desempenho. Requer um pouco mais de cuidado em sua aplicação, pois é mais espessa do que essas outras pastas. Em troca, ele pode manter sua CPU muito fria, usando relógios padrão ou overclock. O Noctua tem uma ótima reputação em ventiladores e dissipadores de calor e esta pasta térmica é uma excelente adição.
Ele usa o design familiar da seringa, mas a pasta é grossa e, portanto, precisa ser aplicada com cuidado para uniformizar. Uma vez feito, você poderia esperar um grau ou dois aprimoramentos em relação ao MX-4. Há menos em uma seringa do que o MX-4 por um pouco mais de dinheiro, mas ainda oferece um valor excelente.
Condutor de urso térmico
O Thermal Grizzly Conductonaut é outro membro digno desta lista das melhores pastas térmicas que você pode comprar. É caro, mas apresenta um desempenho excepcional. Aparentemente, possui uma das mais altas classificações de condutividade térmica possíveis e pode reduzir o tempo de funcionamento em cerca de um grau em relação a outras.
A seringa e a pasta são comuns e espalham-se facilmente. A desvantagem é que esse composto é eletricamente condutor, portanto, você deve aplicar com cuidado e certificar-se de limpar depois. Caso contrário, esta é uma compra superior.
Cooler Master MasterGel Maker
Cooler Master MasterGel Maker é o resultado de outro fabricante líder de coolers que oferece acessórios de qualidade. Como o nome indica, isso é mais gel que pasta e aparentemente contém 'nano-diamantes', que penetram nas pequenas imperfeições nas superfícies metálicas para máxima condutividade. Se isso faz diferença ou não, ainda está em debate, mas a pasta é fácil de usar e funciona bem.
A seringa facilita a aplicação e a pasta continua facilmente. A embalagem também contém um pano de limpeza para ajudar a manter as coisas arrumadas.
Aplicação de pasta térmica
Ao usar pasta térmica, mais definitivamente não é melhor. Idealmente, você deseja uma camada fina que cubra uniformemente toda a matriz da CPU. Os métodos de aplicação variam entre os usuários, mas acho que adicionar um ponto de pasta térmica do tamanho de uma ervilha no centro da CPU e pressionar o dissipador de calor nela proporcionará uma propagação uniforme.
Olhe com cuidado ao redor de cada extremidade do dissipador de calor para garantir que a pasta cinza ou prata esteja visível em toda a volta e você deve ter uma cobertura uniforme. Se você não tiver certeza, tente não levantar o dissipador de calor, pois isso fará com que a pasta entre em picos e possa comprometer a cobertura.
Você também pode usar um pequeno pedaço de papelão ou a caixa de plástico em que sua CPU entrou para espalhar a pasta térmica antes de aplicar o dissipador de calor. De qualquer maneira, contanto que a pasta seja fina e uniforme, ela deve funcionar.