Quando a Apple lançou seu novo iMac de nível básico, no mês passado, muitos ficaram satisfeitos com o preço, mas preocupados com o hardware notavelmente menos poderoso do sistema. Para economizar custos e simplificar a produção, a Apple está efetivamente utilizando o mesmo chipset no iMac de US $ 1.099, como no MacBook Air de nível básico: uma CPU i5 dual-core 1.4GHz i5 com gráficos Intel HD 5000 (especificamente, o Intel Core i5– 4260U), e os usuários se perguntavam se essa plataforma móvel relativamente baixa era suficiente para alimentar um grande desktop de 21, 5 polegadas.
As pontuações iniciais do Geekbench revelaram boas e más notícias. O novo iMac de US $ 1.099 se manteve contra os mais poderosos modelos de iMac em desempenho de núcleo único (com uma pontuação de desempenho de núcleo único cerca de 19% menor que o iMac de 21, 5 polegadas de ponta), conforme visualizado no gráfico abaixo, com cada Modelo iMac representado por seu preço base (em USD).
Infelizmente, o novo iMac viu o desempenho cair entre 41 e 56% (comparado aos modelos de 2, 7 GHz e 3, 1 GHz, respectivamente) quando se tratava de resultados com vários núcleos:
Mas as pontuações do Geekbench são apenas uma parte da imagem, e "Rob-ART" Morgan, no site de benchmarking Bare Feats, decidiu também investigar o desempenho da GPU.Com base no benchmark FurMark GPU, os resultados revelam que, embora o novo iMac de US $ 1.099 possa ser suficiente para as tarefas básicas de produtividade de consumidores, empresas e educadores, você não estará fazendo muito em termos de gráficos na GPU Intel HD 5000 do sistema . Conforme exibido no gráfico abaixo, que é baseado na opção GPU iMac, o Intel HD 5000 encontrado no iMac de US $ 1.099 é 60% mais lento que o Iris Pro GPU no modelo de US $ 1.299 e 64% mais lento que o NVIDIA GT 750M encontrado no Modelo de US $ 1.499.
A diferença de desempenho entre esse novo iMac e o modelo anterior de nível básico não é necessariamente uma coisa ruim. Todos nós queremos o máximo desempenho com o mínimo de dinheiro possível, é claro, mas é provável que muito poucos consumidores comprem um MacBook Air básico e esperem que ele seja um campeão de desempenho. Com o mesmo chipset agora alimentando os dois sistemas, os consumidores precisarão ajustar suas expectativas quando se trata do novo iMac de nível básico, com o benefício sendo um corte de preço de US $ 200.
Então o que tudo isso significa? O desempenho decente de núcleo único de US $ 1.099 do iMac se traduz em uma experiência mais do que adequada quando se trata de tarefas básicas como processamento de texto, pequenos bancos de dados e planilhas, navegação na Web e e-mail, reprodução de mídia e bate-papo por vídeo. De fato, graças às melhorias de eficiência de núcleo único na arquitetura Haswell da Intel em comparação com o Ivy Bridge-E, o Mac Pro de US $ 7.000 + 12 núcleos alcança apenas 13% mais rápido que o iMac de US $ 1.099 em tarefas de núcleo único.
Mas aqueles interessados em tarefas mais avançadas, como edição e codificação de vídeo, edição de fotos, renderização em 3D, jogos ou produção de áudio, vão querer se afastar desse novo modelo do iMac. Apesar do seu preço atraente, tarefas como as que acabamos de listar serão tratadas de maneira muito melhor e mais rápida por um dos iMacs mais avançados. Para profissionais para quem tempo é dinheiro, o desempenho relativamente lento do novo iMac de US $ 1.099 simplesmente não vale a pena. Para os consumidores, os custos extras, amortizados ao longo da vida útil do sistema, fazem com que a atualização para um modelo mais poderoso seja quase óbvia.