No final do evento iPhone 6 e Apple Watch da semana passada, a Apple fez uma parceria com o U2 para entregar o último álbum da banda, Songs of Innocence , gratuitamente para os mais de 500 milhões de usuários do iTunes em todo o mundo. Foi uma jogada sem precedentes que fez da mais recente banda de rock irlandesa premiada o maior lançamento inicial de todos os tempos. O único problema? Algumas pessoas realmente odeiam o U2, levando a Apple Monday a lançar um método que os clientes insatisfeitos podem usar para remover o álbum da conta.
O processo da Apple de fornecer gratuitamente todos os seus clientes do iTunes Songs of Innocence era simplesmente conceder o status de "comprado" do álbum a todas as contas. Os usuários do iTunes que desejavam o álbum precisavam apenas baixar as músicas do histórico "Comprado" na loja do iTunes.
Mas o iTunes evoluiu significativamente nos últimos anos, e serviços como o iTunes Match e o iTunes in Cloud oferecem aos usuários que ativaram esses recursos o acesso a toda a sua biblioteca comprada do iTunes sem iniciar nenhum download da loja do iTunes. Ainda outros clientes têm recursos mais antigos do iTunes, como um que baixa automaticamente novas compras, ativadas em seus Macs, PCs ou iDevices. Portanto, muitos usuários do iTunes, especialmente aqueles que desconheciam a promoção da Apple com o U2, lançaram o iTunes ou o aplicativo iOS Music na terça-feira à tarde e ficaram perplexos ao encontrar um álbum que nunca compraram sentado em suas bibliotecas.
Os resultados dessa confusão podem ser vistos nas classificações do iTunes de Songs of Innocence . Embora as avaliações positivas agora superem os negativos, a situação foi um pouco mais interessante nas horas e dias após o lançamento da promoção. Uma divisão de quase cinquenta / cinquenta por cento de críticas de cinco estrelas a uma estrela atormentou o álbum, com a maioria das críticas positivas elogiando a Apple e o U2 e a maioria das críticas negativas fazendo perguntas importantes como "O que é o U2?" não comprou isso, a Apple me cobrou? ”Mas o tema geral dos usuários era simples:“ Eu não quero isso. Se eu quisesse, teria comprado. Tire isso do meu iPhone.
Não querendo empurrar a questão, talvez logo após ter sido questionada pelo recente escândalo de fotos de celebridades, a Apple agora deu aos clientes do iTunes uma maneira rápida e fácil de limpar suas contas do novo álbum do U2. Qualquer usuário do iTunes que não queira que o Songs of Innocence estrague sua coleção de músicas pode visitar esta página e optar por remover o álbum de sua conta. Os usuários que escolherem essa rota devem observar, no entanto, que esse processo remove o álbum não apenas da biblioteca do iTunes do usuário, mas também do histórico de compras. Isso significa que, se você mudar de idéia no futuro, terá que pagar para obter o álbum novamente.
Songs of Innocence, do U2, é o décimo terceiro álbum de estúdio da banda, e está disponível exclusivamente no serviço Beats Music da iTunes e da Apple, recentemente adquirido, até 13 de outubro, após o qual se seguirá um lançamento digital e físico mais amplo.