A popularidade dos dispositivos FireWire, Thunderbolt e USB significa que a maioria dos proprietários de Mac possui pelo menos um disco rígido externo conectado ao computador. Dependendo da finalidade de cada unidade, no entanto, nem todos os usuários desejam ter todas as unidades montadas.
No nosso caso, temos uma unidade de backup que contém um clone exato da unidade do sistema. Nós o usamos apenas uma vez por semana para executar uma operação de clone e, para proteger a unidade de alterações inadvertidas enquanto usamos o Mac, não queremos que ela seja montada quando não for necessária. Em vez de desconectar fisicamente a unidade ou ejetar manualmente do Finder, um pequeno fluxo de trabalho do Automator pode fazer o trabalho por nós. Veja como ejetar automaticamente um disco no OS X com o Automator ( Nota: enquanto este tutorial trata de uma unidade FireWire externa, as etapas funcionam com unidades conectadas por qualquer interface externa, juntamente com unidades internas em Mac Pros ou outros Macs com vários recursos internos unidades).
Para começar, verifique se a unidade de destino está ligada e montada. Em seguida, abra o Automator na pasta Aplicativos do seu Mac. Vamos criar um fluxo de trabalho que funcionará como um aplicativo, então escolha "Aplicativo" na caixa de diálogo Tipo de documento.
Para quem não conhece o Automator, o utilitário fornece uma maneira fácil de automatizar tarefas no OS X. Ações e variáveis estão disponíveis nas listas à esquerda e podem ser arrastadas para uma ordem específica no fluxo de trabalho à direita. Experimentar o Automator pode ser divertido e gratificante, e é uma ótima maneira de descobrir novas funcionalidades no OS X. Para nossos propósitos, orientaremos você pelas etapas para que você não precise da experiência anterior no Automator.
Agora que você selecionou o tipo de documento, criaremos um fluxo de trabalho muito simples, composto por apenas duas etapas. Primeiro, arraste e solte a unidade externa de destino no fluxo de trabalho no lado direito da janela do Automator. Isso informa ao Automator que queremos que comece com esta unidade específica. No nosso exemplo, estamos desmontando apenas uma unidade; se você quiser desmontar várias unidades de uma só vez, basta arrastar unidades adicionais para a ação "Obter itens especificados do Finder" na sua primeira unidade ou use o botão "Adicionar" para selecionar manualmente unidades adicionais no Finder.
Agora que dissemos ao Automator com qual unidade estamos trabalhando, precisamos dizer o que fazer. Na lista Ações, à esquerda da janela, escolha “Arquivos e pastas” e depois “Ejetar disco”. Arraste “Ejetar disco” para o fluxo de trabalho à direita e solte-o abaixo da ação “Obter itens especificados do localizador”.
Quando o fluxo de trabalho é executado, ele agora obtém o (s) disco (s) que escolhemos na primeira etapa e os ejeta do sistema. Observe que quando o comando “Ejetar” for aplicado a um disco rígido externo, ele desmontará todos os volumes na unidade. Se aplicado a um disco óptico, ele ejeta fisicamente o disco da unidade.
Em seguida, precisamos salvar o fluxo de trabalho como um aplicativo para que possamos dizer ao OS X para iniciá-lo na inicialização. Vá para Arquivo> Salvar e dê um nome ao seu aplicativo de fluxo de trabalho. Usaremos o "Boot Eject" e o salvaremos na pasta Applications do nosso sistema.
Agora temos um aplicativo independente que, quando executado, ejeta os discos desejados. Podemos executá-lo manualmente a partir da pasta Aplicativos, mas queremos que ele seja executado automaticamente na inicialização. Para fazer isso, abra Preferências do Sistema> Usuários e Grupos . Selecione sua conta de usuário e escolha " Itens de login ". Isso mostra uma lista de todos os aplicativos que estão configurados para serem executados quando um usuário faz login. Pressione o botão mais para adicionar um item, navegue até a pasta Aplicativos e selecione sua ejeção do Automator fluxo de trabalho.
Agora, sempre que você fizer login na sua conta de usuário ou reiniciar o Mac, os discos selecionados serão ejetados automaticamente. Se você precisar montá-los temporariamente, para acessar os dados ou executar operações de backup, use o Utilitário de Disco para montar manualmente cada disco. Se você quiser desfazer o processo completamente, basta remover a ação do Automator dos itens de login da sua conta de usuário nas Preferências do Sistema.