Anonim

Enquanto a Netflix controla vídeos on-line com base em assinatura , a Apple domina as compras e aluguéis de vídeos on-line nos EUA, de acordo com um novo relatório do NPD Group. O iTunes da Apple liderou em ambas as categorias em 2012, atingindo ações unitárias de 67 e 65% para compras de programas de TV e filmes on-line, respectivamente. A Microsoft ainda está desenvolvendo o serviço Xbox Video e o Instant Video da Amazon ficou em terceiro e quarto lugar em termos de compras digitais.

O aluguel de filmes on-line também era controlado pela Apple, mas por uma margem menor. O iTunes ficou com 45% do ano, enquanto a Amazon, VUDU do Walmart e Xbox Video ocuparam o segundo, terceiro e quarto lugar.

A Apple foi uma das primeiras grandes empresas a oferecer aluguel e compra de vídeos digitais ao apresentar programas de TV à iTunes Store em outubro de 2005. Desde então, expandiu amplamente sua biblioteca, mas resistiu firmemente à mudança para um modelo de assinatura. A Amazon entrou em cena em setembro de 2006 com o então chamado serviço Unbox. Originalmente, um serviço à la carte semelhante ao iTunes, a Amazon adicionou um componente baseado em assinatura em 2011, que proporcionava aos membros Prime da empresa streaming ilimitado de determinados programas de TV e filmes.

O VUDU é tecnicamente o mais antigo dos concorrentes - foi fundado em 2004 - mas o serviço não ganhou força até 2007. A empresa foi a primeira a oferecer downloads de vídeo com qualidade HD e foi adquirida pelo Walmart em 2010.

Embora tenha raízes que remontam ao Xbox Live Marketplace original, o serviço Xbox Video é o serviço mais jovem, lançado em outubro de 2012. Ele está sendo fortemente difundido pela Microsoft no console Xbox, nos tablets Surface e nos computadores e dispositivos Windows 8.

Dado o histórico dos serviços oferecidos por essas empresas, a NPD não se surpreende com o resultado de sua pesquisa:

A Apple aproveitou com sucesso sua vantagem de pioneiro e do iTunes, iOS e a popularidade do iPhone e iPad para dominar os mercados de venda e aluguel digital de filmes e música. Embora concorrentes dignos tenham aparecido, nenhum outro varejista dominou tão completamente suas principais categorias de produtos de entretenimento por tanto tempo.

A pesquisa NPD VideoWatch Digital, que forneceu os números no relatório, não considera serviços de assinatura de vídeo como o Netflix. Ele também ignora os dados do Prime Instant Video da Amazon. Somente aluguéis e compras individuais para o gigante do varejo on-line foram considerados.

Apple domina compra e aluguel de vídeos digitais em 2012