Anonim

Os SSDs estão substituindo rapidamente os HDDs tradicionais como unidades de armazenamento. Atualmente, quase todo mundo usa um SSD como uma unidade do SO e alguns ainda podem preferir a relação custo-benefício dos HDDs como unidades de armazenamento secundário.

No entanto, à medida que a tecnologia continua avançando, os SDDs estão caindo de preço. Tão rápido quanto os SDDs e tão preferíveis quanto são para uma variedade de processos, eles ainda são bastante frágeis. A execução de um programa ocasional de digitalização ou otimização é recomendada se você deseja maximizar o desempenho ou a vida útil dos mesmos.

Aqui estão algumas das melhores ferramentas utilitárias de SSD que você pode usar em praticamente qualquer sistema operacional.

Caixa de ferramentas da unidade de estado sólido Intel

Se você estiver usando um SSD Intel, a caixa de ferramentas da unidade de estado sólido é a ferramenta que você deseja ter. É uma ferramenta simples de diagnóstico, mas como foi projetada para a Intel pela Intel, é uma das ferramentas mais precisas que você pode usar no seu sistema - e é totalmente gratuito.

O software mostra informações sobre a integridade da unidade, vida útil estimada, bem como sua funcionalidade de leitura e gravação. Você pode usar a SSD Toolbox para executar diagnósticos rápidos ou completos e otimizar o desempenho de qualquer SSD Intel.

Você também pode obter detalhes SMART ou atualizar o firmware. Outro recurso interessante é o Secure Erase. Isso permite excluir tudo em um SSD secundário que você instalou, garantindo que os dados sejam irrecuperáveis. É uma boa maneira de descartar informações confidenciais.

Samsung Magician

Visto que a Samsung lidera o grupo no que diz respeito aos SSDs, faz sentido que a empresa também ofereça uma ferramenta de diagnóstico de alto desempenho para sua linha de SSDs. O Samsung Magician é um pouco mais complexo que o SSD Toolbox da Intel, pois parece mais um conjunto de gerenciamento do que um aplicativo simples.

O Magician permitirá que você configure perfis, ajuste as classificações de desempenho e defina a capacidade e a confiabilidade máximas. Você também pode atualizar o firmware ou fazer o downgrade para evitar incompatibilidades com o sistema operacional.

Otimização e diagnóstico são apenas a ponta do iceberg. O que o Samsung Magician oferece por meio do modo RAPID vale a pena ainda mais. Esse modo pode usar 1 GB da DRAM do seu sistema como cache para dados quentes ou dados acessados ​​com freqüência. Isso melhorará o desempenho geral, especialmente os números de velocidade de leitura.

Por último, mas não menos importante, se você não estiver satisfeito com os resultados do diagnóstico e seus benchmarks, sempre poderá otimizar o SSD da Samsung para o sistema operacional atual com o recurso de otimização do sistema operacional no Samsung Magician.

Informações sobre o Crystal Disk

O Crystal Disk Info é um software de código aberto que pode fornecer informações de saúde e temperatura para o seu SSD ou HDD. É uma das poucas ferramentas utilitárias gratuitas que podem coletar dados precisos para os dois tipos de unidades de armazenamento e trabalhar com unidades de todos os fabricantes.

Obviamente, também são fornecidas informações gerais. Você pode verificar atualizações de firmware, detalhes de portas, tamanho do buffer, velocidades de leitura e gravação, consumo de energia e informações SMART. Você também pode usá-lo para fazer alguns pequenos ajustes no gerenciamento de energia e nas notificações. As únicas desvantagens do software são que ele não funciona em sistemas baseados em Linux e não pode executar atualizações de firmware.

Vida SSD

Outra ferramenta interessante que você pode usar é o SSD Life. Este software utilitário se concentra muito mais na integridade e vida útil do SSD do que em outras métricas. Possui boa compatibilidade com os principais fabricantes de SSDs, incluindo o próprio SSD do Apple MacBook Air.

Este software permite executar diagnósticos de integridade, vida útil e desempenho geral do SSD. Você obterá resultados precisos e poderá detectar defeitos críticos que afetam diretamente a vida útil restante ou as velocidades de leitura e gravação.

Observe que este software não é gratuito. A versão de teste dura apenas sete dias e tem funcionalidade limitada.

Utilitário SSD Toshiba

Se você estiver usando um SSD da OCZ, o Toshiba SSD Utility é provavelmente o melhor software que você pode usar, independentemente do seu sistema operacional. Ajuda a monitorar o SSD em tempo real e fornece informações sobre a integridade da unidade, vida útil restante, espaço de armazenamento e desempenho geral.

Ao mesmo tempo, ele também atua como um gerenciador de unidades e uma ferramenta de otimização. Você pode alternar entre vários modos, dependendo do SSD ou do uso pretendido do seu equipamento (jogos, estação de trabalho, edição de vídeo etc.). Ao usar esses modos predefinidos, você pode melhorar o desempenho da unidade e aumentar sua longevidade para várias situações.

Observe que este software não funciona em sistemas de 32 bits.

Uma observação sobre as ferramentas de diagnóstico SSD fabricadas pelo fabricante

Obviamente, existem dezenas de outras ferramentas de diagnóstico que você pode usar para monitorar, diagnosticar e otimizar seu SSD. Alguns são gratuitos e outros custam dinheiro. Mas, no final das contas, é melhor manter o software fornecido pelo fabricante do seu SSD.

Por exemplo, embora a Intel SSD Toolbox seja uma ferramenta básica em comparação com o que outros fabricantes oferecem, ela fornecerá as informações mais precisas para o seu Intel SSD. Além disso, ele permite que você mantenha seu firmware atualizado, além de definir diagnósticos e verificações periódicas. O mesmo vale para Samsung, Toshiba, Kingston e todos os outros principais fabricantes.

Também é importante ter em mente que essas ferramentas utilitárias geralmente são gratuitas. Tudo o que você baixa e suporta compatibilidade entre marcas pode acabar custando dinheiro e / ou fornecendo informações menos precisas.

As melhores ferramentas de diagnóstico para verificar a saúde do seu ssd