Anonim

Primeiro de tudo, isso será uma peça de opinião. Pode irritar algumas pessoas que simplesmente adoram a Apple. E esse fato é apenas uma prova de que o título desta peça é 100% exato. No entanto, SIM, essa é uma opinião subjetiva. E qual é essa opinião? Que o marketing da Apple é tão bom que transforma zumbis de olhos arregalados e impensados ​​em pessoas boas e inteligentes. Deixe-me explicar.

Marketing da Apple = Brilho

Eu sou um homem de negócios. O marketing é um componente essencial de qualquer negócio de sucesso. Então, dessa perspectiva, olho para a Apple e estou completamente impressionado com essa empresa. Uma coisa é impulsionar as vendas e gerar receita. Outra coisa é fazê-lo tão bem que as pessoas estão literalmente tropeçando em si mesmas para comprar seu produto.

Vejamos o manuseio recente do Iphone. Antes de tudo, é provável que você não apenas tenha ouvido falar do Iphone, mas também conhecido alguém que já usou ou é dono de um. Mais uma vez, um testemunho do seu brilho de marketing. Vamos dar uma olhada no histórico de marketing do Iphone. Em janeiro de 2007, Steve Jobs anunciou planos para o Iphone no MacWorld. Em fevereiro de 2007, a Apple publicou um anúncio no 79º Oscar, que mostrava alguns clipes de pessoas que atendiam ao telefone. Em seguida, ele mostra um iPhone no final e simplesmente diz "OLÁ!". No início de junho, a Apple lança 4 comerciais anunciando o Iphone e anunciando a data de lançamento em 29 de junho de 2007. Em 29 de junho, todas as lojas da Apple fecham às 14:00 para se preparar para o lançamento do Iphone. As pessoas se alinham do lado de fora da porta para pegar seu iPhone. Quando as lojas da Apple reabrem, o inferno se abre. Existem tantas solicitações de ativação para a AT&T que elas não conseguem acompanhar.

Quais são as chaves do marketing da Apple?

  • Silêncio. A Apple é brilhante ao usar a tendência humana de manter o mistério como uma mosca na porcaria. As pessoas adoram mistério. Quando não sabem, gostam de especular, de apresentar suposições malucas. Cria um tizzy. É uma tendência humana, e a Apple tira o máximo proveito disso. A Apple é uma empresa muito fechada. Eles controlam suas próprias relações públicas e vazam apenas o suficiente para fazer com que seus seguidores de zumbis se apeguem a cada palavra e especulam o dia todo.
  • Quando a Apple fala e anuncia algo, eles fazem um ENORME imenso, vendendo-o como se fosse um presente para o próprio tecido da espécie humana.
  • Simplicidade. A Apple é ótima em manter as coisas simples. Seus equipamentos são bem projetados e prestam atenção especial à EXPERIÊNCIA do usuário. Na verdade, eu argumentaria que eles prestam mais atenção à experiência do que nos recursos. Portanto, a interface do usuário e a facilidade de uso são fundamentais. Eles também mantêm o marketing simples. Eles adoram anúncios de uma palavra. "OLÁ!" É um exemplo. Com o Ipod Nano, por exemplo, eles não apareceram e nos deram uma lista de recursos para o Ipod. Eles apenas disseram “Mil músicas no seu bolso” e deixaram em paz. Simples. É o ponto de venda.

Apple - Psicólogo do Nerd

Estabelecemos que a Apple é especialista na arte do marketing. Bem, outro componente disso é realmente entender o público-alvo e jogar de acordo com seus desejos. Por exemplo (novamente, isso é subjetivo), minha observação é que usuários hardcore da Apple podem ser realmente esnobes em relação a seus dispositivos. Eles tendem a ficar realmente na defensiva sobre qualquer debate entre Apple e PC, por exemplo. E os comerciais do “Apple Versus PC” que a Apple executou geralmente retratam o cara do PC como um nerd total e a pessoa da Apple como legal e descolada (eles são realmente comerciais bem-feitos).

O que se resume é criar a idéia de que os usuários da Apple sejam algum tipo de clube de elite. Isto é:

  • Os produtos da Apple são melhores que todos os concorrentes
  • Os usuários da Apple são, portanto, mais inteligentes porque os usam.

As pessoas gostam de se sentir inteligentes. Eles gostam de se sentir superiores, como se pertencessem a alguma coisa. SENTIR, e há a palavra-chave da Apple para todo o seu marketing. SENTINDO-ME.

Marketing versus realidade

A Apple empregou marketing magistral para levar as pessoas a comprarem seus produtos como zumbis de olhos arregalados. Mas, é porque a Apple é muito melhor? Ou será que as pessoas gostam do marketing empregado pela Apple e, assim, obtêm esse "sentimento confuso" de seus equipamentos da Apple? Eu costumo pensar que é o último.

Os produtos da Apple são bons, mas grande parte do empate de seus equipamentos é baseada na imagem … uma imagem cuidadosamente criada. Mas qual é a realidade?

  • PREÇO. Claro, existem exemplos de como você pode obter uma Apple a um bom preço quando comparado a um concorrente. Mas continuo afirmando que os produtos da Apple são, em geral, mais caros do que outros. Por exemplo, o MacBook Pro geralmente é mais caro que um laptop baseado em PC comparativamente equipado. Esses tipos de comparação de preços sempre deixam os usuários da Apple preocupados, mas isso é mais uma prova do bom marketing da Apple. Se você realmente observar a imagem completa do que recebe com um MacBook quando comparado a um PC (pacote de computação, opções de suporte, disponibilidade de software etc.), é uma distinção bastante clara. O que esse PC não tem é um bom marketing.
  • APOIO, SUPORTE. Com qualquer coisa da Apple, você precisa obter todos os serviços da Apple de alguma forma. Com um PC, praticamente qualquer um pode consertá-lo. Além disso, quando você compra um computador Mac, recebe 90 dias de suporte da Apple. Depois disso, um ano custa US $ 249. Com uma Dell, você recebe um ano inteiro sem custo quando compra.
  • UPGRADABILITY. Falando em desktops da Apple, por que eles são tão caros? Por exemplo, no momento em que escrevo, vejo uma unidade SATA de 500 GB à venda para o Mac Pro por US $ 329 na Apple Store. É anunciado como uma unidade de 3 GB / S, 7200 RPM. Se olharmos para Newegg.com para uma unidade semelhante para o PC, encontramos uma unidade Hitachi com as mesmas especificações por apenas US $ 99. Outro da Western Digital custa US $ 109. Portanto, um usuário de Mac está pagando 3X a quantia pela mesma quantidade de armazenamento. Não me parece muito inteligente.

Outro argumento para mim é todo o fiasco do Iphone. Mais uma vez, através de um marketing sólido, a Apple fazia as pessoas babarem pelo Iphone, esperando nas filas e geralmente agindo de forma estranha. Para quê? Para que eles pudessem pagar US $ 600 por um telefone. Um telefone que parece legal (é certo), mas que o vincula à AT&T, não permite aplicativos de terceiros (aparentemente típicos da Apple), e você nem pode trocar a bateria. Depois de todo esse marketing, a Apple mantém seus zumbis leais e reduz o preço em um terço. Em resposta a um monte de clientes compreensivelmente irritados, a Apple estendeu uma oferta de crédito de US $ 100 às pessoas que compraram o telefone por US $ 599.

Enquanto isso, posso comprar um telefone Palm ou Windows Mobile muito poderoso por muito menos do que o novo preço do Iphone.

Então, parece-me que o que você compra quando compra um produto da Apple é principalmente "sensação confusa" e uma experiência do usuário. Geralmente, você está pagando mais por esse "sentimento confuso". Na minha opinião, por baixo da experiência do usuário, há essencialmente um equipamento que você pode comprar de outro fornecedor por muito menos. O marketing da Apple é tão bom que as pessoas até se defendem do "sentimento confuso" quando alguém questiona a Apple.

Crédito onde é devido

Dou muito crédito à Apple. Eu realmente Eles são uma empresa inteligente e seus produtos são bons. Nenhuma dúvida sobre isso. Na verdade, estou pensando em fazer meu próximo computador comprar um Mac. Há algo a ser dito sobre a experiência do usuário com as roupas da Apple. O material que a Microsoft colocou no Vista como colírio para os olhos estava sendo feito pela Apple há muito tempo. A Apple simplesmente impressiona a concorrência no que diz respeito ao design de equipamentos e design de interface.

Mas, saia dessa experiência kumbaya e você basicamente tem um equipamento que nem sempre é tão capaz quanto outra marca, geralmente é mais caro e está sendo vendido por uma empresa que faz todo o possível para amarrá-lo por toda a vida, junto com sua carteira.

O marketing da Apple faz zumbis de olhos arregalados