Com a quarta série do Apple Watch chegando às prateleiras e deixando-as na velocidade da luz, existem inúmeras perguntas aguardando resposta. O que o novo modelo traz para a mesa (ou o pulso)? Vale a pena comprar se você é um proprietário antigo do Apple Watch Series? Descubra as respostas abaixo.
O que há de novo
As dimensões
Os relógios da série 4 são um pouco maiores que seus antecessores, embora também sejam um pouco mais finos. Os tamanhos das caixas são 44 e 40 milímetros, enquanto a Série 3 tem modelos de 42 e 38mm. Além disso, esses modelos da série 4 também têm uma tela maior como resultado de um design aprimorado, já que a tela ocupa agora uma parte maior da frente do relógio.
Modelos e versões
As séries 3 e 4 têm as versões "GPS" e "GPS + Celular". O primeiro de ambas as séries exige que você tenha um iPhone 5s ou um modelo mais recente. Os relógios "GPS + Celular" funcionam apenas com versões do iPhone 6 ou posterior. No entanto, você precisa ter pelo menos o iOS 12 para o Apple Watch Series 4, enquanto a Série 3 exigia que você tivesse pelo menos o iOS 11.
Algo que os proprietários da Série 3 também acham familiar são os modelos Hermès e Nike +, pois eles estão retornando à Série 4. O primeiro é uma colaboração entre Apple e Hermès, um conhecido fabricante de artigos de luxo em moda - a colaboração resulta em uma assista à moda, formal, mas ainda oferece funções típicas de smartwatch. O objetivo do modelo Nike + é oferecer mais aos usuários interessados principalmente nas opções de condicionamento físico.
A Apple fez algumas melhorias importantes em relação ao número de modelos disponíveis na Série 4, já que apenas a Série 4 clássica possui dezoito opções diferentes para você escolher. Os modelos "GPS" e "GPS + Celular" possuem seis e doze opções, respectivamente. Acrescente a isso nove modelos Hermès, além de oito modelos Nike +, e você terá um catálogo bastante impressionante a considerar. Também vale a pena mencionar os modelos de carcaça de aço inoxidável da Série 4.
O Hardware
Em termos de hardware, a quarta série saltou do Bluetooth 4.2, processador S3 e chip sem fio W2 para Bluetooth 5.0, processador S4 e chip sem fio W3. O processador atualizado na quarta série é considerado duas vezes mais rápido que o da terceira série. Fora isso, todas as versões da série 4 agora têm 16 gigabytes de espaço. O acelerômetro é outro componente de hardware que recebeu uma atualização, pois agora suporta até 32 Gs em vez de apenas 16.
O software
Na parte traseira dos modelos da série 4, há um sensor elétrico de frequência cardíaca além do óptico. Este é um novo avanço na história da série smartwatch da Apple. Outra nova característica é o detector de queda, que pode soar um alarme para você se você se machucar devido a uma queda forte.
Não há melhorias no sistema operacional, pois as duas séries estão no WatchOS 5. da Apple. O WatchOS 6 foi anunciado e será lançado no final de 2019. A partir da Série 1, todos os modelos serão compatíveis.
Vale a pena comprar?
Por enquanto, os modelos da Série 4 são consideravelmente mais caros do que os da Série 3, mesmo que essa série não adicione muito à fórmula testada. Ele roda o mesmo sistema operacional que seu antecessor e a experiência do usuário não foi alterada significativamente. No entanto, os recursos adicionais são atraentes para alguns entusiastas do Apple Watch.
Se você recebeu o dinheiro e realmente precisa das novas funções (eletrocardiografia, acelerômetro aprimorado, detecção de quedas), vá para a Série 4. Mas, caso contrário, você deve seguir um modelo mais antigo, se o tiver. Esperar a Série 5 anunciada para o final de 2019 também pode ser uma boa jogada, ainda mais porque é quando o WatchOS 6 também é lançado.
Está na hora de atualizar?
Se você já possui o Watch Series 3, pense duas vezes antes de uma atualização, porque o preço dos modelos da Série 4 é bastante alto. Se você não possui um iPhone e não planeja adquiri-lo, talvez deva evitar o Apple Watch por completo e procurar outro fabricante.
Mas se você ainda não possui um Apple Watch e está bem com um relógio que depende muito do seu iPhone, é um prazer.
Você é proprietário do Apple Watch? Em caso afirmativo, você sugere que outras pessoas experimentem a série Watch? Compartilhe suas recomendações nos comentários abaixo.