Os navegadores de sites estão entre os pacotes de software mais essenciais atualmente. Os navegadores são muito mais do que programas que apenas abrem sites, como também leitores de PDF, editores de imagem, players de mídia, janelas de videoconferência, gravadores de tela, navegadores de arquivos e muito mais com extensões extras. Há uma boa variedade de navegadores para Windows, e o melhor é que todos são freeware ou software de código aberto. Estes são alguns dos melhores navegadores que você pode adicionar ao Windows 10 e outras plataformas compatíveis.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
Raposa de fogo
O Mozilla Firefox é um navegador altamente classificado para Windows, compatível com a maioria das principais plataformas de sistemas operacionais, exceto o iOS. Embora tenha perdido terreno para alguns softwares rivais, ainda é um dos navegadores mais flexíveis e mais rápidos. O Firefox foi um dos primeiros navegadores a adotar a navegação com guias e influenciou o esmagamento do domínio do Internet Explorer na cena do navegador.
O Firefox é um dos navegadores mais personalizáveis. Na guia Personalizar o Firefox, os usuários podem reconfigurar a barra de navegação do navegador adicionando ou removendo botões e selecionando novos temas. Com alguns complementos extras, você pode personalizar ainda mais os temas e transformar a barra de guias e a barra de ferramentas de navegação do navegador. Ao contrário do Chrome, você também pode adicionar novas cores às guias da página com complementos. A página about: config, que este artigo do Tech Junkie aborda com mais detalhes, possui ainda mais configurações de personalização para o Firefox.
O Firefox também possui um extenso repositório de complementos (caso contrário, extensões). Existem mais de 15.000 complementos para o Firefox, número que poucos outros navegadores podem igualar. A Mozilla também confirmou que está adicionando suporte à API WebExtensions no Firefox, para que mais extensões do Chrome sejam compatíveis com o navegador.
Google Chrome
A base de usuários do Chrome é maior que todos os outros navegadores combinados! Portanto, atualmente é o navegador líder por uma margem considerável. Isso pode estar relacionado à interface do usuário simplificada, velocidade, suporte aos mais recentes padrões de código da web e uma enorme biblioteca de extensões. O Chrome definiu a tendência das interfaces minimalistas do navegador com uma barra de ferramentas reduzida a apenas uma barra de URL e três ou quatro botões. Isso, juntamente com alguns outros recursos do Chrome, impulsionou o navegador para o topo da pilha.
A velocidade do Chrome certamente supera a maioria dos outros navegadores. Existem vários benchmarks que destacam que o Chrome é um dos navegadores mais rápidos, como JetStream, RoboHornet e Kraken. O Chrome também tem o melhor suporte para o padrão HTML5 mais recente. No entanto, o Chrome consome mais recursos do sistema do que a maioria dos navegadores.
O suporte a extensões é outra grande vantagem que o Chrome possui quando comparado a navegadores como o Edge. O Chrome provavelmente possui o maior número de extensões para turbinar o navegador. Com extensões extras, você pode transformar a página Nova guia do navegador (conforme abordado nesta postagem), adicionar novas barras laterais, ferramentas de edição de imagem, gravadores de tela, gerenciadores de guias, guias histórico da página e muito mais no Chrome.
O Chrome também possui algumas novidades que você pode não encontrar em outros navegadores. Por exemplo, inclui um Gerenciador de tarefas interno que pode ser útil. O navegador traduzirá automaticamente páginas da Web estrangeiras para você. A barra de URL Omnibox do Chrome, abordada nesta postagem sobre Tech Junkie, também fornece muitas opções e ferramentas de pesquisa úteis com algumas extensões extras.
Ópera
O Opera é um navegador mais inovador do que a maioria dos outros. Ele possui um design de interface do usuário mais original que o Firefox e o Chrome, com alguns recursos interessantes. Portanto, essa é certamente uma boa alternativa ao Chrome que você pode adicionar ao Windows e a outras plataformas notáveis pressionando o botão Baixar agora na página inicial do Opera.
A interface do usuário mais exclusiva do Opera inclui uma página inicial da Discagem rápida, equivalente à página da guia Novo do Chrome. Esta é efetivamente uma página de favoritos visuais que inclui atalhos de sites e extensões. Além disso, o Opera inclui um painel da barra lateral à esquerda da janela ao qual você pode adicionar extensões extras. O menu principal do Opera também está no canto superior esquerdo da janela, em vez de no lado direito.
Além de seu design original, o Opera tem mais algumas opções inovadoras. Os usuários podem selecionar uma opção do Modo Turbo que ativa a compactação de página do navegador para acelerar a navegação. Os gestos do mouse permitem que os usuários naveguem com movimentos específicos do mouse, algo que você precisará de extensões extras para adicionar ao Google Chrome e Firefox. Você pode reproduzir vídeos HTML do YouTube em janelas separadas da área de trabalho com a ferramenta Saída de vídeo do Opera. É também um dos primeiros navegadores a incluir um bloqueador de anúncios integrado, que pode acelerar o Opera um pouco mais.
Outra grande coisa sobre o Opera é que você pode adicionar extensões do Chrome a ele. Você pode fazer isso com a extensão Download Chrome para o navegador, que expande consideravelmente o número de extensões disponíveis para o Opera. Além disso, o Opera também possui suas próprias extensões mais exclusivas; e alguns adicionam relógios, previsões do tempo, vídeos e fotos à página Discagem rápida.
Vivaldi
O Vivaldi é um dos novos navegadores lançados em 2015. Este é um navegador que deve reviver muitos dos recursos encontrados nas versões anteriores do Opera com muitas novas opções na parte superior. Portanto, não é de surpreender que o design da interface do navegador seja comparável ao Opera, e o Vivaldi inclui uma variedade de opções que você não encontrará no Chrome ou Firefox. Em termos de opções de personalização, é o melhor navegador que eu já vi. Você pode clicar em Download grátis nesta página para adicionar o software ao Windows.
A interface do usuário do Vivaldi é muito mais flexível que a maioria dos navegadores, pois inclui amplas opções de personalização. Por exemplo, os usuários podem alterar a posição da barra de guias. Você também pode reposicionar o URL e as barras de favoritos e adicionar transparência às guias. A opção de cor Usar tema da página de Vivaldi altera as cores da guia para que correspondam aos sites abertos no navegador. Além disso, o Vivaldi possui o painel lateral clássico do Opera, no qual você pode adicionar marcadores e reconfigurar. Isso efetivamente fornece uma barra lateral de favoritos.
Vivaldi tem opções e recursos que, surpreende-me, não foram mais amplamente incorporados em outros navegadores. Por exemplo, é um dos poucos navegadores que inclui visualizações em miniatura da guia página, que são semelhantes às visualizações em miniatura na barra de tarefas do Windows. O empilhamento de guias é outro ótimo complemento para o software que permite agrupar duas ou mais guias. Com a opção lado a lado de Vivaldi, você pode exibir até quatro páginas do site em uma pilha de guias na mesma janela. Na parte inferior da janela do Vivaldi, também existem várias configurações de exibição da página, como Bloqueador de conteúdo (que bloqueia anúncios), Filtro em preto e branco e Filtro em escala de cinza .
Como o Vivaldi é baseado no Chromium, você pode adicionar extensões do Google Chrome a ele. Portanto, mesmo sendo um navegador novo, ele já possui um extenso repositório de extensões. Como tal, o Vivaldi é certamente um navegador promissor; e com outras atualizações, provavelmente ficará melhor ainda.
Beira
O Internet Explorer recusou a tal ponto que a Microsoft lançou o Edge. O Edge agora é o navegador padrão para Windows. Esse navegador mais recente não apresenta um grande número de novas opções e recursos, mas é um aprimoramento notável no IE em termos de velocidade e suporte aos mais recentes padrões da web.
Como o navegador da Microsoft, Edge obviamente tem a melhor integração com o Windows. Por exemplo, os usuários podem selecionar a opção Fixar esta página na estrela t para adicionar atalhos de página ao menu Iniciar. O Edge também se integra ao assistente digital Cortana do Windows 10. A Cortana pode oferecer sugestões através da barra de URLs do Edge, e você também pode selecionar uma opção Ask Cortana no menu de contexto do navegador. O Internet Explorer é o único outro navegador que se aproxima da integração do Windows no Edge.
Fazer uma anotação na Web é talvez a opção mais nova do Edge. Essa opção permite capturar um instantâneo de uma página de site e adicionar notas ou outras anotações a ela com suas ferramentas de caneta. Listas de leitura é outro novo recurso que oferece outra maneira de marcar páginas com miniaturas extras de imagens incluídas. A Microsoft também aprimorou as Ferramentas de Desenvolvedor do Edge com os mapas de origem Unified Performance Profiler e SASS & LESS.
A principal falha do Edge é a falta de extensões. Agora existem algumas extensões para o navegador, mas esse é um número muito pequeno de complementos em comparação com o Google Chrome, Opera e Firefox. O Edge precisará de pelo menos alguns anos para acompanhar os repositórios de extensões desses navegadores. No entanto, o Microsoft Edge Extension Toolkit está permitindo que os desenvolvedores convertam extensões do Chrome em Edge, o que garantirá um suporte adicional ao navegador.
Portanto, Firefox, Chrome, Edge, Opera e Vivaldi são atualmente os melhores navegadores para Windows e a maioria das outras plataformas. Inúmeros benchmarks destacam que o Firefox e o Chrome são os navegadores mais rápidos. No entanto, Vivaldi tem as mais abrangentes opções de personalização; e o Opera tem o melhor suporte de extensão graças ao complemento Download Chrome Extension. Mas nenhum deles pode superar a integração do Windows 10 do Edge.