Se você usar uma imagem JPEG de alta qualidade como papel de parede do Windows, poderá ter notado que o que vê na área de trabalho não é tão bom quanto o arquivo original. Isso porque quando você define uma imagem JPEG como papel de parede do Windows, o sistema operacional a compacta automaticamente para melhorar o desempenho da interface do usuário da área de trabalho.
Houve um tempo em que esse era um recurso importante, pois os PCs típicos, muitos anos atrás, talvez não tivessem o poder de computação para acomodar uma imagem de alta qualidade sem diminuir a velocidade de outras partes do sistema operacional. Mas os PCs modernos, especialmente os que executam o Windows 10, são muito mais rápidos agora e podem lidar facilmente com qualquer imagem JPEG de tamanho razoável, sem afetar visivelmente a experiência do usuário em outros lugares.
Apesar disso, o comportamento padrão até nas versões mais recentes do Windows 10 ainda é compactar automaticamente a imagem do papel de parede da área de trabalho. Existem soluções alternativas que envolvem a edição do Registro, mas muitos usuários relatam que nem sempre funcionam. E mesmo quando o fazem, as atualizações do sistema Windows frequentemente redefinem a configuração e compactam a imagem do papel de parede novamente. Então, como um usuário pode garantir que sua imagem de papel de parede cuidadosamente escolhida seja exibida com a mais alta qualidade possível?
Use imagens PNG para papel de parede da área de trabalho do Windows
Uma solução relativamente fácil para esse problema é usar um arquivo PNG em vez de JPEG para o papel de parede do Windows. Os arquivos PNG oferecem suporte nativo à compactação sem perdas e, portanto, embora sejam maiores que um JPEG equivalente, o Windows não compactará a imagem ao defini-la como papel de parede da área de trabalho.
É difícil mostrar isso visualmente devido à compactação de imagens postadas online, mas podemos demonstrar a diferença entre como o Windows trata os papéis de parede JPEG e PNG por meio de algo mais concreto. Veja que, quando você define uma imagem como papel de parede da área de trabalho, o Windows a copia para o seguinte local:
C: UsersAppDataRoamingMicrosoftWindowsThemes
A imagem é salva sem uma extensão de arquivo e o nome TranscodedWallpaper . Se observarmos uma imagem de papel de parede JPEG de exemplo, o arquivo original em nossa pasta Imagens é 2.421 KB. O arquivo criado pelo Windows, no entanto, é de apenas 471KB.
Mas se usarmos um arquivo PNG para nossa imagem de papel de parede, você verá que o arquivo TranscodedWallpaper tem quase exatamente o mesmo tamanho que o arquivo de origem (os metadados da propriedade do arquivo representam uma diferença muito pequena de tamanho).
O principal argumento é que o Windows está usando o arquivo PNG completo como imagem de papel de parede da área de trabalho sem reduzir sua qualidade via compactação. Muitos usuários podem não se importar com, ou até conseguirem ver, a diferença de qualidade ao usar um papel de parede JPEG compactado, mas se você notou algo faltando enquanto olhava para a área de trabalho do Windows, alternar para um papel de parede PNG pode ser o caminho para ir. Como mencionado, os arquivos PNG serão maiores que os JPEGs, mas em resoluções típicas de papel de parede, a diferença provavelmente será de alguns megabytes, no máximo.