Anonim

O seu telefone Android está quente demais para aguentar? Queima sua pele quando está no seu bolso? O superaquecimento do dispositivo Android não é novidade. Existe desde que os smartphones foram inventados.

Veja também o nosso artigo Os melhores jogos MOBA para Android

Como é que ainda não foi corrigido? Porque o superaquecimento, mais do que um problema, é um sintoma de um problema mais profundo. Pode ser um problema de hardware ou um aplicativo. Seja o que for, você precisa chegar ao fundo disso. Caso contrário, não serão apenas os seus dedos que queimarão, mas também o seu bolso.

O que faz com que os dispositivos Android superaqueçam

Não há uma causa simples para o superaquecimento do dispositivo Android. O Android executa muitos aplicativos em segundo plano que taxam os recursos da CPU e do Wi-Fi e podem aumentar a temperatura do dispositivo. Além disso, não é otimizado para um dispositivo apenas como o iOS é para o iPhone. Ele funciona com uma ampla gama de dispositivos que usam hardware diferente e, como é de se esperar, é mais suscetível a problemas de compatibilidade.

Mas existem outras causas mais práticas e facilmente identificáveis ​​que podem levar ao superaquecimento do dispositivo no Android. E isso tem a ver com a maneira como você usa seu dispositivo e com quais aplicativos (e quantos) você executa nele.

Aqui estão algumas das principais causas que levam ao superaquecimento do dispositivo:

  • Jogando jogos com muitos recursos por muito tempo
  • Mantendo o brilho da tela do seu telefone maximizado
  • Permanecendo conectado a um alto-falante Bluetooth por horas
  • Tentando executar muitas tarefas ao mesmo tempo no dispositivo, como copiar arquivos, processar fotos e jogar
  • Assistindo a vídeos em HD ou transmitindo vídeos longos
  • Uso excessivo da lanterna da câmera embutida
  • Usando aplicativos mal projetados
  • Sobrecarregando uma bateria antiga ou usando um carregador de baixa qualidade
  • Permitindo que o malware assuma o controle do seu dispositivo
  • Fazendo modificações personalizadas no sistema Android ou nos aplicativos

Outros fatores que podem contribuir para o superaquecimento são coberturas ou casos com pouca ventilação do ar. Manter o telefone no bolso ou expô-lo diretamente ao sol também pode aumentar a temperatura.

Como corrigir um dispositivo Android com superaquecimento

Se o seu dispositivo Android estiver constantemente quente, pode ser por causa de um ou mais dos fatores acima. Seja qual for a causa, você poderá chegar ao fundo do problema sem queimar os dedos no processo.

  • Identificar aplicativos "quentes" - alguns aplicativos podem usar os recursos de WiFi e CPU mais intensamente. Os culpados comuns são jogos, aplicativos gráficos, navegadores da Web e aplicativos projetados para atualizar em segundo plano, como aplicativos climáticos ou monitores de ameaças de malware.
  • Monitorar a temperatura do dispositivo - Use um aplicativo como o Cooling Master ou o Cooler Master para manter a temperatura do dispositivo sob controle. Com essas ferramentas, você pode detectar aplicativos que superaquecem seu dispositivo e desinstalá-los.

  • Faça pausas durante os jogos - simuladores de direção, jogos complexos de role-playing e jogos de esportes vêm com gráficos exigentes. Eles taxam a CPU do seu dispositivo e podem promover superaquecimento. Lembre-se de que os dispositivos Android não foram projetados para serem consoles de jogos.
  • Não sobrecarregue sua bateria - Carregue apenas até 90% e depois desconecte-o. Isso ajuda a preservar a bateria do seu dispositivo, de acordo com a Battery University. Há alguma evidência que sugere que cobrar a 100% pode levar ao superaquecimento do dispositivo. Escusado será dizer que você deve sempre usar um carregador seguro.
  • Dê um tempo ao seu telefone - Usar o telefone o tempo todo, alternar de um aplicativo para outro, fazer chamadas e fazer tudo o que estiver nele pode causar superaquecimento. Pressionar o botão Suspender / Despertar e deixar a tela dormir um pouco pode dar ao seu telefone o descanso necessário.
  • Não use demais a lanterna - as lanternas sobrecarregam o telefone e podem esgotar a bateria. O problema das lanternas é que, às vezes, elas são acesas por acidente e queimam no bolso ou na mesa, mesmo quando você não precisa delas. Você pode reduzir as chances de isso acontecer não adicionando um ícone de atalho da lanterna na tela inicial.
  • Fechar aplicativos em segundo plano - Use o Clean Master ou um aplicativo limpador semelhante para fechar aplicativos em segundo plano e liberar memória, CPU e recursos de WiFi. Você também pode usar o Clean Master para desinstalar rapidamente aplicativos que precisam de recursos. Use o recurso de impulso rápido para liberar recursos regularmente.

  • Retire o estojo - O estojo pode reter o calor, mantendo a bateria quente. Ao remover o estojo, você permite que a bateria esfrie mais rapidamente. Obviamente, trata-se apenas dos sintomas - é melhor investigar a causa real do superaquecimento para manter a temperatura do seu dispositivo sob controle. Você também pode remover o estojo durante o carregamento.
  • Ativar o modo avião - no modo avião, seu dispositivo não usa Wi-Fi. O uso de outros recursos também é minimizado. O modo avião é uma boa alternativa para desligar o dispositivo.
  • Desativar aplicativos não utilizados - Muitos fabricantes empacotam dispositivos móveis com seus próprios aplicativos personalizados, incluindo lojas de aplicativos proprietárias, vários jogos e aplicativos de inicialização. Provavelmente, você não precisa disso. Vá para Configurações> Aplicativos> Todos os aplicativos e Desinstalar / Forçar aplicativos desnecessários.

  • Armazene em local seco e fresco - deixar o telefone em cima da mesa ou do balcão da cozinha pode expô-lo à luz solar direta. Deixá-lo na cama ou em uma cadeira pode não ser uma boa ideia, pois os tecidos podem reduzir a ventilação. Mas você pode colocá-lo com a face para baixo em superfícies macias, pois isso não arranhará a tela.
  • Troque sua bateria - As baterias não foram projetadas para durar para sempre. Se o seu dispositivo superaquecer constantemente e todas as dicas acima não resolverem o problema, talvez seja a hora de trocar a bateria. Escolha uma substituição original ou compre uma bateria de terceiros altamente qualificada. Não se esqueça de trocar o adaptador, se necessário.

No final do dia, o superaquecimento do dispositivo Android não precisa se tornar um problema. Se você tomar medidas para controlá-lo, será apenas um sintoma que você poderá controlar.

Ainda assim, lembre-se de que não é normal o superaquecimento do seu dispositivo. Não há nada inerentemente errado com o Android que cause superaquecimento. Escolha seus aplicativos com cuidado e siga as sugestões que compartilhamos com você.

Você tem outras dicas para manter um dispositivo Android fresco e rápido? Por favor, compartilhe-os conosco.

Superaquecimento do dispositivo Android - o que fazer