Longe vão os dias em que você tinha que alinhar seus quartos com prateleiras e fios, se quisesse ter um sistema de entretenimento doméstico decente. Agora, com o advento do armazenamento em nuvem e do streaming da Internet, basta uma pequena configuração e você pode ter toda a sua biblioteca na ponta dos dedos.
Veja também o nosso artigo Os melhores aplicativos de podcast para Android
Literalmente, de fato, se você usar o telefone como o hub do seu sistema de home theater. No entanto, há um grande número de aplicativos disponíveis na Google Play Store; portanto, pode ser um pouco difícil encontrar o melhor para o que você deseja.
Alguns são pagos, outros são gratuitos, e outros seguem a linha entre os dois, oferecendo testes limitados ou restringindo certas opções atrás de um paywall, e muitos deles têm anúncios de uma maneira ou de outra. Qual aplicativo de servidor é adequado para você depende de quais dispositivos você fará o streaming, pois nem todo hardware ou software é universalmente compatível.
Ajuda a saber um pouco sobre o que você está trabalhando, por isso, forneceremos todas as informações necessárias para começar a transmitir a partir do seu telefone Android com o mínimo de confusão.
O que é DLNA?
A Digital Living Network Alliance (DLNA) foi fundada em 2003 por uma coleção dos principais nomes da tecnologia, incluindo Intel, Microsoft e Sony, a fim de criar um método para compartilhar mídia digital em dispositivos multimídia.
De vídeo, imagens, músicas e até o que está na tela do seu telefone, graças ao DLNA, você pode transmitir facilmente de um dispositivo para outro a partir do conforto do seu sofá.
Com mais de 25.000 dispositivos certificados diferentes, e quase 4 bilhões deles já em circulação até 2017, tudo o que você precisa para colocar seu sistema de entretenimento doméstico em funcionamento é o dispositivo certo, com o software certo.
Como ele se encaixa?
Existem três categorias amplamente definidas nas quais todos os dispositivos certificados para DLNA se enquadram. As categorias são:
- Dispositivos de rede doméstica - por exemplo: um PC; um NAS (armazenamento conectado à rede); uma TV
- Dispositivos móveis portáteis - por exemplo: seu telefone Android; uma camera digital; um tablet.
- Dispositivos de infraestrutura doméstica - por exemplo: um roteador.
As categorias são divididas em grupos menores, com base na tarefa que eles executam como parte da rede de mídia. Qualquer dispositivo pode (e freqüentemente desempenhará) várias funções, como um laptop, capaz de armazenar e transmitir dados, além de reproduzir a partir de outros dispositivos de armazenamento.
O dispositivo que envia os arquivos de mídia é chamado Digital Media Server, e um dispositivo que pode acessá-lo remotamente é chamado Digital Media Player. Existem também os renderizadores de mídia digital, que apenas recebem os dados em vez de acessá-los, e os controladores de mídia digital, que funcionam essencialmente como um controle remoto.
É a parte do servidor que mais nos interessa para o bem desta lista, embora alguns dos aplicativos funcionem como mais do que apenas um servidor, com a funcionalidade de reprodução e controle incluída em muitas das opções.
Lembre-se de que, com tantas versões diferentes de dispositivos e software por aí, você pode precisar experimentar um ou dois aplicativos para encontrar o que funcionará para as marcas de dispositivos que você está tentando unir.
DLNAServer
Começando com um aplicativo muito simples e fácil de usar, o DLNAServer é tão imaginativo em termos de opções quanto em seu nome. Se você está apenas procurando um servidor com pouca sobrecarga e sem sinos e assobios sofisticados, este é um bom lugar para começar. Além disso, é gratuito e não possui anúncios, o que é um bônus.
Transmissão do servidor
Uma opção atraente e fácil de usar, o Server Cast tem mais opções e uma variedade decente de dispositivos suportados. Ele pode ser transmitido de provedores de armazenamento on-line, pode ler listas de reprodução e os desenvolvedores estão abertos a sugestões se o seu dispositivo ainda não for suportado. Menos recursos do que algumas das outras entradas, mas uma opção decente no nível da entrada.
BubbleUPnP
Este aplicativo tem muitas opções e suporta praticamente qualquer dispositivo habilitado para DLNA. Ele também pode transmitir diretamente de serviços de armazenamento em nuvem, como o Dropbox e o Google Drive, para que você nem precise armazenar as mídias localmente. Possui transcodificação; portanto, se você tentar reproduzir algo que normalmente não é suportado pelo dispositivo cliente, ele tentará convertê-lo rapidamente.
Outros recursos úteis incluem vários modos aleatórios, um visualizador de imagens em tela cheia, listas de reprodução editáveis e filas de reprodução. Este é um dos melhores aplicativos com todos os recursos, embora alguns dos recursos sejam limitados por um paywall e não seja muito atraente.
Elenco de alta fidelidade
Este é mais voltado para a sua biblioteca de músicas, com muitos recursos para o seu prazer em áudio. Possui reprodução contínua nos dispositivos Chromecast e Google Home, normalização de volume, capacidade total de reprodução aleatória, scrobbling na Last.fm e até mesmo transmissão de rádio pela Internet. Uma desvantagem é que a versão gratuita ocasionalmente interrompe sua audição com anúncios, mas você recebe o que paga.
Plex
Por último, mas não menos importante, nenhuma lista estaria completa sem o Plex. De mãos dadas, um dos melhores aplicativos de media center disponíveis, com uma enorme lista de recursos e muito mais funcionalidade do que apenas um servidor. A versão gratuita tem tudo o que você precisa em um servidor de mídia e muito mais.
A excelente captura de metadados fornece todos os detalhes sobre o que você está assistindo ou ouvindo, e lembra até onde você chegou a qualquer dispositivo conectado a ele. Possui suporte completo para legendas e pode transmitir praticamente qualquer coisa. Além disso, permite que você use seu telefone como um controlador ao mesmo tempo. Em caso de dúvida, tente Plex.