A tecnologia automotiva está ganhando grandes manchetes ultimamente, com o foco em uma série de novos tipos de tecnologia, incluindo a tecnologia que pode ajudar um carro a se conduzir, conectar-se à Internet, ajudar o usuário a dirigir sem distrações e assim por diante.
Para aqueles interessados nos trancos e barrancos que a tecnologia de carros inteligentes fez nos últimos anos, reunimos um guia sobre alguns dos avanços mais importantes.
Conectividade com a Internet
A Internet para automóveis existe há alguns anos, mas está se tornando mais comum, mais barata e mais rápida. Funciona de maneira semelhante à de um smartphone, com um cartão SIM integrado no carro ou um slot para um cartão SIM.
Isso pode ser usado para várias coisas, muitas das quais basicamente permitem que os usuários deixem de usar seus telefones para coisas como entretenimento e GPS. Em vez disso, os usuários podem simplesmente procurar um local ou música diretamente da tela do carro.
Além disso, muitos carros permitem a criação de um pequeno ponto de acesso Wi-Fi em movimento, o que significa que os passageiros podem conectar seus dispositivos e usar a Internet dentro do carro.
A conectividade com a Internet se tornará cada vez mais comum e importante no futuro, com um aspecto da direção autônoma que provavelmente será a comunicação de carro para carro, que será amplamente feita automaticamente online. A Chevrolet é um exemplo de empresa que começou a incluir conectividade com a Internet em seus carros, por meio do hotspot OnStar.
Condução Autônoma
Com o passar do tempo, no entanto, não serão apenas as estradas que oferecerão direção autônoma. Com empresas como Google, Tesla, Nissan e até Apple, trabalhando em tecnologia autônoma. As pessoas no programa de carros do Google pretendem ter sua tecnologia disponível ao público até 2020, e isso é certamente algo que pode ser possível.
A tecnologia em si funciona através de uma série de sensores e câmeras combinados com informações de GPS. Os carros são capazes de "ver" as linhas da estrada à frente e ao lado delas, mantendo o carro entre essas linhas. Os carros também podem ver outros carros nas estradas, sabendo quando mudar de faixa e assim por diante. Esta informação é combinada com dados GPS de alta resolução para garantir que o carro saiba para onde está indo o tempo todo.
Neste ponto, não há carros completamente autônomos na estrada, no entanto, devemos esperar isso nos próximos meses.
Condução assistida
Antes de chegarmos à tecnologia de carro autônomo, no entanto, os carros terão recursos de direção assistida cada vez mais alta tecnologia. Existem várias maneiras pelas quais os carros podem ajudar o motorista a dirigir. A BMW, por exemplo, lançou recentemente o carro da Série 7 de 2016, que usa câmeras frontal e traseira para avisar o motorista quando o carro estiver saindo da pista, quando houver um carro no ponto cego, e para oferecer a opção informações do usuário sobre o limite de velocidade.Obviamente, é importante mencionar que a “direção assistida” provavelmente se tornará redundante à medida que os carros autônomos começarem a se tornar a norma; no entanto, a tecnologia por trás da direção assistida será uma parte importante de como os carros autônomos funcionam.
A maioria dos carros modernos apresenta alguma forma de direção assistida, seja controle de cruzeiro ou algo mais avançado, como o modo de piloto automático da Tesla.
Sistemas de informação e lazer
O infotainment para carros é outra área que tem sido foco de pessoas como Google e Apple, com o Android Auto do Google e o CarPlay da Apple, ambos sistemas de entretenimento e entretenimento baseados em smartphones que permitem que os usuários conectem seus smartphones aos carros, tocando música e usando o Conectividade com a Internet.Esses dois sistemas são muito semelhantes e permitem que os usuários possam usar aplicativos nos monitores de seus carros, como aplicativos de streaming de música, aplicativos climáticos e outros aplicativos que podem informar o motorista e / ou entretê-lo enquanto estão dirigindo. Esses sistemas se conectam por meio de um cabo físico ou por Bluetooth, e a maioria dos principais fabricantes de carros assinou um contrato para usar o Apple CarPlay, Android Auto ou ambos em seus futuros carros.
Embora a maioria dos carros vendidos no mercado nos próximos anos contenha um desses sistemas de informação e entretenimento, os usuários também podem instalar seus próprios produtos de pós-venda. Exemplos de carros para incluir o Android Auto incluem o Chevrolet Malibu e Impala, o Hyundai Sonata e o Volkswagen Jetta.
Segurança
A segurança do carro é um aspecto importante da nova tecnologia de carros, e há várias maneiras de melhorar isso com o passar do tempo. Os carros da Tesla, por exemplo, têm uma maçaneta que fica nivelada com a carroceria do carro. Essas alças se soltam quando o motorista (ou o chaveiro) está próximo, permitindo que o motorista abra a porta.
É provável que a biometria seja um aspecto importante da segurança do carro, significando basicamente que coisas como impressões digitais, escaneamento dos olhos, batimentos cardíacos etc. desbloqueiam carros e até são a chave que liga o carro, garantindo que ninguém mais possa usar o seu carro. carro se você não quiser.
É claro que todos os carros possuem algum tipo de sistema de segurança, no entanto, coisas como sistemas biométricos são limitadas a carros mais caros, como Tesla.
Conclusões
Há muito mais avanços na tecnologia automotiva do que a simples tecnologia autônoma. Os carros começarão a incorporar muito mais soluções de alta tecnologia com o passar do tempo, garantindo que motoristas e passageiros sejam mantidos em segurança e entretidos à medida que vão do ponto A ao ponto B.