Anonim

Para a grande maioria das pessoas que usam conectividade sem fio, tudo o que fazem com fluxos de dados é transportado pela faixa de 2, 4 GHz.

"Por que não 900MHz? Isso não é tão bom?"

O wi-fi de 900 MHz é uma péssima idéia, porque a banda tem apenas 13 MHz de largura, enquanto 2, 4 GHz tem 83, 5 MHz de largura. Se você conectasse seu fluxo de dados wifi usando a banda de 900MHz, seu fluxo seria ridiculamente lento, como em cerca de 1, 5Mbit / s de lentidão enquanto 2, 4GHz pode facilmente subir até 100Mbit / s ou mais; é por isso que nenhum fornecedor fabrica dispositivos de consumo que utilizam a faixa de 900 MHz.

Como uma observação lateral, muitos dispositivos de áudio sem fio (como fones de ouvido sem fio) até hoje ainda usam 900MHz porque a banda pode lidar com um fluxo de áudio facilmente, mas para dados é impossível, a menos que você goste da vida na faixa muito lenta.

N @ 5GHz sem fio?

O Wireless N pode usar 5GHz, no entanto, para que ele funcione, é necessário que exista um conjunto muito específico de condições. Em primeiro lugar, há 'N' e 'Draft N' referentes à placa wi-fi do computador conectado. É preciso observar os rascunhos, porque alguns deles não permitem conectividade 'completa' em N. Em segundo lugar, o roteador wi-fi deve estar no modo 'N-only' e não compartilhar N e G, porque quando você o faz, você é "rebaixado" para 2, 4 GHz, pois G não opera em 2, 4 GHz.

Dito em termos mais simples: a placa wi-fi do computador conectado deve ser totalmente suportada N, o que significa que pode suportar canais operando a 40 MHz em vez dos 20 MHz habituais; o roteador deve estar operando apenas no modo N, para que você tenha confirmação absoluta de que está usando 5GHz e não 2.4GHz.

Você também pode confirmar que está conectando a 5GHz usando um utilitário como o inSSIDer, que indica antecipadamente a banda que você está usando, juntamente com muitas outras informações úteis.

E o 802.16?

Isso geralmente é conhecido sob o nome "WiMAX" e geralmente é usado em redes móveis. Aqui está uma FAQ bem escrita sobre como o WiMAX funciona.

Quanto às bandas que o WiMAX usa, ele varia de 2GHz a 66GHz. Nos EUA, 5, 8 GHz é a banda mais usada.

A questão, porém, é: você pode usar seu próprio WiMAX 'pessoal' em casa?

Sim e não.

Uma busca pelo WiMAX no Newegg mostra que há muitos produtos que você pode comprar que utilizarão a tecnologia, mas, na medida em que qualquer tecnologia que você possa usar pessoalmente fora de uma rede móvel, provavelmente não.

Sua melhor aposta para escapar dos grilhões de 2, 4 GHz é o Wireless N @ 5GHz.

"Gosto da ideia do Wireless N @ 5GHz, mas não quero perder meu roteador G de 2, 4 GHz existente."

Você não precisa, pois é possível simplesmente 'pegar carona' o roteador N do roteador G. Conecte a porta WAN do seu roteador N a uma porta disponível no roteador G via fio. O roteador N adquire um endereço do G e está pronto para uso. Quaisquer dispositivos que precisem de conectividade de 2, 4 GHz G ainda podem se conectar ao roteador mais antigo e, para outros que precisem de 5 GHz N, se conectem ao roteador N.

"Então .. eu tenho que rodar os dois roteadores ao mesmo tempo?"

Sim. Fazer a carona de um roteador N de um roteador G é a maneira mais econômica de fazer isso. Existem outros roteadores wi-fi disponíveis que podem transmitir 2, 4 GHz e 5 GHz ao mesmo tempo, mas atualmente são muito caros para justificar a compra quando tudo o que você provavelmente deseja é conectar um laptop via N para superar a faixa de 2, 4 GHz limitações de interferência. Além disso, você provavelmente não tem certeza se 5GHz realmente resolverá problemas de interferência de banda, por isso é melhor não gastar muito dinheiro em um desconhecido até que se prove melhor ou pior.

Existem alternativas wi-fi para 2.4ghz?