Anonim

Na palestra da Apple na WWDC hoje em São Francisco, a empresa apresentou uma série de novos produtos e serviços, incluindo grandes atualizações no hardware do OS X, iOS e Mac. Aqui está uma visão geral dos principais anúncios.

Mavericks para OS X 10.9

Em uma jogada surpreendente, a Apple abandonou a convenção de nomes de gatos para sua próxima linha de sistemas operacionais de desktop, optando por se concentrar em locais icônicos da Califórnia. Para a versão 10.9, a empresa optou por destacar o Mavericks, um local popular para surf fora de San Francisco.

A nova versão possui muitos recursos novos, incluindo:

  • Novo aplicativo do iBooks
  • Novo aplicativo Apple Maps com integração de mapeamento em outras áreas do OS X
  • Aplicativo de calendário redesenhado com visualizações aprimoradas e sugestões contextualmente conscientes
  • Nova versão do Safari com desempenho mais rápido, novo gerenciador de favoritos e funcionalidade Top Sites
  • iCloud Keychain, um gerenciador de senhas e cartões de crédito que sincroniza dados entre todos os seus dispositivos Apple
  • Suporte para vários monitores, incluindo barras de menus independentes, docas trocáveis, interfaces exclusivas de controle de missão e a capacidade de usar um dispositivo de vídeo AirPlay, como o Apple TV, como um monitor externo com todas as funções
  • Funções aprimoradas da Central de Notificações, incluindo a capacidade de executar ações sobre notificações diretamente do pop-up de notificações, atualizações de sites rastreados e listas "Enquanto você estava ausente" que exibem notificações agregadas na tela de login do OS X
  • Um Finder redesenhado com marcação, navegação por abas e suporte para tela cheia
  • Novos recursos de gerenciamento de energia que reduzem automaticamente a energia de aplicativos não críticos que não são visíveis ao usuário, resultando em uma vida útil da bateria significativamente melhorada

iOS 7

A Apple lançou uma versão drasticamente redesenhada do iOS que, como o CEO Tim Cook descreveu, é a mudança mais significativa desde a introdução do iPhone original em 2007.

Tomando dicas do Android e Windows Phone, o vice-presidente de vendas da Apple, Jonathan Ive, adicionou uma sensação distinta da Apple ao novo visual. Longe vão os sinais de ckeuomorfismo; em seu lugar, há uma aparência discreta e unificada, que depende muito da transparência e das camadas de vidro fosco. Novos aplicativos se integram a informações contextuais - como localização do usuário, orientação do dispositivo e iluminação ambiente - para fornecer uma interface de usuário personalizada.

Novos recursos incluem:

  • Control Center, ativado com um deslize de cima para baixo na tela, que fornece acesso rápido a configurações comuns, como brilho da tela, modo avião e bluetooth
  • Nova multitarefa com visualizações ao vivo de cada aplicativo
  • Interface de câmera aprimorada
  • Um aplicativo de fotos completamente redesenhado que agrupa fotos automaticamente em "Momentos" e "Coleções" com base na data e no local
  • Suporte AirDrop para transferir arquivos e imagens com facilidade entre usuários iOS locais
  • Safari redesenhado com melhorias de desempenho, nova interface sutil com barra de endereços e pesquisa unificada e visualizações de guias 3D ao vivo
  • Siri atualizada com novas vozes masculinas e femininas, respostas mais avançadas e recursos adicionais de controle de voz
  • Interface da App Store atualizada com "Popular perto de mim" e navegação no aplicativo por categoria de idade
  • Bloqueio de ativação para o Find My iPhone, que permite aos usuários impedir que ladrões ativem um iPhone roubado, mesmo se o dispositivo for limpo
  • iOS no carro, que trará a interface do iOS para a exibição integrada no painel dos próximos modelos de carros de 2014 de fabricantes selecionados

Novo hardware

Como esperado, a Apple atualizou o MacBook Air para apresentar os novos processadores Intel Core de quarta geração, codinome Haswell. A empresa também adicionou suporte a 802.11ac para Wi-Fi mais rápido e mais robusto, atualizado para armazenamento em Flash mais rápido e melhorou substancialmente a duração da bateria.

Embora as alegações da Apple precisem ser confirmadas, a empresa afirma que o MacBook Air de 11 polegadas pode atingir até 9 horas de duração da bateria, enquanto o modelo de 13 polegadas pode atingir impressionantes 12 horas. Essas melhorias são o resultado da mudança para processadores Haswell muito eficientes, bem como das melhorias de eficiência de energia mencionadas no OS X.

A Apple também lançou um novo AirPort Extreme e Time Capsule para dar suporte à atualização 802.11ac para o MacBook Air. Os novos modelos são projetados como uma coluna vertical e apresentam três portas Gigabit Ethernet, 6 antenas, capacidade de expansão USB e todos os outros recursos 802.11ac que esperamos, como o beamforming.

Talvez a mais impressionante de todas seja que a empresa finalmente revelou a próxima geração do Mac Pro. Com um novo design cilíndrico radical, o Mac Pro inclui CPUs Intel Xeon, duas GPUs AMD FirePro e armazenamento flash em um pequeno gabinete. Em seguida, conta com seis portas Thunderbolt 2 para armazenamento e expansão de dispositivos.

A Apple também revelou que o Mac Pro será o mítico "Made in America" ​​Mac que a empresa provoca há vários meses. Está programado para ser lançado "ainda este ano".

Apesar de meses de antecipação, o serviço de streaming de música Pandora, da Apple, recebeu surpreendentemente pouca atenção durante o evento de hoje. A partir deste outono, o serviço gratuito se integra diretamente ao iOS 7 Music App e oferece aos usuários a opção de ouvir estações de música pré-selecionadas ou a capacidade de criar suas próprias com base em determinados artistas ou músicas.

O serviço mantém o controle de todas as músicas tocadas em todos os dispositivos de um usuário e permite que os usuários comprem facilmente as faixas de que gostam diretamente no aplicativo. O iTunes Radio estará disponível em todos os dispositivos iOS 7, em Macs e PCs via iTunes e na Apple TV. Ele será gratuito para todos os usuários e suportado por anúncios, mas os assinantes do iTunes Match receberão uma experiência sem anúncios como parte de sua taxa de associação de US $ 25 por ano.

iWork for iCloud

A Apple teve uma chance clara de serviços como o Google Docs e o Microsoft Office 365, apresentando a versão beta do iWork para iCloud. O serviço dará aos usuários acesso a versões ricas em recursos do Pages, Numbers e Keynote por meio de uma interface do navegador no OS X e Windows.

Acessível através do iCloud Web Portal, o serviço iWork se integra à biblioteca de documentos do usuário do iCloud e permite a criação, edição e compartilhamento de tipos de arquivos do iWork junto com os documentos do Office.

O serviço está disponível agora para desenvolvedores e será lançado para outros usuários ainda este ano. A Apple não especificou preços ou outros requisitos.

O que a Apple ignorou?

Enquanto a atualização de Haswell para o MacBook Air era esperada, ficamos surpresos com a falta de atualizações para os outros membros da família MacBook. Com os rumores de uma iminente atualização do iMac nos próximos dois meses, talvez a Apple realize outro evento para atualizar o iMac, Mac mini, MacBook Pro e MacBook Pro com Retina Display.

Quem perdeu pode assistir a palestra de duas horas inteira agora no site da Apple.

Uma visão geral do melhor wwdc da apple em anos