Uma demonstração de homem é um kit de desenvolvimento Oculus Rift. Crédito da foto: Sean Gallup / Getty Images.
A realidade virtual está em um lugar realmente estranho no momento. Temos tecnologia, como o Oculus Rift ou HTC Vive, que pode fornecer o conceito de realidade virtual, mas, embora possamos ter tecnologia para isso, não há exatamente um monte de software disponível para ele. E, se houver software disponível, grande parte são apenas demos de tecnologia e não necessariamente jogos completos.
Agora, existem alguns jogos de realidade virtual completos por aí, como Alien Isolation, Dear Esther e Dying Light, para citar apenas alguns. No entanto, não há necessariamente conteúdo suficiente para valer a pena gastar quase US $ 2000 para reproduzi-los, pois você não precisará apenas do fone de ouvido de realidade virtual, mas também de uma máquina de última geração.
Com esses pensamentos em mente, a realidade virtual realmente está em um lugar interessante. A tecnologia está lá, mas não está lá, e ainda não há software suficiente disponível. Realmente está em um lugar estranho . Mas, as tecnologias emergentes ainda têm muito potencial.
Oculus Rift
Uma versão impressa do design final do fone de ouvido Rift VR da Oculus, que será lançado em breve.
O Oculus Rift será realmente o primeiro fone de ouvido de realidade virtual para jogos para PC disponível e a um preço baixo em comparação com o que o Vive será. No entanto, o Oculus não é exatamente o que imaginamos ser a realidade virtual … ainda. Requer uma conexão difícil com o seu PC para que o usuário possa jogar, o que não é necessariamente uma coisa ruim, mas muitas pessoas imaginam que a realidade virtual é uma experiência verdadeiramente sem fio. Nesse caso, os usuários estarão sentados, brincando com um controle na mão, como faria em um console de jogos.
O Rift da Oculus custará US $ 600 para aqueles que estão interessados em dar um salto na realidade virtual. Ele possui alguns requisitos pesados de PC e não haverá muito software de qualidade disponível para ele no dia do lançamento, principalmente porque não tem a Valve apoiando o projeto. No entanto, ainda haverá alguns bons jogos disponíveis, mas não muitos. Você pode encontrar uma lista completa de jogos disponíveis no dia do lançamento aqui. Como aviso prévio, o único software que o Oculus Rift poderá executar são os jogos para PC e Xbox One. Filmes compatíveis com VR estarão disponíveis para isso, mas as empresas ainda estão produzindo profundamente para eles.
Oculus diz que os requisitos mínimos do Rift são um processador Intel i5-4590, 8 GB de RAM ou mais e Windows 7 SPI (ou superior). Uma placa de vídeo Nvidia GTX 970 ou AMD 290 ou superior será necessária, assim como o acesso a algumas portas no seu computador (USB, HDMI, DVI, etc.). O Rift será capaz de rodar com menos que isso, mas o desempenho não será ótimo. Dito isto, é altamente recomendável ter uma máquina de ponta disponível para ela.
HTC Vive
Uma olhada em como o Vive pode caber na cabeça. Crédito da foto: Bill Roberson / Digital Trends.
O HTC Vive, criado em conjunto com a Valve (ou SteamVR), será muito mais caro, custando US $ 800; no entanto, você ganha um pouco mais de dinheiro, já que vem com alguns outros acessórios e videogames baseados em VR. E semelhante ao Rift, o Vive requer uma conexão difícil com o seu PC para que ele funcione.
O fone de ouvido de realidade virtual da HTC é um pouco mais exclusivo do que o Rift. Ele possui duas estações base de rastreamento de movimento que você precisará configurar em qualquer área em que planeja usar o fone de ouvido. Lembre-se de que eles precisam estar acima do nível dos olhos em paredes opostas para que funcionem corretamente. Ao contrário do Rift (o Rift é para ser jogado sentado com um controle, pelo menos na minha experiência), você precisará de algum espaço para se movimentar. Não só isso, mas o Vive tem alguns gráficos mais nítidos e suaves.
A HTC também adicionou diversos recursos de conveniência, como poder navegar pelos menus se movimentando. E você pode até conectar-se ao seu dispositivo Android ou iOS, permitindo responder a mensagens de texto através de várias opções predefinidas.
O HTC Vive tem muitos dos mesmos requisitos que o Rift, tanto quanto as especificações. No entanto, ele poderá funcionar bem com 4 GB de RAM, de acordo com relatórios anteriores. As especificações mínimas ainda estão sendo divulgadas, o que pode mudar no futuro.
Quanto ao conteúdo, você pode encontrar uma lista completa de jogos disponíveis para o Vive aqui. Mas, mais notavelmente, a Valve tornou toda a série Half-Life compatível com o fone de ouvido VR. Você também poderá encontrar jogos como Company of Heroes 2, Portal e Don't Starve. Os videogames, pelo menos inicialmente, parecem ser o único conteúdo disponível para o Vive, mas, semelhante ao Rift, não deve ter problemas para reproduzir filmes compatíveis com VR no futuro. Obviamente, ouviremos mais quando os dois fones de ouvido forem lançados oficialmente.
Por US $ 800, é óbvio que o Vive oferece algum valor matador em comparação com o Rift. Mas e a outra competição?
A competição
O Oculus Rift e HTC Vive não têm muita concorrência. Verdade seja dita, eles são os pioneiros nos fones de ouvido de realidade virtual, pelo menos no que diz respeito aos jogos para PC. No entanto, a tecnologia de realidade virtual está surgindo em outros lugares, principalmente no campo móvel.
No que diz respeito à realidade virtual móvel, você tem coisas como o Samsung Gear VR e o Google Cardboard. Uma outra startup que oferece um wearable semelhante é chamada Merge VR. No entanto, esses fones de ouvido de realidade virtual não são realmente "verdadeiros", pois exigem que o smartphone seja a energia operacional e não o próprio fone de ouvido. Isso torna a realidade virtual um pouco mais barata na parte móvel, mas mais uma vez, o software / conteúdo ainda não existe para realmente fazer o uso adequado de algo assim.
É mostrada uma renderização de imprensa do Samsung Gear VR.
No entanto, a verdadeira idéia por trás da realidade virtual móvel, pelo menos a partir de agora, é que as pessoas possam ter um gostinho das possibilidades por trás da RV. Como todo mundo tem um smartphone (o poder operacional por trás da realidade virtual móvel), coisas como o Gear VR e o Google Cardboard podem ser baratas. Dessa forma, todos poderão experimentar essa nova tecnologia, já que o Google Cardboard pode custar tão barato quanto US $ 25 e, na maioria das vezes, você encontrará o Google Cardboard gratuitamente também.
Lembre-se de que ainda há esperança para o futuro. Existem startups que estão trabalhando duro para tentar descobrir como criar aplicativos de realidade virtual baseados em produtividade (por exemplo, Envelop VR), bem como outros tipos de conteúdo, mas ainda estamos muito longe antes que tudo esteja pronto para horário nobre.
Pensamentos finais
Em suma, a realidade virtual está em um lugar estranho, mas tudo bem, porque realmente é uma tecnologia emergente. O Oculus Rift e o HTC Vive mostram como as possibilidades são infinitas no futuro, e as coisas só melhorarão quando os desenvolvedores decidirem apoiar as tecnologias também, que é a maior batalha da realidade virtual atualmente.
Gostaríamos de abrir essa discussão para você, abaixo nos comentários ou nos fóruns da PCMech. O que você acha da realidade virtual agora? Você acredita que está em um bom lugar ou em um lugar estranho com possibilidades para o futuro? Nos informe!