E assim a rivalidade entre Nvidia e AMD continua. Para quem não sabe, a Nvidia foi responsável pelas CPUs na maioria dos tablets Android modernos. Se um roteiro recentemente vazado deve ser acreditado, a AMD está concorrendo com a rival Microsoft para os próximos Tablets Windows 8. Note que este é um boato, pessoal - ainda não fique muito animado.
O site de tecnologia turco donanimhaber publicou recentemente slides detalhando o que eles alegavam serem os objetivos bastante elevados da AMD no mercado de chipsets para tablets. De acordo com os slides do site, a empresa planeja lançar sua segunda geração de chips em 2012.
Com o codinome Hondo, esses são alguns SoCs poderosos da AMD aqui. O processador dual-core de 1 GHz será acoplado a um chip gráfico Radeon HD 6250, capaz de lidar com gráficos avançados do Direct X 11. Gosto do que estou ouvindo até agora e estamos apenas na metade do caminho.
O nome do jogo é aparentemente eficiência. Parece que a AMD planeja acabar com os recursos mais adequados para laptops ou desktops; como saída VGA, suporte PCI e vários USBs. Em vez disso, o foco será na redução do consumo de energia, com um recurso de "espera ativa", que permitirá que os dispositivos Hondo mantenham uma conexão Wi-Fi ativa com um consumo de energia imensamente reduzido. Não tenho certeza se gosto do fato de que eles estão acabando com muitos recursos do laptop, mas não vejo o HDMI nessa lista; portanto, quem quiser usar seus tablets como dispositivos multimídia pode ficar bem. Por fim, é bastante claro o que a AMD está fazendo aqui - eles estão dando todos os passos possíveis para adaptar seu SoC à arquitetura do tablet.
Portanto, temos aqui um SoC bastante sofisticado, que parece centrar-se na redução da quantidade de energia consumida pela operação do tablet. Mas quanta energia as medidas da AMD economizarão? Evidentemente, a "potência do aplicativo" foi reduzida pela metade do chipset AMD Desna, caindo para um insignificante 2W - e isso só acontecerá quando estiver sendo reproduzido vídeo em 720p. Além disso, o chipset foi projetado para produzir muito, muito pouco calor - o tipo de design perfeitamente adequado para ser executado em dispositivos que não contêm sistemas de refrigeração; como comprimidos.
Muitos de vocês provavelmente estão se perguntando onde a Microsoft entra.
Bem, de acordo com o FoneHome, assim como o roteiro do tablet vazado em donanimhaber, a data de lançamento do Hondo curiosamente coincide com a data de lançamento proposta para o Windows 8 Tablet OS da Microsoft. Isso sugere muito, muito fortemente que os tablets Windows 8 estarão executando esta nova e inovadora tecnologia. Devo dizer que estou inclinado a concordar com eles neste caso - não acho que o fato de as datas de lançamento dos dois serem acidentais. Não há como eles possam ser.
Novamente, isso pressupõe que as informações de donanimhaber sejam verificadas. Dizem que o site é muito bom para obter rumores sobre a AMD, mas você nunca sabe - essa pode ser a única vez em que eles erram o alvo.
Acho que teremos que esperar até 2012 chegar para ter certeza, não é?
Via FoneHome