Anonim

Os microprocessadores mudaram nosso mundo desde a sua estreia na década de 1970. Eles geralmente foram criados com silício, mas as crescentes demandas do mercado levaram a uma mudança nos materiais sendo usados. O futuro pode levar ao uso de semicondutores compostos de germânio e III-V, mas um microprocessador de 1 bit foi desenvolvido usando um semicondutor 2D.

É feito de dissulfeto de molibdênio e o dispositivo pode realmente executar programas definidos pelo usuário. O design de 1 bit é feito para ser escalonável para dados de vários bits e consiste em 115 transistores - criando o circuito mais complexo que foi feito a partir de um material bidimensional até agora.

Materiais como DTMs, fósforo preto e siliceno são vistos como materiais promissores para o futuro dos circuitos. O silício é usado neste microprocessador e não se espera que seja substituído no futuro próximo. No entanto, materiais 2D podem levar a novas aplicações para seu uso - e coisas como diminuir o consumo de energia são um benefício do uso de materiais 2D. Os semicondutores 2D são possíveis candidatos a levar a eletrônicos de consumo mais eficientes em termos de energia e flexíveis. É uma notícia empolgante, mesmo que seus aplicativos em nível de consumidor demorem anos.

Não se deve esperar nada fora do laboratório por um tempo, com a execução em nível de consumidor demorando um pouco mais. Ver a eletrônica como um todo avançar de maneiras novas e empolgantes mostra que tudo pode, de fato, ficar menor e ainda mais flexível e versátil. Ter programas executados com isso já é impressionante e, embora você não esteja executando nenhum software de edição de fotos ou vídeos em um futuro próximo, poderíamos um dia. Seria ótimo entrar em uma loja e conseguir um computador que ocupasse 10% do espaço dos desktops atuais, mas sem uma enorme perda de energia e desempenho.

Provavelmente estamos a pelo menos uma década de distância dos microcomputadores no nível de um desktop moderno, mas avanços como esse mostram promessas e são grandes passos na direção certa.

Fonte: Natureza

Pesquisadores austríacos constroem microprocessador com um semicondutor 2D