Anonim

Se você é alguém que procura mudar de carreira ou simplesmente se envolver em algo com a tecnologia paralela, é bom ter um bom entendimento dos tipos de trabalhos no campo da computação. Com isso em mente, mostraremos quais são as principais disciplinas no campo da computação, bem como alguns dos tipos de trabalhos que você pode obter com essas disciplinas.

A Association for Computing Machinery descreve cinco disciplinas principais no campo da computação: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação. Enquanto todas as cinco disciplinas se enquadram no campo da computação, todas elas são muito diferentes e exigem conjuntos de habilidades diferentes. Algumas dessas habilidades, é claro, exigem educação universitária, mas outras podem ser simplesmente através de um processo de autoaprendizagem.

Ciência da Computação

As duas disciplinas que mais se sobrepõem são Ciência da Computação e Engenharia de Software. Ambos se concentram fortemente no desenvolvimento de software, seja um sistema operacional, aplicativos independentes, programas para aplicação da lei, videogames e muito mais. No entanto, a Ciência da Computação é mais voltada para robótica, bioinformática e novas maneiras de usar computadores.

Há uma lista ampla de coisas nas quais você pode se especializar na área de Ciência da Computação. Alguns cargos que você pode encontrar nesse campo são engenheiros de software da AI ou analistas de bioinformática. Não apenas isso, mas você verá postagens de coisas como arquitetos de dados, arquitetos de segurança, engenheiros de sistemas de robótica e muito mais.

Engenharia de software

A Engenharia de Software está focada mais no desenvolvimento e manutenção de produtos de software, como Windows ou Android. A disciplina também costuma ser mais focada no cliente, pois, na maioria das vezes, eles estão desenvolvendo um produto para entregar ao cliente. A Ciência da Computação e a Engenharia de Software são semelhantes, pois se concentram fortemente no software, mas também têm seus próprios nichos e funções distintas na computação.

A Engenharia de software é um campo muito mais especializado, pois geralmente tem que lidar estritamente com coisas como desenvolvimento de software e desenvolvimento web (sim, muitas pessoas colocam o desenvolvimento web nessa categoria). Nesta área de especialização, e no lado do software, você poderá encontrar cargos como desenvolvedor de software, engenheiro sênior de software, analista de programadores e mais alguns títulos semelhantes. Esses são cargos amplos, pois o cargo realmente varia de empresa para empresa. Por exemplo, uma empresa pode querer um desenvolvedor de software especializado em estruturas C ++ e .NET, enquanto outra empresa pode esperar que seu desenvolvedor / engenheiro de software seja especializado em C #, Java e Python.

As mesmas regras se aplicam aos cargos baseados na Web no campo, como Desenvolvedores Front-End, Desenvolvedores Back-End, Administradores de Banco de Dados e assim por diante.

Uma coisa interessante em particular nesse campo é que ele é muito amigável para iniciantes. Programar não é fácil de entender; é preciso um certo nível de dedicação e resiliência. No entanto, existem muitas vagas de emprego para cargos juniores, onde aqueles que estão iniciando estarão em um ambiente saudável para melhorar suas habilidades e, eventualmente, passar para uma posição intermediária ou sênior.

Tecnologia da informação

Os sistemas de informação e a tecnologia da informação também se sobrepõem um pouco, mas qualquer indivíduo bem pesquisado perceberá o quão distintos esses dois campos são. O objetivo do especialista em Sistemas de Informação é atender às necessidades de uma empresa fortemente dependente de informações, enquanto o especialista em Tecnologia da Informação está focado nisso por um aspecto de tecnologia ou hardware. Ambos se concentram nas necessidades dos negócios, mas o primeiro tende a implementar sistemas eficientes enquanto o último os corrige.

Os cargos no campo são bastante simples: você encontrará coisas como Especialista em sistemas de informação ou Especialista em tecnologia da informação. Muitas vezes, você também encontrará títulos gerenciais, como gerente de TI ou gerente de projetos de TI. Os consultores de TI também são títulos bastante comuns.

Semelhante à Engenharia de Software, você encontrará muitos títulos de nível júnior e sênior, permitindo que pessoas de todos os níveis de habilidade entrem em campo.

Engenharia de Computação

Das quatro disciplinas, a Engenharia da Computação é o especialista mais distinto e necessário para que essas quatro outras disciplinas funcionem. O especialista em Engenharia da Computação se concentra no projeto e construção de hardware, desde protótipos até o produto final. Seu objetivo é criar hardware como placas-mãe, memória e etc. Mais recentemente, o Engenheiro de Computação tem procurado criar sistemas incorporados, como telefones celulares com software de incorporação como Android, iOS, Windows Phone e assim por diante.

Você pode encontrar cargos como Engenheiro de Software Sênior ou Engenheiro de Software II no campo Engenharia de Software. Em Sistemas de Informação, você pode encontrar títulos de Administrador do Sistema ou Engenheiro de Rede. Consultor de TI e especialista em TI de saúde também são comuns no campo da tecnologia da informação. Por fim, os cargos populares que você pode encontrar na Engenharia de Computadores são Engenheiro de Software Incorporado ou Engenheiro de Firmware.

Encerramento

Quando se trata disso, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Engenharia de Software e Engenharia de Computação trabalham para um objetivo comum em computação: tornar o mundo um lugar melhor desenvolvendo e criando sistemas que melhoram a vida humana, seja ela através de produtos ou sistemas de luxo que tornam o trabalho um pouco mais fácil.

Uma visão geral das disciplinas de computação