Anonim

Há muito tempo, os computadores focavam apenas em comandos de texto. As pessoas costumavam digitar esses comandos e os computadores os executavam. Chamamos esses computadores de "terminais", e é daí que vem o termo "emulador de terminal".

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

A principal vantagem dos emuladores de terminal em relação à GUI típica é que ela oferece mais poder sobre o seu computador, se usado corretamente. Existem também aplicativos que exigem esses programas, mas são raros e principalmente relacionados ao Microsoft Visual Studio.

O Windows possui seu próprio emulador de terminal, o Prompt de Comando, há muito tempo. No entanto, novos emuladores de terminal estão em ascensão, geralmente excedendo o prompt de comando em recursos, pois o famoso “cmd” não é atualizado há muito tempo. Aqui estão alguns dos emuladores de terminal para Windows que são amplamente considerados os melhores.

Emulador ZOC

Embora caro, o ZOC está entre os melhores emuladores de terminal do mercado. Ele possui um suporte incrível, pois funciona no Windows e no Mac. É muito bem organizado, ajudando usuários que trabalham com muitos hosts.

Tudo neste programa pode ser modificado para atender às suas necessidades e quase todas as partes da interface do usuário podem ser ocultadas. Sua interface do usuário é bastante contemporânea e pode mostrar várias guias dentro de seu local de trabalho ao mesmo tempo. Uma licença comercial para o ZOC Emulator custa US $ 79, 99 no momento da redação deste documento, mas possui uma versão de avaliação gratuita de 30 dias.

ConEmu

Criado como um programa complementar ao Far Manager, um gerenciador de arquivos ortodoxo para Windows, o ConEmu é um emulador de terminal de código aberto gratuito. Como o ZOC, ele é tabulado. Não é um shell em si, o que significa que você não pode usar os recursos do shell. No entanto, é uma janela de console avançada que permite executar o shell que você desejar.

É altamente personalizável, pois permite definir suas próprias teclas de atalho, estética e configurações. A maioria dos usuários adora usá-lo como um "console no estilo Quake", o que significa que você pode ocultá-lo e exibi-lo pressionando um único botão.

Cmder

Construído sobre o ConEmu, o Cmder é um emulador que o estende e adiciona suporte ao Unix no Windows. Possui uma versão portátil e uma versão completa, embora os usuários afirmem que a versão portátil não é tão portátil quanto parece, uma vez que apenas a versão completa possui suporte ao Unix. Lembre-se de que a versão portátil também pode exigir o Visual C ++ Redistributable.

Os usuários do Cmder estão muito satisfeitos com a integração dos aplicativos File Explorer e GUI, além de benefícios adicionais, como um console no estilo Quake e um esquema de cores Monokai, bem conhecido pelos usuários do Sublime Text e do Visual Studio Code. No entanto, alguns o acharam mais lento que o ConEmu e notaram alguns conflitos com as teclas de atalho do Windows.

Terminus

O Terminus é ótimo porque é um emulador de código aberto e plataforma cruzada que se integra bem ao PowerShell, Git BASH, Cmder, WSL, Cygwin e Clink. Ele também possui um cliente SSH integrado e painéis divididos.

Foi chamado de bonito por seus temas, esquemas de cores, configurações de fonte, etc. Portanto, pode ser uma ótima opção se você realmente gosta de estética. Os plug-ins também são seu ponto forte, pois vêm com alguns por padrão. Suas desvantagens são seu tamanho e velocidade, pois os usuários ocasionalmente reclamavam que ele era muito grande e muito lento.

Mintty

Mintty é outro emulador de código aberto com suas próprias vantagens interessantes. Ele suporta emojis, rolagem usando a roda do mouse, arrastar e soltar, mostrando várias fontes ao mesmo tempo, caracteres UTF-8 e vários estilos de caracteres, como itálico e letras sublinhadas.

Baseado no código PuTTY, o Mintty trabalha com Cygwin, MSYS e MSys2; portanto, se você estiver usando algum desses, este emulador é altamente recomendado. Mintty também faz parte do Git, que qualquer pessoa que o tenha achará útil.

PuTTY

PuTTY é um dos emuladores mais antigos do mercado. É de código aberto e funciona muito bem com protocolos de rede como SSH, Telnet e rlogin. Sua facilidade de uso é evidente desde o início, pois funciona assim que você o configura. Ele também possui documentação, tornando-o amigável para iniciantes.

Foi criticado por ser "apenas um cliente SSH" e por não ter muitas outras opções, mas se você estiver procurando por um emulador compatível com protocolos de rede, está no lugar certo. Infelizmente, ele não suporta guias e configurações globais, o que significa que você não pode fazer uma única alteração em todas as conexões.

Fazendo uma escolha

Qual deles você deve escolher no final? Se o orçamento não for um problema, vá com o ZOC, mas você pode testá-lo primeiro gratuitamente também. Caso contrário, o Cmder é o mais popular atualmente, mas o ConEmu pode funcionar mais rápido para você. O Terminus possui muitas configurações estéticas, enquanto Mintty e PuTTY trabalham com ambientes específicos, o que as torna ótimas opções se você estiver usando exatamente essas.

Espero que você tenha achado esta lista útil. Deixe-nos saber de qualquer maneira e, claro, o seu novo emulador de terminal favorito.

Os melhores emuladores de terminal para windows [junho 2019]