A Apple divulgou na quinta-feira uma atualização importante para os proprietários do MacBook Air de meados de 2012, abordando um problema com o armazenamento flash do modelo. A Atualização 1.1 do firmware de armazenamento flash do MacBook Air procura um problema recentemente descoberto nos SSDs do computador que “podem resultar em perda de dados”, atualiza o firmware das unidades e alerta os usuários que precisam ter seu armazenamento flash substituído.
O problema afeta modelos apenas com determinadas unidades de 64 e 128 GB, especificamente o Toshiba TS064E e TS128E. Todos os proprietários de MacBook Air de meados de 2012 são incentivados a baixar e executar a atualização; aqueles com modelos de armazenamento flash não afetados serão informados de que não precisam da atualização. Nos demais casos, a atualização tentará corrigir o problema. Caso contrário, direcionará os usuários ao Programa de Substituição de Unidades de Armazenamento Flash do MacBook Air e fornecerá instruções sobre como eles podem obter uma substituição gratuita, independentemente do status da garantia.
Devido ao risco de perda de dados, a Apple recomenda enfaticamente que os usuários façam backup dos dados "regularmente" e evitem instalar atualizações do sistema operacional ou novos aplicativos até que o problema possa ser diagnosticado e solucionado. Os usuários que precisam substituir suas unidades podem obter serviços de qualquer Apple Retail Store, provedor de serviços autorizado pela Apple ou pelo correio através do Suporte técnico da Apple.
O MacBook Air de meados de 2012 foi lançado em junho de 2012 nos modelos de 11 e 13 polegadas e foi vendido até junho de 2013, quando foi substituído pelo modelo de 2013. As configurações de armazenamento padrão incluem 64 ou 128 GB no Air de 11 polegadas e 128 ou 256 GB no modelo de 13 polegadas. Ambos os modelos podem ser criados sob encomenda com até 512 GB de armazenamento.