Além dos provedores de serviços de email pago, existem muitos provedores de serviços de email gratuitos que oferecem planos alternativos pagos. Eles geralmente vêm com promessas de espaço de armazenamento extra, mais controle sobre os dados que estão sendo coletados e, às vezes, até melhorias na interface do usuário.
Veja também o nosso artigo Nove dos provedores de email mais seguros
, discutiremos quatro dos melhores provedores de serviços de e-mail gratuitos e os julgaremos não apenas pela popularidade, mas também pelo que eles podem fazer.
Gmail
O Gmail é talvez o serviço de e-mail gratuito mais popular. Embora exista há apenas 14 anos, este serviço desenvolvido pelo Google atende a mais de um bilhão de usuários em todo o mundo.
Com o Gmail, os usuários podem armazenar até 15 gigabytes de dados em suas contas de email. Mesmo no início, o 1 gigabyte de capacidade de armazenamento que o Google oferecia era superior às ofertas da maioria dos concorrentes.
O Gmail também é popular entre as empresas. Embora a maioria dos usuários recorra ao Gmail para obter um endereço de email pessoal, algumas empresas também usam o serviço de email do Google.
Um dos recursos mais legais é que você pode usar vários endereços com uma única conta. O truque é alterar levemente o endereço para que o Google ainda possa reconhecê-lo. Um exemplo seria:
-
Isso ajuda na classificação através de mensagens e boletins. Você pode manter um endereço para mensagens pessoais e outro para mensagens profissionais. Você pode até configurar um endereço que lide com todo o seu tráfego de mídia social.
O Gmail também oferece suporte a idiomas para mais de 70 idiomas. Algumas outras vantagens interessantes incluem suporte a escrita, teclados virtuais e transliterações. O Google Hangouts é outro recurso interessante que permite que os usuários interajam entre si em mensagens e videochamadas.
A interface do usuário do Gmail é a mais direta possível. As fontes, o plano de fundo e os menus são os mais organizados possível. Usar o Gmail com todos os seus recursos é bastante simples, mesmo para quem não tem experiência com computadores.
Yahoo! Enviar
Yahoo! O Mail foi lançado em 1997 como um serviço de email dos EUA. O histórico do serviço não é perfeito, e é por isso que ficou muito atrás do Gmail. Yahoo! O correio nunca conseguiu ultrapassar o limite de 1 bilhão de usuários e, no entanto, ainda é um dos serviços mais populares do planeta.
A cada dois anos, o serviço traz algumas novas melhorias. Pequenas atualizações são feitas para melhorar o recurso de pesquisa, suporte de mídia social e interface do usuário.
A interface original era bastante simples, mas as iterações mais recentes usam mais gráficos e fontes mais animadas para destacar os menus e certos recursos.
Um recurso interessante de design é a organização da pasta. Pelo menos em comparação com o Gmail, Yahoo! O correio brilha na criação e organização da pasta. Você pode rotular cada pasta e reorganizá-las livremente. Essa é uma vantagem significativa para quem possui necessidades complexas de classificação e não deseja comprometer o acesso rápido ao fazê-lo.
Yahoo! O correio estava no auge de sua popularidade quando os usuários também usavam o Yahoo! Mensageiro. E, em 2007, o messenger foi integrado ao serviço de email baseado na Web. Devido a violações de segurança anteriores, muitos usuários não consideram o Yahoo! Mail para ser tão profissional quanto o Gmail ou o Outlook.
Dito isto, ele ainda possui centenas de milhões de usuários ativos mensalmente. Para quem não precisa de um limite de transferência de 25mb e prefere uma interface de usuário com gráficos mais modernos, o Yahoo! O correio é um dos melhores serviços gratuitos de e-mail.
Outlook
O Outlook é a resposta da Microsoft ao Gmail e Yahoo! Enviar. Lenta mas seguramente, esse serviço cresceu e se tornou um dos provedores de serviços de email mais populares do mundo.
A interface do Outlook não é tão diferente da do Gmail. É bastante simples e sem cores. Suas características, por outro lado, merecem uma análise mais detalhada.
Você pode usar os serviços de armazenamento em nuvem. Você pode enviar anexos do OneDrive, Google Drive, Dropbox e Box se vincular suas contas ao seu endereço de email do Outlook.
Ao contrário da apresentação de slides de fotos do Gmail, o Outlook usa um visualizador integrado mais suave. As imagens parecem maiores, tornando mais fácil classificá-las e fazer o download das que você precisa.
Até a leitura de e-mails é bastante suave. Em vez de abrir um único email na página do seu navegador, o Outlook permite que os usuários abram emails em novas guias na interface da conta de email.
O Outlook também permite que os usuários criem endereços de email alternativos para suas contas. É semelhante ao serviço do Gmail, mas possui menos restrições de digitação.
Uma das coisas mais legais sobre o Outlook é talvez o recurso de bloqueio de e-mails. Ao contrário da maioria dos provedores de serviços de email, o Outlook permite que você bana mais do que apenas remetentes individuais. Você pode bloquear e-mails de um nome de domínio inteiro, o que é uma maneira rápida de lidar com boletins ou spam.
ProtonMail
Poucas pessoas comuns conhecem o ProtonMail. O ProtonMail foi o primeiro provedor de serviços de e-mail que integrou a criptografia de ponta a ponta para proteger as contas dos usuários. A maioria dos provedores de serviços de email, especialmente os gratuitos, tem a falha de permitir acesso ilimitado às suas comunicações eletrônicas.
A Criptografia de Acesso Zero do ProtonMail garante que as mensagens de email sejam ilegíveis por qualquer pessoa que não seja o proprietário da conta. Outro recurso interessante é a política de não rastreamento e registro.
Isso é um pouco semelhante ao que alguns provedores de VPN oferecem para garantir o anonimato do usuário ao navegar na Internet. Isso inclui nenhuma gravação de endereços IP ou pesquisas na Internet.
O ProtonMail é surpreendentemente seguro para um serviço gratuito. E, apesar de não ter os melhores recursos em termos de interface do usuário, seus usuários estão dispostos a comprometer a facilidade de uso para uma privacidade superior.
Pode não ser o serviço de email mais popular devido às agressivas estratégias de marketing e apoio financeiro do Yahoo, Microsoft e Gmail, mas em termos de segurança e privacidade, está superando os gigantes do setor.
Um pensamento final
É fácil entender como ameaças cibernéticas recentes e invasões de privacidade emitidas pelo governo podem tornar algumas pessoas desconfiadas de provedores de serviços de e-mail gratuitos. No entanto, é importante entender que pagar por um serviço de email não significa que você não está cedendo seus dados de qualquer maneira.
A boa notícia é que o email não é um serviço pelo qual você deve pagar como indivíduo. Também não é um serviço pelo qual você deve pagar se tiver uma empresa pequena ou uma loja on-line de pequeno a médio porte.
Existem muitas alternativas para as quatro principais escolhas, caso você queira explorar ainda mais.