Hoje, a Apple tomou duas medidas bem-vindas para melhorar a iOS App Store da empresa, primeiro aumentando o tamanho máximo dos aplicativos de 2 GB para 4 GB e, em seguida, lançando uma nova seção da loja que destaca jogos que não envolvem compras no aplicativo.
Aplicativos maiores
O aumento da capacidade gráfica e dos recursos dos modernos iDevices os tornam atraentes para jogos avançados e aplicativos complexos, mas o tamanho máximo de 2 GB - um limite estabelecido desde o lançamento da App Store em 2008 - impediu que alguns aplicativos chegassem ao iOS. Um exemplo notável é o Final Fantasy VII, com o produtor Takashi Tokita dizendo ao Shacknews no final de 2013 que o lançamento do jogo para iOS provavelmente levaria "anos" devido ao limite de tamanho de 2 GB da App Store.
Com o dobro do espaço para trabalhar, os desenvolvedores do iOS agora poderão oferecer gráficos mais avançados, mais conteúdo de jogos e a capacidade de utilizar melhor as telas "Retina" de alta resolução encontradas nos modernos iDevices.
A Apple observa, no entanto, que o aumento de hoje se aplica apenas ao tamanho geral do aplicativo em si. O outro principal fator limitante é o tamanho máximo do aplicativo que os usuários podem baixar por meio de uma conexão de dados de celular. Esse limite - atualmente de 100 MB - é inalterado pelo aumento de hoje, o que significa que os usuários que desejam fazer o download de aplicativos maiores no futuro precisarão fazê-lo via Wi-Fi.
Basta dizer não às compras no aplicativo
O aspecto mais surpreendente dos anúncios de hoje é o lançamento de uma nova seção da App Store, destacando jogos que não utilizam o controverso modelo de compra no aplicativo. A Apple facilitou o atual estado deplorável dos jogos "freemium" com a introdução de compras no aplicativo, mas dá um soco indiscutivelmente apontado na categoria com sua nova seção chamada "Pague uma vez e jogue", com a descrição "Desfrute de horas ininterruptas" divirta-se com experiências completas, abrangendo os gêneros mais amados da App Store. "
A indústria maligna de jogos "freemium" alcançou novos patamares de publicidade - graças a vários comerciais de alto perfil - e controvérsia. A Apple foi forçada a resolver uma ação judicial em 2013 por compras não autorizadas no aplicativo e ainda está enfrentando escrutínio sobre a prática na UE.
A resposta da Apple às preocupações, que incluem novas proteções que ajudam a impedir que crianças (e adultos descuidados) façam compras não intencionais, alterando a palavra "grátis" para "obter" ao listar títulos baseados em compra de aplicativo na App Store e a maneira como a empresa promove sua nova categoria "Pague uma vez e jogue" sugere que os executivos de Cupertino não estão inteiramente satisfeitos com a maneira como os desenvolvedores abusaram do modelo de compra no aplicativo.
A seção "Pagar uma vez e reproduzir" agora está disponível na maioria das lojas de aplicativos internacionais, mas provavelmente levará um tempo para os desenvolvedores apresentarem aplicativos que tiram vantagem do novo limite de tamanho.