Eu sempre fui um sujeito bastante frugal. Não é que o dinheiro seja muito apertado, é apenas que prefiro manter meu dinheiro o mais próximo possível do meu peito. Eu sou aquele cara que vai vasculhar brechós, independentemente da renda que está recebendo, o sujeito que está sempre à procura do próximo acordo.
nada errado com isso, certo? Por que pagar o preço total por algo quando você pode gastar uma fração do dinheiro por algo que funciona tão bem?
Obviamente, existem vários riscos associados à compra de um produto usado que você nunca encontraria ao comprar um novo. Como você sabe o que está comprando é de qualidade adequada? Como você sabe se a pessoa de quem você está comprando é respeitável ou não? Esses problemas nunca são mais pronunciados do que na compra de eletrônicos antigos. Se você não tomar cuidado, será queimado.
E confie em mim, vai doer muito mais do que comprar uma camisa de baixa qualidade.
Entenda o que você está comprando
Sua primeira tarefa ao comprar uma nova tecnologia é entender exatamente o que você está procurando. Conhecer os meandros de tudo o que você está comprando o tornará consideravelmente mais eficaz em identificar um negócio ruim … muito melhor em se exercitar quando estiver sendo arrastado. Ao entender o seu produto de destino, você também saberá quais perguntas fazer aos possíveis vendedores.
Basicamente, faça sua lição de casa e saiba exatamente o que deseja. Não espere que um "vendedor" diga honestamente o que há de melhor e o pior.
Saiba de quem você está comprando
Não é demais fazer uma verificação de antecedentes de possíveis vendedores. Se você está comprando no eBay ou em um site similar, poderá contar um pouco sobre o seu vendedor com base na classificação deles. Se você estiver comprando em um estabelecimento comercial ou de varejo, procure alguns sites de avaliação como o Yelp (ou pergunte nas redes sociais).
Geralmente, tente evitar sites como o Craigslist. Embora certamente seja possível encontrar algumas ofertas absolutamente incríveis, também não há meios infalíveis de verificar se uma postagem é legítima ou não. Existem golpes de phishing e similares que são executados no Craigslist e às vezes pode ser difícil dizer a diferença.
Precaução no exercício.
Teste o produto
Assim como você provavelmente não vai querer comprar um carro antes de testá-lo, não é uma boa ideia comprar qualquer dispositivo, a menos que você possa experimentá-lo. Embora isso não seja necessariamente viável no caso de transações on-line, ao comprar algo pessoalmente, você deve insistir em garantir que funcione antes de finalizar o negócio.
Conheça a Terminologia
Embora existam alguns termos técnicos adicionais que você pode aprender com base em qual produto está planejando comprar, há dois termos básicos com os quais você deve se familiarizar ao comprar um produto usado em qualquer local:
Recondicionado: Basicamente, um item que foi reparado após ser enviado de volta ao fabricante. Um Xbox usado, por exemplo, provavelmente sofreu um anel vermelho de morte e foi enviado à Microsoft para reparo antes de ser revendido.
Recondicionado: um item que foi simplesmente usado e depois consertado para revenda. Na maioria das vezes, esse será o item que você vai comprar. Um item recondicionado também é mais provável que venha com uma garantia.
Mantenha a papelada
Em todos os casos, depois de finalizar sua compra, mantenha toda a documentação que você recebeu durante a venda. Particularmente todos os papéis relacionados à garantia do item que você acabou de comprar. Você nunca saberá quando pode precisar de um recibo.
Que outras dicas você pode ter em relação à compra de eletrônicos?