Repetidas vezes, encontro pessoas que pensam que "torrent" se traduz em "ilegal". É isso?
Vamos descobrir o que tudo isso significa examinando as definições.
Um torrent é um arquivo pequeno que geralmente termina com a extensão de arquivo .torrent . Você usa o arquivo .torrent com um cliente BitTorrent. O próprio BitTorrent é um protocolo de compartilhamento de arquivos ponto a ponto. O arquivo .torrent é usado para obter um arquivo maior que você deseja da rede ponto a ponto usando o cliente BitTorrent que "entende" o protocolo BitTorrent.
A grande questão, porém, é: os torrents são ilegais?
Não. E eles nunca foram.
O uso do BitTorrent é a maneira mais eficiente de obter arquivos grandes na internet sem que eles estejam hospedados em qualquer local centralizado.
O melhor exemplo disso são as distribuições Linux. Por exemplo, o próprio Ubuntu (como todas as outras distribuições Linux) oferece uma maneira de obter seu sistema operacional via BitTorrent. É rápido; funciona; provavelmente será mais rápido do que baixar via HTTP direto. E, obviamente, baixar o Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux através de um torrent não é ilegal.
As pessoas assumem que os torrents são ilegais porque muitos arquivos são negociados ilegalmente por meio dessa rede ponto a ponto. Mas isso significa que todos os torrents são ilegais?
Não por um tiro longo.
BitTorrent é um protocolo e nada mais.
É errado assumir "torrent" = "ilegal" porque simplesmente não é verdade.