Imagem via Pixabay
Os usuários do Apple Watch na Austrália foram incomodados por problemas tecnológicos que surgiram quando o país entrou no horário de verão em 7 de outubro. O Apple Watch Series 4 foi amplamente recebido com críticas positivas após seu lançamento, mas esse bug abalou um pouco a confiança no produto. Muitos Apple Watches na Austrália estavam travados em um loop de reinicialização que tornava o dispositivo inutilizável pelas 24 horas seguintes à mudança para o horário de verão. Embora a emissão em si não seja permanente, ela pode desestabilizar o valor das ações da Apple o suficiente para dar aos traders uma janela para a venda a descoberto.
Este evento foi um que tropeçou a Apple antes. Em 2010, os australianos sofreram outro bug da Apple, pois seus alarmes foram interrompidos pela mudança no horário de verão. Essa incapacidade de antecipar esse problema diminui a confiança na marca, minando também o sucesso inicial do Apple Watch Series 4. Isso poderia criar uma Austrália com vendas a descoberto, com traders australianos tentando capitalizar com uma queda nos preços das ações da Apple. A Apple estará investigando freneticamente se esse bug será replicado em outros locais quando sair do horário de verão, com o fim da Europa em 28 de outubro e o dos Estados Unidos em 4 de novembro.
Se a questão do horário de verão surgir na Europa e nos Estados Unidos, o valor das ações da Apple provavelmente será afetado. A Apple tem sorte de que a questão até agora tenha sido confinada à Austrália, embora três dias após a emissão se tornar pública as ações da Apple fecharam pelo seu menor preço (US $ 214, 45) desde meados de agosto. No entanto, é improvável que um declínio no preço das ações seja terminal, com alguns traders da Apple apostando que os preços chegarão a US $ 252 em janeiro de 2019 para superar o preço de exercício de US $ 250. A recente prosperidade da Apple foi bem documentada, com a empresa alcançando a primeira capitalização de mercado de trilhões de dólares do mundo no início deste ano.
Imagem via Pixabay
A probabilidade é que a Apple lance uma atualização de software que garanta que o problema do relógio não ocorra em outras partes do mundo. Embora isso seja tranquilizador no curto prazo, esse problema marca a falha da Apple em atender a um evento que acontece todos os anos. Apesar de todos os seus sinos e assobios, a função principal do dispositivo é ser um relógio. Falhando devido à incapacidade de dizer o tempo não é uma boa aparência para a Apple.
A resposta imediata ao lançamento do Apple Watch Series 4 foi amplamente positiva, tanto nos setores tecnológico quanto financeiro. O analista William Power classificou as ações da Apple como tendo um desempenho superior e, consequentemente, elevou sua meta de preço de US $ 230 para US $ 235, após o sucesso inicial do relógio. Duas semanas depois, as ações da Apple atingiram um recorde de US $ 232, 07 no encerramento em 3 de outubro. Embora as ações da Apple possam estar aumentando a longo prazo, o bug do Apple Watch pode criar uma queda suficiente na confiança da empresa, para que os comerciantes possam encontrar uma oportunidade de venda a descoberto. O golpe não é significativo o suficiente para gerar um efeito a longo prazo para a marca, com a Apple reforçando sua posição de empresa de tecnologia líder mundial em 2019.