A Apple anunciou na terça-feira a atualização de 2013 para o desktop iMac all-in-one da empresa. O novo modelo mantém o fator de forma ultrafino existente, mas alinha os componentes internos atualizados com a arquitetura Haswell da Intel.
As melhorias em relação ao ano passado incluem novas CPUs Haswell, GPUs NVIDIA da série 700 atualizadas, 802.11ac Wi-Fi e opções rápidas de armazenamento SSD PCIe. Notavelmente ausentes da atualização estão as opções de resolução de tela Thunderbolt 2 e Retina com qualidade.
Como esperado, o modelo low-end de 21, 5 polegadas não possui uma GPU discreta e usa o Iris Pro integrado da Intel. Os modelos mais avançados incluem as GPUs NVIDIA GeForce GT 750M, 755M, 775M ou 780M com até 4 GB de memória.
Todos os iMacs vêm com 8 GB de RAM padrão do sistema, com os modelos de 27 polegadas capazes de suportar até 32 GB. O armazenamento PCIe, visto pela primeira vez na atualização do MacBook Air de junho, oferece desempenho de leitura e gravação até 50% mais rápido que os modelos baseados no SATA do ano passado. A Apple ressalta que a tecnologia Fusion Drive da empresa - que combina armazenamento mecânico e de estado sólido em um único volume lógico - também aproveita as velocidades mais rápidas do SSD PCIe para um desempenho Fusion ainda melhor.
A linha 2013 do iMac começa em US $ 1.299 para o modelo básico de 21, 5 polegadas até US $ 1999 para o modelo padrão de topo de 27 polegadas. As opções de CTO para RAM adicional, armazenamento e GPUs atualizadas aumentarão o preço, embora a página de pedidos personalizados da Apple ainda não esteja disponível para determinar os preços exatos.
Os iMacs estão disponíveis para venda hoje e o sistema de pedidos on-line da Apple deve estar funcionando em breve.