Anonim

Raspberry Pi é um pequeno computador que você pode usar para aprender o básico de programação e software. É um dispositivo de placa única e baixa configuração. A Raspberry Pi Charity Foundation lançou este computador para aproximar a todos da educação em computação.

Consulte também o nosso artigo Criar um servidor de torrent sem cabeça com dilúvio em um Raspberry Pi

Desde que chegou ao mercado, em 2012, dez versões do computador foram lançadas. O modelo mais recente possui uma CPU quad-core de 1, 4 GHz com 1 GB de RAM. As pessoas usam o Raspberry Pi para aprender sobre programação, software, hardware e outras habilidades relacionadas à computação. Devido às suas baixas especificações e uso específico, esses dispositivos são acessíveis a muitos.

Para usar seu Raspberry Pi, você precisará de um sistema operacional. O dispositivo é de código aberto e usa sistemas operacionais distribuídos pelo Linux. Isso significa que você pode encontrar muitos sistemas interessantes que podem ser executados neste dispositivo. Este artigo irá listar alguns dos melhores.

1. Raspbian

Raspbian é um sistema operacional baseado no Debian. É o sistema operacional oficial da Raspberry Pi Foundation, sendo adequado para todas as suas necessidades.

O Raspbian já possui muitos softwares pré-instalados. A maior parte é composta de programas que você precisa para aprender programação. Isso inclui Python, Java, Scratch e outros. Há também um Minecraft Pi pré-instalado, uma versão do popular jogo que você pode jogar neste dispositivo.

Por ser um sistema operacional oficial da fundação, é o mais confiável. Se você deseja usar o Raspberry Pi para suas necessidades básicas de computação, não precisa procurar mais do que o Raspbian.

2. Ubuntu MATE

O Ubuntu MATE é um sistema operacional simples e estável que é uma boa alternativa ao Raspbian. Como é leve, também pode funcionar em versões mais antigas do Raspberry Pi, especialmente aquelas que não são capazes de executar uma área de trabalho composta.

Este sistema operacional vem com algum software interno essencial. Você terá um gerenciador de arquivos, visualizador de imagens e documentos, editor de texto, terminal, etc. Como é um lançamento oficial do Ubuntu, ele vem com um tema e um design semelhantes ao Ubuntu.

Se você deseja instalar o Ubuntu MATE mais recente no seu Raspberry Pi, precisará de um cartão SD com capacidade de pelo menos 4 GB.

3. Pidora

Pidora é um remix do Fedora, um sistema operacional conhecido. Ele possui todos os pacotes de software do Projeto Fedora compilados para se adequar à arquitetura do Raspberry Pi. Além do software essencial, também inclui os programas de acesso a dispositivos fornecidos pela Fundação.

Devido a suas modificações, o Pidora é um sistema operacional rápido e confiável. Um dos recursos mais interessantes é o 'Modo sem cabeça', que permite instalar o sistema operacional em um Raspberry Pi que não possui nenhuma tela visual (TV ou monitor).

4. Gentoo Linux

O Gentoo é um sistema operacional de código aberto baseado em Linux. É altamente otimizável e compila o código fonte de acordo com suas preferências. Por esse motivo, as compilações desse sistema geralmente são otimizadas para vários tipos de computadores. Nesse caso, é o Raspberry Pi.

Ele se adapta perfeitamente e usa software que aumenta sua segurança. É fácil de usar e fácil de instalar em algumas etapas simples. No entanto, você ainda precisará instalar algumas coisas, como o ambiente da área de trabalho. Assim como no Ubuntu MATE, é recomendável usar um cartão SD de pelo menos 4 GB para instalar o Gentoo.

5. Lakka

Lakka é um sistema operacional para jogadores nostálgicos. É uma distribuição Linux leve e gratuita que emula videogames antigos.

Fácil de instalar e fácil de usar, o Lakka possui muitos recursos excelentes, como netplay, shaders, reconhecimento automático de joypad, etc. Ele transformará seu pequeno Raspberry Pi em um console de videogame retrô.

Se você quiser tocar o bom e velho Crash Bandicoot, Zelda ou Bomberman, poderá configurá-lo no seu dispositivo. O Raspberry Pi possui uma configuração suficientemente forte para emular NES, Sega Genesis, Sony PlayStation 1 e GameBoy Advance.

Além de Lakka, os entusiastas de jogos clássicos também devem conferir outros emuladores similares para Raspberry Pi, como Retropie e Recalbox.

6. Linutop

O Linutop possui um design visual clássico e é simples de instalar. É um sistema operacional baseado em Raspbian que você pode configurar facilmente no seu Raspberry Pi. Com poucos recursos, ele inicializa em menos de trinta segundos. É suave e também será executado em configurações mais baixas. Por exemplo, ele roda muito bem em 800 MHz e 500 MB de RAM.

Este sistema operacional possui ótimos recursos de segurança. Por exemplo, a opção “Somente leitura” não permitirá salvar nenhuma alteração no sistema, a menos que você digite sua chave de segurança. Isso significa que todos os hacks, vírus e software malicioso não podem entrar no seu sistema.

Sua fala

Você concorda com a lista? Existem outros sistemas operacionais Raspberry Pi que você acha que merecem uma menção? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Os melhores sistemas operacionais raspberry pi