As taxas variáveis de atualização fazem parte dos monitores de PC há algum tempo, mas os principais consoles de jogos não o utilizam. A tecnologia é incrivelmente benéfica para os jogos, pois pode ser usada para eliminar a ruptura da tela e ajustar a taxa de atualização de uma tela em tempo real. A versão da Nvidia da tecnologia é conhecida como G-Sync, enquanto a da AMD é marcada como FreeSync. Ambas as empresas têm como objetivo eliminar o rasgo da tela e, como resultado, proporcionar uma melhor experiência geral de jogo. Alguns com monitores de gama baixa podem optar por ajustar as configurações do VSync na placa de vídeo, mas isso não resolverá o problema completamente, pois pode causar atraso na entrada.
Ao sincronizar a taxa de atualização do monitor com a taxa de atualização da sua placa gráfica, você terminará com uma jogabilidade mais suave. É a solução 1: 1 perfeita para o quadro possível e, uma vez que a placa de vídeo move um novo quadro, a tecnologia de monitor adaptável a exibirá. A tecnologia da AMD é mais barata de implementar e é compatível com redimensionadores de tela prontos para uso, enquanto a NVidia é um pouco mais difícil de implementar. A NVidia exige que aqueles que desejam usar o G-Sync trabalhem com eles em todas as partes do processo, o que aumenta os custos de criação de monitores G-Sync e, por sua vez, resulta em custos maiores para os consumidores. A tecnologia da AMD tem sido usada em monitores de baixo custo e permite que mais pessoas os apreciem como resultado. Os monitores G-Sync podem custar 350 dólares facilmente, o que os torna mais um produto premium.
Em 10 de março, Larry Hyrb, da Microsoft (também conhecido como Major Nelson), anunciou em transmissão ao vivo que a plataforma Xbox ganhará a tecnologia FreeSync. As plataformas Xbox One S e Xbox One X obterão suporte para FreeSync 2 juntamente com suporte HDR. No entanto, os proprietários do Xbox One original receberão suporte do FreeSync em sua versão de primeira geração mais limitada. Ainda vai funcionar, mas não vai funcionar tão bem. O uso do FreeSync teoricamente deve ajudar a afastar os jogos de taxas de quadros bloqueadas e definitivamente melhorar a suavidade gráfica. O problema de avançar nessa tecnologia para muitos jogadores é que poucas TVs podem suportá-la agora - mas aquelas com monitores de jogos usando o FreeSync devem ter uma navegação tranqüila.
A Microsoft certamente está muito à frente da Sony nesse sentido, pois não tem planos de oferecer suporte ao VRR. É incrível ver como cada empresa está atrás da curva em alguns aspectos. A Microsoft não tem suporte a realidade mista / VR em seus consoles Xbox - apesar do Xbox One X ser mais poderoso do que qualquer versão do PlayStation 4. Enquanto isso, a Sony possui VR, mas carece de suporte VRR para telas, apesar do PS4 ainda ter a maior parte de sua biblioteca. também em outros dispositivos e desenvolvedores que otimizam jogos para uma variedade maior de tipos de exibição. Embora seja uma pena que os jogadores de TV não vejam um grande benefício agora, no futuro, eles deveriam e isso poderia definitivamente levar a um mercado maior para monitores de jogos.
Atualmente, eles geralmente são vistos como algo que só pode beneficiar jogadores de PC. Enquanto os jogos para PC estão ganhando muita popularidade, os jogos para PC ainda são prejudicados no espaço de varejo - onde os consoles geralmente dominam em comparação aos PCs. Lá, os jogos para PC geralmente se limitam a poucas plataformas pré-construídas, placas gráficas variadas e opções limitadas de RAM. Com lojas gigantes de monólitos, como o Wal-Mart, as coisas ficam mais sombrias com os jogos para PC como um todo sendo eliminados e geralmente limitados aos lançamentos no nível AAA, que oferecem um código para download e pouco mais. Às vezes, há benefícios em se tornar físico nos jogos para PC - ao fazer isso com uma associação Best Buy Gamers Club Unlocked, você ganha um jogo com 20% de desconto. Isso significa que você pode desfrutar de um jogo no primeiro dia e ainda obter um grande desconto - algo que acontece em muitos jogos menores de PC no setor independente, mas geralmente apenas na semana de lançamento.
É uma coisa pequena, mas permite que as lojas de varejo tenham um motivo para estocar jogos para PC fisicamente, mesmo que não estejam em grande quantidade. Para um grande varejo com plataformas de jogos para vender, ser capaz de oferecer jogos com descontos pode ser um bom caminho para adquirir um novo PC para jogos e abrir a porta para uma variedade maior de opções de jogos. Embora os consoles sejam uma ótima maneira de jogar, os jogos no PC oferecem muito mais variedade em termos de gêneros - com coisas como jogos de simulação não sendo tão comuns em consoles fora do The Sims e Farming Simulator e o lado real da "simulação". esses jogos certamente estão em debate. As lojas de varejo adoram adicionar acessórios às compras, e um monitor de jogos é uma coisa fácil de adicionar quando alguém está apenas começando a jogar no PC.
Os monitores FreeSync são bastante baratos, com ofertas de até US $ 160 novos, muito menos reformados e se você estiver comprando uma plataforma de jogos pré-construída, adicionar US $ 120-160 a isso não é um problema importante. Agora, se você já possui consoles e deseja também jogar em um PC, adicionar um monitor com um dólar mais alto pode fazer muito sentido antes. Se você está apenas comprando algo para um único dispositivo, pode ser mais difícil justificar gastar mais antes que você aproveite menos isso naturalmente. Pode ser tentador usar uma unidade de baixo custo para manter os custos baixos, mas sacrifica a qualidade ao fazê-lo. Se você optar por uma unidade topo de linha, obterá melhores taxas de atualização e geralmente melhores ângulos de visão - mas, possivelmente, poderá exibir uma tela curva ou pular para um modelo 4K para obter uma solução mais preparada para o futuro.
O grande impulso de 4K da Microsoft começou com a reprodução de Blu-Ray 4K no Xbox One S, mas o impulso de jogos em 4K começou com o lançamento do Xbox One X e também se vincula à sua biblioteca de jogos Play Anywhere. Ao oferecer compras digitais para serem transferidas para os consoles Xbox e PCs, eles abrem a possibilidade de alguém entrar nos jogos de PC com jogos no nível AAA para se exibir nos dois dispositivos. No PC, os jogadores podem se beneficiar mais com maiores opções de controle, além de se beneficiarem de ter mais lojas para comprar. A compra de um monitor 4K maior permite que os jogos sejam um pouco mais fáceis de ver, além de proporcionar uma experiência geral mais rica - e se você está espalhando essa experiência por dois dispositivos, gastar US $ 400 em um monitor 4K não é muito importante. .
É duvidoso que a Microsoft esteja trazendo o FreeSync para a briga apenas para beneficiar os fabricantes de monitores de PC - mas é uma medida que deve expandir bastante o público para eles. Em vez de pessoas que compram uma TV 4K ao lado de um novo console Xbox One S ou X, elas podem facilmente obter um monitor de jogos e, dependendo do uso da mídia, tirar mais proveito dela. Se alguém é mais jovem ou simplesmente não quer muita TV comum, não perderia muito com o uso de um monitor se comprasse algo por um quarto individual. A Asus e a LG fazem alguns monitores de jogos fantásticos e têm uma variedade sólida de tamanhos para atender a diferentes gostos.
Alguns podem não querer um monitor maior, enquanto outros que buscam uma solução tudo-em-um para jogos e TV podem tirar mais proveito disso. De qualquer maneira, muitas pessoas se beneficiam com o FreeSync sendo trazido para os consoles. Os consumidores terão uma experiência de jogo mais rica, enquanto os fabricantes de monitores deverão ter um aumento saudável nas vendas assim que a atualização for lançada para todos no final deste ano e não se limitar apenas aos membros do Xbox Insider. Com tantos focando apenas na compra de TVs 4K para obter uma experiência 4K rica, ter a porta aberta para monitores cada vez mais populares é bastante emocionante e deve ajudar os jogos para PC ainda mais com o passar do tempo.