Anonim

Existem muitos tipos de placas-mãe por aí com diferenças marcantes, dependendo em grande parte do fabricante. No entanto, há um aspecto das placas-mãe que são praticamente universais: o fator de forma. Aqui está apenas um exemplo de diferentes fatores de forma: AT, ATX, Micro-ATX e ITX. Se você já construiu um computador antes, pode ter visto essas cartas no passado, mas pode não ter certeza do que elas significam.

Esse é o objetivo desta visão geral: informar sobre o que são todos esses tipos diferentes de placas-mãe, por que eles são importantes no esquema de construção do seu próprio computador e o que eles fazem de maneira diferente dos outros. É uma informação muito importante saber ao criar um PC, e ter o conhecimento técnico também é um grande bônus!

Placas-mãe ATX

A placa-mãe Advanced Technology Extended (ATX), desenvolvida pela Intel nos anos 90, substituiu a placa-mãe no estilo AT, que governava o mundo dos PCs por muitos anos. Um dos aspectos principais desse novo estilo é que os slots do processador e da memória são colocados de maneira que o sistema possa funcionar mais frio. Também foi projetado para que o processador e os slots de memória estejam à direita dos slots de expansão, permitindo que os usuários joguem placas de expansão de tamanho completo (por exemplo, placas que abrangem o comprimento da parte interna da caixa do computador).

A maioria das placas-mãe ATX mede 305 x 244 mm, o que é importante ter em mente ao escolher um gabinete.

Micro-ATX

Uma das grandes vantagens das placas-mãe Micro-ATX é que elas podem se encaixar nos mesmos casos que as placas-mãe ATX de tamanho completo. Isso ocorre porque a placa-mãe Micro-ATX compartilha os padrões de largura e orifício de montagem das placas ATX tradicionais. Outro benefício é que as máquinas Micro-ATX tendem a ser construídas com fontes de alimentação menores, reduzindo o consumo de energia e, portanto, o calor, ajudando a manter os componentes do hardware mais frios. Infelizmente, as temperaturas podem subir se a placa-mãe for colocada em um gabinete pequeno com pouca ventilação, mas é o caso de qualquer placa-mãe.

Como você pode esperar, a placa-mãe Micro-ATX é um ATX, apenas com um fator de forma menor. Isso vem com algumas armadilhas. Embora você tenha uma área ocupada menor, isso também significa que você perde slots de memória, slots de expansão, cabeçalhos da placa-mãe e até componentes integrados, o que pode ser problemático, dependendo do tipo de sistema que você está construindo.

A placa-mãe Micro-ATX assume uma forma quadrada, medindo 244 x 244 mm padrão. As placas-mãe Micro-ATX não são tão ruins. O fator de forma menor pode dificultar as coisas, pois você provavelmente precisará fazer algumas trocas, mas ao mesmo tempo também pode beneficiá-lo. Tudo depende do que você planeja usá-lo.

ITX

Embora seja bom saber as diferenças entre as placas-mãe ATX e Micro-ATX, pessoalmente considero as soluções ITX as mais interessantes das duas. As placas-mãe ITX foram originalmente desenvolvidas pela VIA, destinadas a uso especializado, como sistemas embarcados como smartphones e tablets. Em outras palavras, as placas-mãe ITX não são apenas um fator de forma, mas uma família de tamanhos diferentes, todas para diferentes tipos de eletrônicos. Aqui está a lista dos fatores de forma ITX que você pode descobrir no mundo:

  • Mobile-ITX: 60 x 60 mm
  • Nano-ITX: 120 x 120mm
  • Pico-ITX: 100 x 72mm
  • Mini-ITX: 170 x 170 mm

Como você pode ver, até a maior placa-mãe ITX é significativamente menor do que a placa-mãe Micro ATX mencionada anteriormente. Você pode encontrar esses tipos de placas-mãe nos smartphones e tablets mencionados acima, além de decodificadores como Android ou Apple TV e assim por diante. Curiosamente, você pode até encontrar a placa-mãe Mini-ITX em alguns PCs, já que os orifícios de montagem estão alinhados com três ou quatro dos orifícios encontrados nas placas de estilo ATX.

Qual dessas placas-mãe é ideal para o seu PC?

Com tantas opções diferentes para placas-mãe, pode ser difícil decidir qual delas é perfeita para a construção do seu PC. Se você está construindo um equipamento de jogo e planeja usá-lo também para criação de mídia e conteúdo, uma placa-mãe Standard-ATX de tamanho normal é a melhor opção. Isso ocorre porque você precisará de todos os slots PCI Express e DIMM extras que você pode obter para alcançar o desempenho pretendido.

Para aqueles que não estão focados no desempenho e na criação de conteúdo, a placa-mãe Micro-ATX pode ser a solução certa. Você obtém apenas slots PCI Express e DIMM suficientes para que os jogos ainda sejam possíveis, juntamente com a capacidade de criar alguma criação de conteúdo leve.

Por fim, você pode usar a placa-mãe Mini-ITX em sistemas menores, como um PC de home theater ou outras aplicações muito especializadas, principalmente onde o espaço pode ser limitado. Além disso e de outros usos semelhantes, a solução Mini-ITX simplesmente não é boa para nenhum tipo de jogo ou criação de conteúdo.

Encerramento

Uma coisa que essas placas-mãe têm em comum: elas são a peça de tecnologia mais importante em qualquer sistema baseado em computador, porque conectam todos os outros componentes. Este artigo realmente apenas arranhou a superfície sobre o que há para saber sobre eles. Você pode encontrar informações técnicas e muito mais detalhadas sobre eles no Cengage Learning, que oferece um recurso gratuito que aborda os aspectos básicos das placas-mãe - é uma ótima leitura!

Se você tiver alguma dúvida sobre placas-mãe, deixe um comentário abaixo ou inicie uma nova discussão em nosso fórum da comunidade.

Uma visão geral das placas-mãe atx, micro-atx e itx