Anonim

Os avanços tecnológicos afetaram a maneira como trabalhamos, comunicamos, namoramos e brincamos. Agora, esses mesmos avanços na conectividade sem fio e na onipresença dos smartphones estão ajudando os proprietários a monitorar e automatizar tarefas em casa.

Você pode imaginar usar o smartphone para poder ligar ou desligar as luzes da sua casa ou monitorar o sistema de aquecimento / refrigeração da sua casa? Já está aqui e mais pessoas estão se aproveitando disso. Desde o monitoramento das luzes em sua casa, até a elevação ou redução das persianas, as redes de controle doméstico sem fio estão desempenhando um grande papel.

E com acesso remoto aos seus sistemas domésticos via smartphone, você pode controlar mais seu ambiente doméstico enquanto viaja a negócios ou lazer. Isso tem benefícios em economizar dinheiro com o uso de ar-condicionado ou aquecimento, controle da geladeira, luzes, persianas e muito mais.

A automação residencial através de controles de rede sem fio é uma indústria em crescimento. A empresa de pesquisa de mercado de tecnologia ABI Research estimou em seu relatório de automação residencial, segurança e monitoramento de 2012 que até 2017, 90 milhões de residências em todo o mundo usarão sistemas de automação. Esse é um sólido crescimento de 60% nos próximos cinco anos.

A ABI sugeriu que os aplicativos de smartphone são os principais fatores para permitir que os proprietários controlem e verifiquem suas casas onde quer que estejam. E isso está ajudando a reduzir os custos de opções de conectividade por meio de ofertas mensais de assinantes, em vez dos altos custos tradicionais de grandes instalações iniciais e compra de equipamentos.

Começando

Para a maioria das pessoas, o primeiro passo para as tecnologias de casa inteligente (automação residencial) é criar uma rede de controle sem fio que controla dispositivos simples, como luzes ou persianas. Para começar a criar um sistema de controle sem fio doméstico, existem dois protocolos populares para o controle de automação residencial. Um é o ZigBee e o outro é o Z-Wave.

Esses protocolos sem fio são sistemas sem fio de curto alcance e baixa potência que incorporam redes em malha para permitir cobertura em toda a casa. Além disso, essas redes não interferem nas redes sem fio Bluetooth ou Wi-Fi mais comuns que você já pode ter em casa.

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais as redes de controle sem fio já estão automatizando as funções básicas de sua casa com a tecnologia. Esses sistemas estão sendo integrados em novas residências e os proprietários procuram atualizar nos modelos mais antigos.

Segurança doméstica sem fio

Se você é um proprietário que trabalha fora de casa, conhece o valor de um bom sistema de segurança doméstica. Durante anos, os sistemas domésticos tradicionais foram conectados a um telefone fixo e a estações de monitoramento, o que levou a produtos como alarmes de intrusão, sistemas de controle de acesso a portas e câmeras de vigilância externas ligadas a sistemas de segurança em circuito fechado.

O aumento da tecnologia celular e do uso de smartphones está trazendo novos sistemas de segurança doméstica ligados a sinais celulares e acesso à Internet para as massas. Esses sistemas sem fio funcionam mesmo em caso de falta de energia, acesso à Internet interrompido ou mesmo quando as linhas telefônicas são cortadas. Acessível e fácil de instalar, os sistemas sem fio são altamente recomendados para quem deseja evitar a instalação de equipamentos nas paredes ou renunciar à fiação complicada sem comprometer a segurança.

Uma empresa, a LifeShield (www.lifeshield.com), oferece um aplicativo Web e móvel chamado LifeView, que oferece aos proprietários acesso em tempo real aos sistemas de segurança doméstica, e é acessível aos usuários através de seus smartphones, tablets ou PCs, sem custo adicional. Ter essa acessibilidade ao seu sistema de segurança residencial em movimento provavelmente será um grande boom para os proprietários nos próximos anos.

Necessidades alimentares de cozinha

A tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) via sistemas de automação residencial está se tornando uma ferramenta útil para identificar o conteúdo da geladeira, controlar seus fornos, cafeteiras e outros aparelhos.

Use seu smartphone em conjunto com um sistema de automação residencial para gerenciar produtos perecíveis e sobras para reduzir melhor a deterioração, deixar uma nota digital na tela LCD da porta da geladeira ou transmitir um episódio salvo de um programa de culinária para a tela de vídeo da porta da geladeira enquanto você cozinha.

Você também pode programar e sincronizar relógios e agendas, baixar novas receitas da Internet e receber notificações de texto ou e-mail quando certos alimentos cozidos ou seu café estiverem prontos!

Electrodomésticos

Com uma rede de controle sem fio configurada, os proprietários podem trabalhar remotamente com eletrodomésticos, como lavadoras e secadoras, de novas maneiras tecnológicas. Você pode baixar novos programas de ciclo de lavagem da nuvem; fique on-line para verificar o status de sua roupa e, se houver algum mau funcionamento, notifique automaticamente o fabricante ou um técnico de manutenção usando seu smartphone.

Sistemas de aquecimento e refrigeração

Essa pode ser uma das vantagens mais cruciais para ter acesso remoto à sua casa. Você pode programar remotamente suas configurações de temperatura em casa enquanto estiver fora. Isso é super importante se você sair da cidade por alguns dias e não precisar manter a casa fresca ou quente para animais de estimação. Você pode definir remotamente as temperaturas para manter os custos baixos e redefinir para quando voltar de uma viagem prolongada.

Iluminação e Persianas

No outono e inverno, o sol se põe mais cedo e as noites começam mais cedo. É hora de reajustar os controles de iluminação da rede para ligar ou desligar as luzes mais cedo. Você também pode definir um cronograma para abrir e fechar as cortinas das janelas para manter os ladrões em potencial se você estiver em casa ou não. Além disso, você pode economizar dinheiro com contas de aquecimento e resfriamento deixando a luz do sol remotamente aquecer ou manter as cortinas no verão quente para controlar o ar frio.

Recentemente, o ex-CEO da CEDIA (Associação Eletrônica de Design e Instalação de Clientes) está iniciando uma nova empresa que olha para o futuro e encontra um modelo de negócios que espera criar um serviço de automação residencial baseado na nuvem e vender anúncios para assinantes que podem incluir o escolha pelo assinante de estações de TV, configurações de temperatura doméstica, chegadas e partidas e muito mais.

Seja como for, o futuro está cada vez mais avançado em tecnologia para as necessidades de automação residencial. Você não precisará mais voltar para casa no carro, porque se esqueceu de trancar a porta. Haverá um aplicativo para isso.

Automatizando sua casa com a tecnologia sem fio inteligente