Mesmo o menor empreendimento comercial é uma tarefa assustadora. Para aqueles que têm coragem e bom senso para dar o primeiro passo, o caminho a seguir será difícil, mas esperançosamente recompensador. Agora, existem livros suficientes escritos sobre negócios para preencher uma dúzia de bibliotecas, e todos eles têm pelo menos um grande conselho. Infelizmente, há tanto tempo que você pode dedicar a lê-los, então a próxima melhor coisa é o cinema.
Veja também o nosso artigo 20 Melhores documentários transmitidos pela Netflix agora
Como empresário, você será chamado a usar muitos chapéus. Em vez de tentar se especializar em todas as funções que você deve executar, concentre-se nos princípios. Abaixo está uma lista de ótimos filmes que enfatizarão princípios sólidos, em vez de táticas, que terão valor à medida que o seu empreendimento crescer.
Jerry Maguire
Todo empreendedor inicia sua jornada com uma ótima idéia e boas intenções. É fácil se desviar ao longo do caminho e ficar tentado a deixar seus valores de lado por uma questão de progresso. Jerry McGuire é um estudo de caso sobre como se apegar ao que você sabe que é certo e se recusa a comprometer suas crenças fundamentais.
Este filme está repleto de ótimas sugestões. Os princípios a serem focados aqui são: investir pesadamente em relacionamentos pessoais e manter seus valores. Jerry Maguire mostra como uma maré alta eleva todos os barcos, mas nunca permite que você esqueça que está nela para ganhar a vida. Lembre-se da linha atemporal, "Mostre-me o dinheiro!"
A rede social
Até agora, a maioria das pessoas conhece a história de origem do Facebook, pelo menos superficialmente. A Rede Social é um ótimo filme em geral, mas possui muito valor agregado para os empreendedores. A saga da ascensão de Mark Zuckerberg é em partes inspiradoras e um conto de advertência. O roteiro foi escrito por Aaron Sorkin, que descreve seu próprio trabalho como uma pintura e não uma fotografia. Isso cria um diálogo muito digerível que se parece quase com o Zen Koans, que pode ser aplicado amplamente à estratégia de negócios.
O princípio mais importante exibido nesta peça é que, se você tem um ótimo produto, as pessoas vão querer. No entanto, é importante ser racional - só porque você acha que seu produto é ótimo não o faz. Outra lição importante é entender que você estará operando no que é funcionalmente um jogo de soma zero. Alguém terá que acabar do lado perdedor, então encontre um equilíbrio entre manter amigos e ter sucesso.
Moneyball
Se você tem a impressão de que se trata de um filme sobre beisebol, isso é compreensível, mas não exato. Sim, é a verdadeira história do lendário gerente de beisebol Billy Beane, mas isso apenas prepara o terreno para uma narrativa convincente sobre como trabalhar a partir dos fundamentos. Beane, como gerente do Oakland A's, foi colocado em uma situação em que ele teve que se adaptar ou "morrer". Moneyball é uma exposição fantástica de como idéias arraigadas e modelos desatualizados são oportunidades enormes, se você puder tirar proveito delas.
O resultado é bastante claro. Quando você se deparar com um problema, pense nos conceitos fundamentais que o causam e trabalhe a partir daí. Beane se afastou das idéias antiquadas sobre talento e aplicou análises sóbrias para tomar decisões. Essas decisões acabaram tornando sua equipe uma das mais bem-sucedidas em sua liga. Outras lições incluem avaliar críticas e ouvir pessoas com boas idéias, não importa quem elas sejam.
O fundador
A maioria das pessoas não torce por Ray Kroc ao assistir este filme. Você pode discordar dos métodos dele, mas não pode argumentar com os resultados. Ray Kroc, da fama do McDonald's, não tinha nada a ver com a abertura do primeiro restaurante, mas tinha tudo a ver com torná-lo o sucesso que é hoje. A história sofre muitas reviravoltas, mas permanece focada em como a perseverança e o pensamento geral podem ganhar o dia.
De muitas maneiras, este filme mostra o lado cruel de transformar sua visão em realidade. Kroc não se detém porque tem uma visão clara e é capaz de vender às pessoas essa visão em vez de um produto. Os princípios importantes mencionados aqui incluem o foco em um problema específico que você está resolvendo para os clientes e um plano amplo, além de uma estratégia focada.
Doze Homens Irritados
É provável que este seja o filme nesta lista que mais desperta as sobrancelhas. Pode ser difícil ver como um drama de tribunal se aplica aos empreendedores, mas há muito valor a ser colhido neste filme. O filme segue as deliberações de um júri no caso em que a maioria dos jurados tem fortes sentimentos.
Empresários experientes reconhecerão isso como uma masterclass em negociação. Grande parte de sua responsabilidade como proprietário de uma empresa será mediar discordâncias, de uma forma ou de outra. 12 Angry Men mostra como empatia, pressão suave e uma infinidade de outras táticas podem ser usadas para conquistar as pessoas ao seu lado sem criar ressentimento.
De Hollywood ao Vale do Silício
No filme Indiana Jones e a Última Cruzada, há uma cena famosa em que Indy tem que entrar em um abismo para alcançar o Santo Graal e, finalmente, salvar seu pai. Esta é uma excelente ilustração de como é ser um empreendedor. Você terá pessoas dependendo de você, metas projetadas a serem alcançadas e muitos concorrentes torcendo para que você falhe. Enquanto isso, você deverá assumir a maior parte dos riscos e liderar a cobrança.
Realizar seus sonhos é uma tarefa difícil. Felizmente, você pode extrair algumas lições valiosas dos filmes. Como Indiana, você está trabalhando para um bem maior, por isso não se esqueça de jogar um pouco de areia atrás de você para mostrar aos outros o caminho.
Quais filmes o inspiraram mais ao longo de sua carreira como empreendedor? Nos comentários abaixo, informe-nos se você tiver cenas ou citações favoritas de filmes que ajudem na sua tomada de decisão.