Anonim

Fotógrafos profissionais e amadores há muito tempo se deparam com o fato de que a velocidade dos cartões de memória flash ultrapassou os meios geralmente disponíveis para copiar os dados contidos nesses cartões para seus computadores. Até recentemente, os leitores de cartão Secure Digital (SD) ou CompactFlash (CF) eram baseados principalmente nas interfaces USB 2.0 ou FireWire.

Agora, as opções baseadas em USB 3.0 e Thunderbolt alcançaram os consumidores a preços razoáveis, e hoje vamos dar uma olhada em uma delas: o leitor de cartão Anker Uspeed USB 3.0 Multi-in-1 de US $ 17, 99.

Conteúdo da caixa e especificações técnicas

O leitor de cartão Anker Uspeed vem embalado em uma pequena caixa de papelão com apenas o leitor de cartões, um manual de instruções simples e um cartão de registro. O cabo USB está permanentemente conectado ao leitor de cartão, portanto, nenhum cabo adicional é incluído ou necessário.

O próprio leitor de cartões é feito de plástico preto com um brilho médio e é um quadrado relativamente compacto de 2, 25 polegadas ao quadrado e 0, 44 polegadas de altura. O cabo conectado mede 6 polegadas de comprimento, medido desde o final do conector USB até a base do leitor de cartão.

O leitor possui quatro slots em cada lado de sua forma quadrada, cobrindo quase todos os formatos comuns de cartão de memória: Cartão SD (SDXC, SDHC, SD), CompactFlash (CF e UDMA padrão), Sony Memory Stick (MS, M2) e MicroSD (TF, Micro SDXC, Micro SDHC, Micro SD).

O dispositivo não requer drivers e é plug-and-play no OS X (testamos 10.7.5 Lion e 10.8.3 Mountain Lion) e Windows (testamos o Windows 7 e 8).

Configuração e uso

Como mencionado acima, não há drivers necessários; basta conectar o dispositivo a uma porta USB, inserir um cartão de memória e o conteúdo do seu cartão logo ficará visível no Finder ou no Windows Explorer. Uma única luz de atividade verde na parte superior do dispositivo pisca para indicar atividade de leitura e gravação.

Notavelmente, e ao contrário de muitos leitores de cartões multifuncionais semelhantes, você pode usar mais de um slot por vez. Isso é útil para fotógrafos com câmeras diferentes que usam vários formatos de memória (cartão SD e CompactFlash, por exemplo). Todos os cartões inseridos serão montados e acessíveis pelo computador ou pelo aplicativo de edição de imagens, mas a transferência de dados de mais de um cartão por vez reduzirá significativamente a velocidade de transferência.

É fácil inserir e remover cartões, embora os cartões se sobressaiam um pouco, possivelmente causando um problema se o cartão for colidido ou deslocado enquanto estiver sentado em sua mesa. A porta CompactFlash também é perigosamente rasa. Como muitos usuários do CompactFlash sabem, os pinos usados ​​pelo formato são notoriamente propensos a dobrar. Os fabricantes tentaram atenuar esse problema criando um caminho de entrada mais longo para o cartão, garantindo que ele esteja perfeitamente alinhado quando o cartão entrar em contato com os pinos.

No leitor de cartão Anker, no entanto, as portas são tão rasas que é muito fácil inserir o cartão CF em um ângulo inadequado e dobrar os pinos. Conseguimos evitar isso durante nossos dois dias de teste, mas tomamos muito cuidado ao inserir ou remover cartões CF, e recomendamos que os proprietários deste produto sigam nossa liderança.

Do ponto de vista do design, a inclusão de um cabo USB embutido pode ser positiva e negativa. Os fotógrafos que fazem muitas edições em campo apreciarão a natureza portátil do dispositivo e a falta de necessidade de transportar um cabo extra. Os usuários domésticos, no entanto, podem se sentir constrangidos pelo comprimento do cabo de 6 polegadas, o que limita as opções de posicionamento nas configurações estáticas. Os usuários de desktop, em particular, terão que escolher entre deixar o leitor pendurado em uma porta USB frontal disponível ou comprar um cabo de extensão USB 3.0.

A questão do comprimento do cabo, a construção plástica do leitor de cartões Anker parece tão durável quanto se pode esperar por menos de US $ 20, embora o design brilhante atraia impressões digitais.

Benchmarks

Para ver o desempenho do leitor, testamos os cartões CompactFlash e SD. Para o teste do cartão SD, usamos um cartão SanDisk Extreme Class 10 de 32 GB e comparamos seu desempenho no leitor de cartão Anker USB 3.0 com o leitor de cartão SD embutido em um MacBook Pro de 15 polegadas 2012 com tela Retina (rMBP). Nossos testes CompactFlash usaram um cartão Transcend UDMA7 de 64 GB. Como o rMBP não possuía um leitor CF integrado para comparar nossos resultados, usamos o Sonnet Echo ExpressCard Pro baseado em Thunderbolt combinado com um adaptador Sonnet Pro Dual CompactFlash ExpressCard / 34.

Primeiro, analisamos a velocidade sequencial bruta de leitura e gravação, embora com um leitor de cartão como o Anker, a maioria dos usuários esteja principalmente interessada em velocidades de leitura, pois as imagens são lidas no cartão e gravadas no computador.

Medindo o desempenho do cartão SD primeiro, o Anker venceu o leitor de cartão interno em cerca de 6 megabytes por segundo em termos de gravação, mas quase empatado em termos das leituras mais importantes. Antes de descartar o Anker, no entanto, observe os tempos de importação de fotos:

Aqui, o Anker venceu o leitor de cartões embutido em cerca de 40 segundos enquanto importava 250 imagens RAW no Aperture. Um teste do mundo real, como uma importação de fotos, envolve vários fatores adicionais, como iniciar e interromper rapidamente a transferência a cada novo arquivo, que revelam mais do que um teste seqüencial padrão. Portanto, mesmo se você tiver um leitor de cartão embutido no seu Mac ou PC, ainda poderá economizar bastante tempo durante a importação de imagens usando um dispositivo como o leitor de cartão Anker USB 3.0.

A seguir, compararemos o cartão CF através do leitor Anker e do adaptador Sonnet Thunderbolt. Como o Thunderbolt possui menos sobrecarga e maior largura de banda que o USB 3.0, esperamos que a solução Thunderbolt prevaleça nesse cenário.

Como esperávamos, o Thunderbolt supera o USB 3.0 e o leitor Anker em termos de desempenho sequencial, mas, novamente, apenas um pouco em termos de leituras. Se mudarmos para um teste de importação de fotos, o resultado será uma vitória para o Thunderbolt e o Sonnet em cerca de 21 segundos para o mesmo conjunto de 250 arquivos RAW que testamos com os cartões SD.

Esse resultado é definitivamente mais rápido, e a economia de tempo aumentará com o tempo, mas a solução Sonnet Thunderbolt (adaptador e leitor ExpressCard CF) custa mais de US $ 200 combinados, em comparação com menos de US $ 20 para o leitor de cartão Anker. Se você possui USB 3.0 no seu Mac ou PC, o leitor de cartões Anker parece preferível em comparação com a solução Thunderbolt, cara, para todos, exceto os fotógrafos mais sérios, para quem cada segundo conta.

Conclusões

O leitor de cartão Anker Uspeed USB 3.0 parece ser um ótimo valor. Questões como a delicadeza dos pinos CF, o corpo de plástico e o cabo USB curto podem ser negligenciadas, devido ao desempenho relativamente bom e ao preço baixo. Embora o uso a longo prazo seja necessário para determinar sua durabilidade, não encontramos problemas nos vários dias de teste, que envolviam a inserção e remoção repetidas de cartões de memória.

No geral, o leitor Anker é um bom valor para importação rápida de fotos e pode lidar com praticamente qualquer formato de cartão de memória comum. Seu baixo preço também significa que ele pode encontrar um lugar nas configurações de fotógrafos profissionais e amadores. Está disponível agora na Amazon e possui uma garantia de 18 meses.

Uspeed USB 3.0 Leitor de cartões Multi-em-1
Fabricante:
Anker
Número do modelo:
AK – 68UPCRDIO-B4U
Preço:
lista de US $ 29, 99 / rua de US $ 17, 99
Requisitos:
Porta USB 3.0 para transferências em velocidade máxima (compatível com USB 2.0)

Anker uspeed 4 em 1 usb 3.0 leitor de cartão revisão e benchmarks