Existem algumas coisas que aqueles que usam câmeras digitais há algum tempo estão cientes.
1. É tudo sobre a lente
Não importa qual seja o novo recurso whiz-bang em qualquer câmera digital moderna, se a lente não for boa, a câmera não será boa, ponto final …
… E é por isso que os telefones celulares tiram fotos tão ruins. Lente minúscula. Os telefones celulares são convenientes, sem dúvida, mas você está sempre lutando contra essas lentes quando se trata de suas habilidades para tirar fotos.
2. Na maior parte, qualquer coisa acima de 6 megapixels é um desperdício
A especificação técnica de 6MP é (ou deveria ser) uma resolução de imagem de 3008 × 2000 e, ao imprimir a 300ppi, você pode imprimir em um tamanho máximo de 10, 08 × 6, 67 polegadas ou a 200ppi em 15, 04 × 10 polegadas. Vá para qualquer lugar abaixo de 200ppi e você começará a ver pixels físicos em uma impressão.
Menciono a resolução de pixels, porque mesmo o maior monitor de 2560 × 1600 tem menos resolução nativa do que uma imagem de 6MP. Em outras palavras, a grande maioria dos usuários de computadores não possui monitores que estão perto de 2560 × 1600. Talvez quando você combina monitores para exibição dupla / tripla / quádrupla, mas como para um único monitor desse tamanho? A maioria das pessoas não tem isso e se mantém na faixa de 1920 × 1080 e abaixo.
Mencionei o tamanho físico da impressão, porque para fotos na carteira e fotos impressas 6 × 9, 6 megapixels fazem o trabalho facilmente. Ou, dito de outra forma, qualquer coisa acima de 6MP pelos padrões atuais significa que você está em muito boa forma e ficará por um bom tempo.
3. As fotos compartilhadas por e-mail e redes sociais estão abaixo de 6MP
Atualmente, o padrão (dito livremente como isso não é exato) para fotos compartilhadas em e-mail e redes sociais é de 4MP, como em imagens com resolução de pixels de 2464 × 1632 ou menos.
Sim, você verá algumas imagens de 6MP compartilhadas de tempos em tempos, mas de um modo geral, a maneira mais rápida e eficaz de compartilhar fotos de "qualidade", seja em email ou em mídia social, seja com 4MP ou menos.
O compartilhamento de fotos acabará acima de 6MP?
Sim, mas está indo devagar.
Vou colocar para você desta maneira:
Uma imagem digitalizada “verdadeira” de 35 mm é uma resolução de pixel de 5380 × 3620, que tem um tamanho máximo de impressão de 17, 93 × 12, 06 polegadas a 300ppi e 26, 90 × 18, 10 polegadas a 200ppi.
Sim, isso está acima de 16MP (4920 × 3264), e sim, existem câmeras digitais que você pode comprar agora que podem produzir as especificações de 35mm digitalizadas…
… Mas, a menos que você esteja fazendo fotografia profissional, essas fotos são uma dor no máximo para compartilhar on-line. Arquivos grandes, significando grandes envios, significando muito grandes para e-mail e muito grandes para serem compartilhados nas mídias sociais.
E mesmo que você publique fotos tão grandes em sites específicos como o Flickr, a imagem é sempre reduzida quando visualizada pelo público.
As câmeras mais antigas que produzem 6MP a 12MP ainda são muito utilizáveis atualmente
Entre 2006 e 2010, houve várias opções de câmeras digitais por aí, lutando pelo seu negócio. E estamos falando de tudo, desde as mais básicas de apontar e disparar, até as plataformas profissionais de nível profissional. E praticamente todas essas câmeras tinham uma saída MP de 6MP a 12MP.
Muitas dessas câmeras feitas durante esse período eram e ainda são realmente boas, repletas de recursos.
Alguns fatos interessantes sobre essas câmeras mais antigas:
Muitos ainda estão disponíveis para compra como NIB (New In Box)
Milhares dessas câmeras mais antigas ainda estão por aí em condições nunca abertas e são realmente fáceis de localizar, seja na Amazon ou no eBay.
Alguns modelos high-end estão disponíveis a preços de liquidação
Muitas câmeras que foram vendidas por US $ 500 ou mais na era 2006-2010 podem ser compradas por menos de US $ 200 agora. Alguns até são derrubados para menos de US $ 100, dependendo do que você recebe.
Câmeras mais antigas não "parecem velhas"
Com algumas tecnologias, você sabe quando está usando algo antigo e parece velho ao usá-lo. Esse não é o caso das câmeras digitais da era 2006-2010.
Hoje, muitas câmeras ainda usam os mesmos botões táteis que as mais antigas, e também usam as mesmas interfaces na tela. De fato, existem algumas câmeras novas que, se você as colocasse lado a lado ao lado de uma mais antiga, não saberia a diferença de outra que seja uma de 16 MP e a mais antiga de 10 MP. Os avanços em muitos casos são todos baseados em software.
Há algo a se preocupar?
Duas coisas: Suporte de software e formato de armazenamento de mídia .
Provavelmente, o software de controle de uma câmera feito em 2007 não funcionaria no Windows 8. No Windows 7, sim, funcionaria. Mas provavelmente não o Win8. No entanto, se você não usar o software de controle da câmera e apenas copiar imagens do cartão diretamente para o seu computador (ou transferir via cabo USB), o software de controle é algo com o qual você não precisa se preocupar.
O biggie aqui é o formato de armazenamento de mídia.
Regra geral: se a câmera mais antiga não usa SD ou MicroSD, não a compre.
Um exemplo de algo que seria um desperdício de dinheiro para comprar NIB mais antigo é qualquer câmera que use apenas o cartão xD, pois esse é um formato morto. Sim, você pode comprar cartões de substituição, mas apenas com um tamanho máximo de 2 GB. E é praticamente garantido que o leitor de cartão no seu PC ou laptop não se encaixa neles, forçando a transferência de imagens apenas via cabo USB.
Algumas câmeras mais antigas têm capacidade para vários formatos. Muitas câmeras FujiFilm, por exemplo, suportam xD e SD e podem usar qualquer um. Mas para qualquer câmera proprietária de um formato que não seja SD, você pode transmiti-la.
No final, muitas câmeras feitas de 2006 a 2010 ainda são muito utilizáveis, como dito acima. Portanto, se você está de olho em uma câmera digital NIB mais antiga que possui todos os recursos que deseja, ela suporta SD e o preço é justo (o que provavelmente é), vá em frente e compre.
Que câmera mais antiga de 2006 a 2010 você recomendaria?
Você tem uma câmera “fiel” daquela época? Poste um comentário mencionando a marca e o nome do modelo e diga a todos por que você gosta e ainda o usa.