A Apple lançou neste fim de semana uma nova ferramenta baseada na Web para cancelar o registro do número de telefone de um usuário do serviço iMessage da empresa. A ferramenta Deregister iMessage resolve um problema enfrentado pelos usuários que mudaram do iPhone para um smartphone que não é da Apple e, posteriormente, não puderam receber mensagens de texto de outros usuários do iPhone.
O problema envolve a maneira como a Apple integrou seu serviço proprietário do iMessage com as informações de contato dos usuários. Quando um usuário do iPhone ativa o iMessage, ele tem a opção de usar o serviço pelo número de telefone celular e por qualquer endereço de email compatível. Isso significa que os contatos de um usuário podem alcançá-los com um iMessage por meio de vários métodos de contato. Se um usuário do iMessage eventualmente mudar para uma plataforma de smartphone que não seja da Apple, ele não poderá mais usar o iMessage, mas os iPhones de seus contatos continuarão a tentar enviar mensagens de texto via iMessage, mesmo ao usar apenas o número de celular do destinatário pretendido.
Uma solução para esse problema é que o usuário desative o iMessage nas configurações do iPhone antes de mudar para um novo telefone, mas muitos usuários do iPhone desconhecem esse requisito e não têm mais acesso ao iPhone. Como resultado, a Apple há muito tempo exige que os usuários liguem para a empresa diretamente e solicitem um cancelamento de registro remoto de seu número de celular do iMessage. Embora a empresa tenha simplificado esse processo, forçar os usuários a telefonar é demorado para os clientes e a Apple e, portanto, o lançamento da nova ferramenta Deregister iMessage baseada na Web de auto-ajuda.
Os usuários afetados podem acessar o site da ferramenta, inserir seu número de celular e receber um código de confirmação via SMS. Após a verificação do código, o smartphone que não seja da Apple deve começar a receber mensagens de texto baseadas em SMS de outros usuários do iPhone dentro de 24 horas, embora tenhamos ouvido falar de alguns usuários que relataram que demorou muito menos tempo.
Se você ainda possui o iPhone e planeja mudar para um dispositivo que não seja da Apple, a melhor maneira de evitar esse problema é desativar o iMessage antes de trocar de telefone (vá para Configurações> Mensagens e deslize o iMessage para desativado), mas é bom ter essa ferramenta automatizada como backup e evitar fazer uma chamada para a Apple.