A Apple deixou claro durante sua palestra na WWDC na segunda-feira que um dos principais objetivos da empresa é tornar a experiência do usuário em todos os seus produtos o mais consistente possível. Os passos iniciais foram dados anos atrás com o lançamento de recursos como favoritos sincronizados e iCloud Tabs, e a Apple aumentou a aposta esta semana com uma série de anúncios relacionados à sincronização de documentos e mensagens, integração de chamadas telefônicas e "transferências" de aplicativos.
Uma área que a Apple não detalhou durante a palestra é o histórico do Safari. O Safari 8.0, incluído como parte do OS X Yosemite, apresenta o histórico sincronizado, disponibilizando a lista de sites que você visita em todos os seus dispositivos vinculados à mesma conta do iCloud. Naturalmente, a Apple também introduziu a capacidade de limpar seu histórico de todos os dispositivos. Usar a opção familiar em Safari> Histórico> Limpar histórico avisa que "a limpeza removerá o histórico dos dispositivos conectados à sua conta do iCloud". Esse novo processo limpa apenas a lista de históricos, e não os cookies ou outros dados em cache do site.
A Apple também pegou uma página do Google Chrome e agora permite que os usuários decidam se desejam limpar o histórico de todos os tempos, dos últimos dois dias, do dia atual ou apenas da última hora.
O histórico sincronizado do Safari será ótimo para alguns usuários, mas também apresenta preocupações de privacidade e segurança para aqueles que compartilham Macs e iDevices. Por exemplo, os pais que visualizarem conteúdo adulto em seu Mac precisarão lembrar que seus filhos com acesso a um iPad familiar com a mesma conta do iCloud poderão ver o histórico do navegador se souberem onde procurar. Mais inocentemente, alguém que compra um presente de aniversário secreto para o cônjuge pode, inadvertidamente, estragar a surpresa se usar um iDevice compartilhado e esquecer de limpar a história depois das compras. Obviamente, navegadores como o Chrome já oferecem suporte à sincronização opcional de histórico, embora não esteja ativada por padrão.
Ainda está no início do processo de teste beta para OS X Yosemite e iOS 8, então veremos como o feedback do desenvolvedor molda a decisão da Apple de modificar esse novo recurso de histórico compartilhado.