A tela evoluiu seriamente nas últimas décadas - foram os dias em que a única tela que tínhamos era a humilde TV. Atualmente, temos uma tela no bolso, algumas em casa, na mesa do trabalho e até no pulso.
Embora os monitores tenham se tornado mais comuns, a tecnologia por trás deles também mudou muito. De fato, existem alguns tipos de exibição por aí. Aqui estão os tipos mais comuns de exibição e o que os diferencia dos outros.
CRT
Adam Kent Flickr
A tela CRT clássica é talvez a mais antiga do grupo, e a que é usada menos neste momento. O monitor CRT, ou tubo de raios catódicos, é basicamente constituído por pistolas de raios que disparam feixes de elétrons dentro da tela. A tela é então revestida com pequenos pontos de cor, com cada feixe levando apenas uma fração de segundo para atingir a tela. Três armas são usadas dentro das telas CRT - uma vermelha, verde e azul. Quando combinada, isso permite que a tela exiba todos os tipos de cores, com outras cores sendo geradas com uma combinação das três cores.
LCD
Pouco fato conhecido - a tela LCD é um tipo de tela LED, mas funciona de maneira um pouco diferente. O Liquid Crystal Display já é usado há décadas e, na verdade, não emite nenhuma luz própria. Em vez disso, os monitores LCD requerem uma luz de fundo - normalmente uma luz de fundo CCFL - para iluminar a tela. Um difusor de luz é colocado entre a luz de fundo e a tela para ajudar a tornar a luz um pouco mais uniforme na tela.
Na frente da luz de fundo, existem milhões de pixels, cada um com subpixels vermelhos, azuis ou verdes. Cada um desses pixels tem um filtro de vidro atrás dele e outro na frente a 90 graus. Em seu estado normal, os pixels parecem escuros; no entanto, entre os dois filtros de vidro, há um pequeno cristal líquido que pode ser ligado ou desligado (torcido ou sem torção), dependendo da imagem. O pixel é iluminado e os filtros de cor transformam a luz branca em pequenas pontadas coloridas que você vê. Quando a luz branca passa por um pixel com os subpixels vermelhos e verdes desligados, a luz aparece azul. Quando todos os três subpixels estão abertos, a luz será combinada para parecer branca. Ao misturar as diferentes cores com quantidades variadas, a tela pode criar cores diferentes de luz que criam uma imagem.
Como eles usam uma luz de fundo dedicada, os monitores LCD são geralmente mais brilhantes que outros tipos de monitores.
CONDUZIU
Na verdade, os displays de LED funcionam exatamente da mesma maneira que os displays de LCD. No entanto, em vez de usar uma luz de fundo CCFL, eles usam uma luz de fundo LED. As luzes de fundo LED são muito mais eficientes em termos energéticos e menores que as luzes de fundo CCFL, o que significa que a tela da televisão pode ser mais fina.Curiosamente, as divisões de marketing causaram um grande alvoroço em relação aos displays de LED quando eles surgiram, mas na verdade apenas a luz de fundo é diferente dos displays de LCD.
Plasma
Como as telas de LCD, a imagem em uma tela de plasma é composta por uma matriz de pixels vermelho, azul e verde. Cada um desses pixels pode ser ativado ou desativado individualmente usando eletrodos, montados horizontal e verticalmente em uma grade. Quando um pixel precisa ser ativado, os dois eletrodos, horizontal e vertical, colocam uma tensão no pixel, fazendo com que ele emita uma luz ultravioleta. Essa luz então brilha através de um revestimento de fósforo dentro do pixel, que converte a luz ultravioleta em luz visível, fazendo com que o pixel acenda.
Há várias vantagens em usar uma tela de plasma em relação a outros tipos de tela. Por exemplo, os monitores de plasma geralmente mostram pretos mais profundos do que outros tipos de monitores. Por terem pretos mais profundos, os monitores de plasma também apresentam uma taxa de contraste mais alta do que outros tipos de monitores.
OLED
Os monitores OLED são muito semelhantes aos monitores LED, exceto por uma diferença importante - são orgânicos. É isso mesmo, OLED significa diodo emissor de luz orgânico. Os displays OLED adotam a mesma idéia por trás do display LED, mas basicamente achatam as coisas um pouco. Em vez de usar lâmpadas LED, os monitores OLED usam uma série de filmes emissores de luz, permitindo que o visor seja mais brilhante e ainda economize mais energia. Outra diferença é que, enquanto as luzes de fundo brilham apenas com luz branca nos displays de LED, nos displays OLED, a luz de fundo também pode atuar como uma matriz de cores, ajudando a produzir uma melhor qualidade de imagem.
Conclusões
Como você pode ver, existem muitos tipos de exibição por aí. Os monitores LCD realmente cobrem a maioria dos monitores sendo usados atualmente, especialmente se você considerar o fato de que os monitores LED e OLED ainda são tecnicamente um tipo de monitor LCD. Uma coisa, no entanto, é certa - é provável que mais e mais tipos de exibição sejam exibidos nos próximos anos.